Portugal é um país belíssimo, repleto de cantos e recantos de encantar. Muitas vezes planeamos viagens aos estrangeiro em busca de locais paradisíacos sem nos apercebermos que o paraíso está aqui tão perto, dentro no nosso país. Afinal de contas, quem disse que era preciso ir muito longe para descobrir pequenos paraísos que nos deslumbram com a sua beleza?
Sendo um dos países com maior diversidade de paisagens em todo o mundo, Portugal possui de tudo um pouco para mostrar a quem visita o nosso país: cascatas, lagoas, montanhas, aldeias de xisto, aldeias medievais e palácios são apenas alguns dos exemplos mais notáveis. Qualquer um destes locais pode fazer parte da lista de sítios mais bonitos do país.
Por isso mesmo, da próxima vez que planear as suas férias, pense primeiro naquilo que tem mesmo ao seu lado. Viaje conosco, descubra e deslumbre-se 15 dos locais mais bonitos de Portugal.
1. Algar de Benagil
Esta incrível formação geológica fica em Benagil, no concelho de Lagoa, e é acessível apenas por mar. Esta impressionante gruta tem a particularidade de ter um buraco no topo e de ocultar uma praia interior.
Por isso, é também conhecida como “catedral”. Encontra-se protegido por uma falésia alta, e é procurada devido às suas águas límpidas e pela riqueza de biodiversidade marinha.
2. Ponte da Misarela
Sobre o cristalino rio Rabagão, em pleno Gerês, encontra a ponte da Misarela, que liga Ruivães (concelho de Vieira do Minho) a Ferral (concelho de Montalegre). A lenda diz que foi o próprio diabo a construir esta ponte, como forma de ajudar um ladrão a escapar das autoridades. O local está também associado a várias crenças populares, especialmente no que toca à resolução e problemas de infertilidade.
3. Ilhéu de Vila Franca
Está a cerca de 500 metros da costa de Vila Franca, na costa sul da Ilha de São Miguel. A paisagem natural e o ambiente tranquilo fazem do ilhéu o local perfeito para relaxar e aproveitar as suas férias.
O ilhéu em si tem a forma de uma fatia de pizza e tem um círculo perfeito no centro. Este círculo é um lago, que se formou a partir de um antigo vulcão submarino, e tem um pequeno canal que o liga às águas do oceano.
4. Cascata do Arado
Um pouco antes de chegar ao Rio Cávado, o Rio Arado entra em rebuliço: desenha uma sucessão de lagoas, intercaladas por pequenas quedas de água, até à maior e mais bonita de todas: a Cascata do Arado. Por ser de fácil acesso, é uma das mais concorridas cascatas do Gerês. Mas o que importa isso se o cenário é deslumbrante?
E para contemplar ainda melhor esta obra de arte da natureza, existe um pequeno trilho que conduz a um miradouro frontal à cascata. As águas são verdes e cristalinas e convidam a um banho refrescante.
5. Covão d’Ametade
Sendo um dos locais mais simbólicos da região, o Covão d’Ametade retrata uma depressão de origem glaciar e devido a toda a sua vegetação envolvente, esta é uma das zonas mais atrativas da Serra.
Os amantes de natureza são os primeiros a apaixonarem-se, pois este é o sítio ideal para encontrar alguns momentos de paz, calma e tranquilidade no meio da natureza.
6. Praia do Carvalho
Este é um dos segredos mais bem guardados do Algarve, a dois passos do Carvoeiro. Para aceder à praia do Carvalho, tem de percorrer um caminho de terra batida, junto à ravina. Depois de estacionar, desce por uma escada e atravessa dois túneis escavados na rocha, chegando assim a este areal delicioso, escondido entre as falésias e com panorama para o mar azul a perder de vista.
7. Rio Poio
A aldeia de Alvadia é atravessada pelas águas do rio Poio, que foram usadas muitos anos para o funcionamento de moinhos e azenhas, alguns ainda visíveis em locais pouco acessíveis deste curso de água. É neste local que se situa a cascata Cai d’Alto, na freguesia de Cerva, em Ribeira de Pena, Vila Real.
Esta cascata tem cerca de 60 metros de altura e nasce junto da povoação de Lamas. O curso de água conflui numa lagoa, sendo que o local é muito usado na prática de desportos como a canoagem e canyoning. Não há outro local assim no coração de Trás-os-Montes.
8. Cascata de Alte
Também conhecida como a Queda do Vigário, esta queda de água da ribeira de Alte nasce na Quinta do Freixo e junta-se com a Ribeira de Algibre, perto de Paderne, formando assim a ribeira de Quarteira. A cascata despenha-se a pique de 24 metros de altura, terminando num grande lago que se assemelha a um alguidar.
