São locais ricos em história religiosa e a partir deles se podem observar vistas espetaculares. Falamos-lhe dos santuários portugueses, templos de culto que ainda hoje são alvo de devoção, mas que também são palco de visitas muito enriquecedoras. Existem muitos santuários em Portugal, principalmente no norte do país, região tradicionalmente mais católica.
A grande maioria foi construída no alto de montanhas. A razão era simples: estar o mais próximo possível do céu, local onde se acreditava estar a parte divina do mundo. Essa tradição é também visível na construção das capelas e igrejas de cada povoação, que normalmente se localizam na parte mais alta do local em causa.
Se está a planear descobrir mais sobre os fascinantes santuários portugueses, deixamos-lhe aqui uma lista de 15 locais a incluir no seu roteiro. Seja por razões de fé ou apenas para fazer turismo, estes santuários merecem ser incluídos no seu roteiro de destinos a serem visitados.
1. Santuário de Santa Luzia
Esta é uma das principais atrações de Viana do Castelo, situada a 228 metros de altitude, no monte de Santa Luzia. A construção do templo, dedicado a Santa Luzia e ao Sagrado Coração de Jesus, iniciou-se em 1904 e estendeu-se até 1959, sendo o projeto autoria do arquiteto Miguel Ventura Terra.
O santuário tem inspiração românico-bizantina, e as suas rosáceas são as maiores da Península Ibérica e as segundas maiores da Europa. Para chegar aqui, pode usar o seu carro, o funicular ou subir o escadório. No topo, terá uma vista incrível sobre o Vale do Lima e parte da orla marítima, bem como da verdejante serra.
2. Santuário de Nossa Senhora da Peneda
Encontra-se num local recôndito, perto de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês. Foi construído entre finais do séc. XVIII e o terceiro quartel do séc. XIX, tendo a igreja sido terminada em 1875. Em frente desta, encontra o escadório das virtudes, com estátuas a representarem a esperança, fé, caridade e glória.
Este templo, perfeitamente enquadrado na montanha, tem 20 capelas ao longo do vale, que representam diversas cenas bíblicas. O Penedo das Meadinhas, um rochedo enorme, domina o local, com os seus 300 metros de altura, completando a paisagem de uma forma singular.
3. Santuário de Nossa Senhora do Sameiro
Foi construído no topo do monte com o mesmo nome, a 566 metros de altitude. Daqui, terá uma vista privilegiada sobre Braga. A fundação do santuário deve-se a Martinho Silva, presbítero da arquidiocese de Braga, que aqui instaurou o culto mariano, na década de 60 do séc. XIX.
O complexo religioso, construído ao longo de várias décadas, integra (entre outros) um recinto para missa campal, a Casa das Estampas, a Casa do Reitor, a Capela do Santíssimo Sacramento, a Igreja Principal, a Cripta, e uma ampla escadaria, no topo da qual se encontram monumentos dedicados ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora da Conceição.
4. Santuário do Bom Jesus do Monte
É também em Braga que fica o Santuário do Bom Jesus do Monte, projeto de Carlos Amarante perfeitamente integrado na paisagem que o rodeia. Para chegar aqui, pode ir a pé, de carro, ou no funicular, obra da engenharia do séc. XIX e o primeiro a ser instalado em Portugal, em 1882, trabalhando ainda com o sistema de água, que lhe permite subir 300 metros em 3 minutos.
Já a escadaria que leva ao topo tem 17 patamares, decorados com fontes, estátuas e decoração barroca dedicada à Via Sacra. O Santuário é Património Mundial da Humanidade desde 2019.
5. Santuário de Nossa Senhora da Abadia
Onde se pensa ter existido o mais antigo santuário mariano em Portugal (que teria sido construído entre os séculos VII e VII, mas do qual não existem já vestígios), encontra-se hoje este Santuário, erguido no séc. XVII. Está situado em Santa Maria do Bouro, em Amares, num cenário de grande beleza.
Por entre árvores e o som do ribeiro, encontra a Via Sacra, com oito capelas dispostas ao longo do íngreme caminho. A igreja, de estilo barroco, tem três naves separadas por arcos de volta inteira.
6. Santuário da Penha
No monte da Penha, em Guimarães, encontra-se este Santuário, cuja construção se iniciou em agosto de 1930 e que foi inaugurado em setembro de 1947. Foi quase todo construído em granito da região, o que lhe permite integrar-se perfeitamente na paisagem.
As suas linhas são maioritariamente retas, integradas no estilo Art Déco da década de 30. A montanha onde se encontra o templo tem aproximadamente 617 metros de altura e está a 7 km do centro histórico da cidade, sendo o local ideal para apreciar a envolvente.
7. Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
No topo do monte de Santo Estêvão, em Lamego, este Santuário é o local perfeito de onde observar o panorama da cidade à qual está unido pelo seu escadório. O atual Santuário apenas ficou pronto em 1905, mas já havia devoção popular no local, uma vez que aqui se ergueu uma capela a Santo Estêvão em 1361.
A fachada tem traços barrocos e rococó, e o templo em si foi integralmente construído em granito. O que se destaca, no entanto, é a monumental escadaria de acesso ao local, com 686 degraus, desenvolvidos em 9 lanços e ornamentados com capelas, obeliscos e fontes.
8. Santuário do Cristo Rei
Este monumento dedicado ao Sagrado Coração de Jesus situa-se no Pragal, concelho de Almada, e tem uma altitude de 133 metros acima do Tejo. O Santuário é constituído por um pórtico de 75 metros de altura, que é encimado pela colossal estátua do Santíssimo Redentor, com 28 metros de altura.
A primeira pedra foi lançada em dezembro de 1949, mas o espaço apenas foi inaugurado em maio de 1959. Daqui terá uma das melhores vistas para a cidade de Lisboa, com uma vista ampla para a capital e para a Ponte 25 de Abril.
9. Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel
Apesar de não estar numa montanha alta, como os restantes Santuários da lista, não deixa de ter uma vista igualmente espetacular. Este é um dos locais que mais impressiona em Sesimbra, tanto pela localização como pelo conjunto arquitetónico que constitui o espaço. A atual igreja, de costas para o mar, foi edificada por ordem real entre 1701 e 1707, com projeto de João Antunes.
A alguns metros, sobre as escarpas, existe ainda a Ermida da Memória, com data do séc. XV e onde se acredita que apareceu a Virgem. O interior está revestido por azulejos do século XVIII que contam a lenda da Senhora do Cabo.
10. Santuário Nossa Senhora de Aires
É na pacata Viana do Alentejo que se encontra esta autêntica obra-prima barroca, que por dentro e por fora é um espetáculo de cores que nos cativa desde o primeiro instante. Destacamos o mármore e a talha dourada, os detalhes robustos, mas apelativos, e os objetos centenários que pode encontrar no local. Trata-se de um dos mais peculiares santuários de Portugal graças à arquitetura marcadamente alentejana do seu edifício principal. O Santuário de Nossa Senhora de Aires é também um dos mais importantes do sul do país.
11. Santuário da Nossa Senhora da Nazaré
Foi um dos mais importantes santuários marianos em Portugal até ao século XX, altura em que foi perdendo importância por causa do aparecimento do Santuário de Fátima. A primeira igreja foi construída em 1377, sob ordens do Rei D. Fernando, com o objetivo de albergar a sagrada imagem e dar acolhimento ao grande número de peregrinos que aqui se deslocava. O Santuário da Nossa Senhora da Nazaré ganharia a sua forma final no final do século XVII.
12. Santuário de Fátima
Em poucos anos, evoluiu de apenas uma capela a uma enorme basílica para conseguir dar resposta aos milhares de peregrinos que aqui se deslocam todos os anos. O Santuário de Fátima assume-se hoje como o mais importante santuário mariano de Portugal e aquele que é mais reconhecido internacionalmente. O seu recinto é composto por diversas áreas, mas o grande destaque vai para a capelinha das aparições.
13. Santuário de São Torcato
A vila de São Torcato pertence ao concelho de Guimarães e o santuário, que se localiza no centro da localidade, é o seu maior motivo de orgulho. No interior do templo está o corpo incorrupto de São Torcato, um dos maiores evangelizadores da Península Ibérica. Foi edificado no final do século XIX, com recurso a granito da região do Minho. Existe um grande parque em redor ao Santuário de São Torcato onde é possível passar uma tarde agradável e merendar em família.
14. Santuário do Senhor Santo Cristo
É no coração da cidade de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, que se localiza o Santuário do Senhor Santo Cristo. O convento e a igreja foram construídos no século XVI, embora tivesse sofrido alterações nos séculos seguintes. Diz a lenda que a imagem religiosa presente no interior do santuário foi oferecida pelo Papa Paulo III, em 1530, às freiras que se deslocaram a Roma para pedir a bula de instituição do Convento de Vale de Cabaços. As festividades do Senhor Santo Cristo são uns dos pontos altos da cultura de Ponta Delgada e atraem milhares de visitantes.
15. Santuário do São Bento da Porta Aberta
Localizado em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, este santuário teve origem graças à influência dos monges de Santa Maria de Bouro, que praticavam o culto a São Bento. Terão sido eles a construir a primeira pequena capela, no ano de 1640, cujas portas estavam sempre abertas para quem passasse (daí o nome de São Bento da Porta Aberta). O santuário atual é bem mais recente, tendo sido concluído em 1895. Merecem destaque os seus azulejos, pintados por Querubim Lapa, que retratam a vida de São Bento.
Santuários Idílicos das Maravilhas de Portugal !