A Europa é um dos menores continentes do planeta, mas apresenta uma diversidade incrível, com cenários repletas de grande beleza e paisagens de cortar a respiração, por entre ilhas, parques nacionais, praias, montanhas, vilarejos e muitos outros destinos. Assim, deixamos-lhe os 15 destinos mais bonitos da Europa, segundo a revista norte-americana Condé Nast Traveller, para que possa sonhar e, quem sabe, começar a planear a sua visita. E Portugal está incluído!
1. Arquipélago de Maddalena (Itália)
Este arquipélago bem isolado e de águas límpidas é o destino perfeito para quem procura sossego e paisagens incríveis. O arquipélago é formado por diversas ilhotas, que fazem parte de um grande parque nacional desde 1999.
Algumas áreas são tão remotas, que podemos encontrar praias quase virgens, de areia branca e mar azul turquesa.
2. Burano (Itália)
Veneza é uma das cidades mais populares da Europa, sendo conhecida pelo seu encanto e por ser um turbilhão de beleza, história, arquitetura e cultura.
Mas, se a multidão de turistas for demasiado, apanhe um barco até a bucólica Burano, conhecida pelas suas obras em vidro e por ser um local tranquilo, rodeado por bons restaurantes e casinhas coloridas.
3. Calanques (França)
Fora de Cassis, vai encontrar um dos trechos mais bonitos da costa mediterrânea francesa: um grupo de enseadas indomadas, protegidas pelo Parque Nacional Calanques.
Para poder chegar a estas lindas baías, repletas de água azul turquesa, deverá vencer caminhos estreitos e íngremes. Um dos melhores pontos a ser descoberto é Calanque d’En-Vau.
4. Camargue (França)
No sudoeste da França, mesmo ao lado da muito famosa Côte d’Azur, encontra Camargue, com os seus lagos cor-de-rosa, vilas medievais e salinas.
A zona é também famosa pelos seus cavalos brancos e pelos bandos de flamingos que por aqui pode encontrar. Portanto, leve o seu tempo a explorar as maravilhas da região, porque não se vai arrepender.
5. Capadócia (Turquia)
Esta região da Turquia encontra-se emoldurada por milhões de anos de cinzas vulcânicas, com o seu grande destaque a serem as famosas chaminés de fada, que dão um ar místico a toda a zona.
Também é possível visitar as vilas subterrâneas, construídas pelos primeiros habitantes da região, ou até mesmo hospedar-se em hotéis caverna.
6. Costa Amalfitana (Itália)
Este lugar é repleto de encantos, belezas e excelente gastronomia. Aqui encontrará pequenas baías, curvas de areia branca, um mar turquesa, e vilarejos de cor pastel que se encontram nas encostas das montanhas.
As suas paisagens deslumbrantes renderam-lhe o título de Património da Humanidade da UNESCO. Toda a região é tida como a joia costeira da Itália.
7. Cotswolds (Inglaterra)
Encontra-se a apenas 2 horas de Londres e é uma das mais belas regiões de toda a Inglaterra. Trata-se de um conjunto de 113 cidades e vilas, que se encontram cercadas por pastagens verdes e que nos convidam ao descanso.
As moradias feitas de calcário, com as floreiras penduradas nas janelas, dão também todo um charme especial a esta região.
8. Ilha de Skye (Escócia)
Esta que é a maior ilha das Hébridas Interiores reúne as melhores caraterísticas da Escócia, com quilómetros de costa levemente ondulados, pântanos, lagos e muitas zonas verdes maravilhosas.
Todo o local é perfeito para caminhar com calma e relaxar, longe de toda a confusão dos grandes centros urbanos e das correrias do dia-a-dia.
9. Ilhas Lofoten (Noruega)
Encontra-se a apenas 200 km do Círculo Polar Ártico e devem ser um dos arquipélagos mais remotos de toda a Europa. Aqui vai encontrar uma área selvagem majestosa, muito conhecida pelas suas praias desertas, vilarejos coloridos, fiordes que mergulham no mar gelado, e pela possibilidade de poder ver a aurora boreal.
10. Lago Bled (Eslovénia)
Este local parece ter saído de um conto de fadas, com as suas águas de cor verde esmeralda, rodeadas por árvores e guardado por um castelo medieval com mais de mil anos, com o horizonte a ser delineado pelos picos nevados dos Alpes Julianos. No meio do lago, encontrará também uma ilhota, que abriga a igreja de Nossa Senhora da Assunção.
11. Lisse (Holanda)
Todos os anos, de meados de março a meados de maio, a paisagem ao redor de Amesterdão explode num grande festival de cores, graças ao florescer das tulipas. Um dos melhores locais para observar este fenómeno é em Keukenhof, em Lisse, um dos maiores jardins de flores de todo o mundo, que se encontra a apenas 30 minutos de Amesterdão.
12. Moher (Irlanda)
As falésias de Moher são dos marcos naturais mais impressionantes da Irlanda. Formaram-se há cerca de 300 milhões de anos e estendem-se ao longo de 8 quilómetros do Oceano Atlântico, atingindo a altura máxima de 214 metros a norte da Torre de O’Brien, um dos melhores locais para avistar esta impressionante formação geológica.
13. Plitvice (Croácia)
Plitvice é Património Natural da UNESCO desde 1979. Ao todo, irá encontrar aqui 16 lagos, conectados por uma série de cascatas com águas em tons de azul e verde, que podem ser observadas de perto a partir dos passadiços que serpenteia o parque. O local é considerado um dos parques naturais mais bonitos de toda a Europa.
14. São Petersburgo (Rússia)
É uma das cidades mais belas e pujantes da Europa, tendo sido projetada como uma janela para este continente. Assim, aqui poderá encontrar os extensos boulevards ao estilo de Paris, uma rede de canais como em Veneza, a arquitetura imperial de Roma, e um horizonte salpicado de cúpulas douradas e riquezas do tempo dos czares.
15. Vale do Douro (Portugal)
A grande marca da paisagem da região são os vinhedos, que emolduram as margens do rio Douro. Toda a zona recebeu o status de Património Mundial da UNESCO em 2001, podendo ser visitada de carro, de comboio ou até mesmo de barco, se pretende uma forma diferente de apreciar todas as maravilhas naturais da região.