Há quem diga que esta é uma queda de água artificial, que foi construída no século XVII por Duarte de Melo Ribadeneyra, por forma a conduzir as águas do ribeiro para o Tanque Grande e assim regar o pomar do Morgado. Recentemente, o espaço sofreu algumas remodelações, tornando-o mais propício ao lazer. Para chegar à cascata, após o estacionamento junto ao cemitério, terá de descer cerca de 300 metros.
9. Praia do Camilo
Esta é, sem dúvida, uma das praias mais bonitas de Lagos e de todo o Algarve. A praia do Camilo, de pequenas dimensões, está aconchegada entre falésias que proporcionam um ambiente único. Para chegar ao areal é preciso descer por uma escadaria com 200 degraus (o pior é o regresso, quando terá que os subir). Do alto da falésia é possível vislumbrar grande parte da costa entre Lagos e Albufeira.+
10. Cascata da Cabreia
A cascata está situada na freguesia de Silva Escura, local com abundantes recursos hídricos. O terreno irregular, a torrente de água e a vegetação rica tornam os espaços da região bucólicos e espaços de comunhão com a natureza.
O expoente máximo desta conjugação é a Cascata da Cabreia, local onde as águas do rio Mau ganham mais velocidade e força, antes de se despenharem na encosta rochosa. Para além das maravilhas naturais que aqui pode apreciar, existem também mesas e bancos de apoio para quem quer apreciar devidamente o espaço.
11. Foz d’Égua
Foz d’Égua pertence à freguesia de Piódão, na Serra do Açor. Aqui se encontra uma confluência das ribeiras de Chãs com a de Piódão, bem como uma praia fluvial, num cenário de incrível beleza.
O local não era muito conhecido, mas um morador local decidiu pôr a aldeia no mapa com uma construção singular e difícil de descrever, que tanto parece uma ponte suspensa ao estilo do “Indiana Jones” como um altar ou presépio gigante. O que é certo é que esta obra cobre a encosta em frente à aldeia e vale a visita.
12. Lagoa das Sete Cidades
Está situada na ilha de São Miguel e é um dos locais mais famosos dos Açores, uma vez que é o maior lago de água doce encontrado nas ilhas. Está situada na cratera vulcânica que forma a ilha e é constituída por duas lagoas: a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, num cenário de grande beleza que foi classificado como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000.
A profundidade máxima da lagoa é 33 m e o comprimento máximo é de 4,2 km. As águas encontram-se rodeadas de verdejantes campos de cultivo e emolduradas por encostas escarpadas de grande beleza. Tem também algumas lendas associadas, sendo a mais famosa a da Princesa dos olhos azuis.
13. Poço da Ribeira do Ferreiro
Também conhecido como Poço da Alagoinha ou Lagoa das Patas, encontra-se na freguesia da Fajã Grande e é considerado um local de passagem obrigatória nesta ilha. O destaque vai para a falésia, de onde saem as águas das diversas cascatas ali presentes, para além da intensa vegetação.
O Poço da Alagoinha integra a zona da Reserva Florestal do Morro Alto, destinada à proteção ambiental e à preservação permanente. O que mais chama a atenção é a formação do Poço da Ribeira do Ferreiro, a partir do encontro de todas as cascatas, num local que não pode ficar fora do seu roteiro de viagem.
14. Cascata da Levada Nova
Em Lombada, Ponta do Sol, encontra esta cascata que dá origem ao ribeiro com o mesmo nome, e que se inclui num percurso pedonal que se estende pela área da Levada Nova. Através do percurso, pode observar a flora endémica da ilha da Madeira. O objetivo principal da levada era o fornecimento de água de irrigação entre a Ribeira da Caixa e a Ribeira Brava, em lugares como Zimbreiros, Candelária e do Lombo Cesteiro.
Está cercada pela verde paisagem, por entre uma vegetação que cobre rochas e que brota da terra, e por onde passam várias correntes de água que fluem para esta lagoa incrível.
15. Cascata da Ribeira Quente
A meio do túnel que dá acesso à vila da Ribeira Quente, irá encontrar esta beleza natural ao seu lado. Aconselhamos a que não estacione no local, já que, um pouco mais à frente, poderá deixar a sua viatura em segurança e caminhar até à queda de água.
Esta cascata tem origem termal, o que confere às suas águas características específicas a nível da sua composição química. Tem origem em nascentes no interior da ilha.