Lyon é uma belíssima cidade francesa, reconhecida como Património da Humanidade, com um centro histórico renascentista, ruínas romanas e o bairro Presqu’île do século XIX.
Fundada há 2000 anos na confluência dos rios Ródano e Saône, Lyon enriqueceu-se com o comércio da seda, o que influenciou a sua arquitetura.
1. Vieux Lyon
Vieux Lyon é um dos maiores bairros renascentistas da Europa. Nos séculos XV, XVI e XVII, a indústria da seda prosperou, e famílias mercantes construíram casas luxuosas em estilos gótico e renascentista. São 300 casas ainda preservadas nos bairros de Saint-Jean, Saint-Georges e Saint-Paules.
2. Traboules de Lyon
Os traboules são passagens renascentistas semi-ocultas que ligam pátios ao Saône. Cerca de 40 estão abertos ao público. Para os explorar, comece em torno de Quai Fulchiron Rolland e Rue des Trois Maries.
3. Musée des Beaux-Arts de Lyon
Instalado numa antiga abadia, o Musée des Beaux-Arts é o maior museu de belas-artes de França, depois do Louvre. Exibe obras de Degas, Van Gogh, Renoir, Cézanne, El Greco, Canaletto, Picasso, Max Ernst e Francis Bacon.
4. Parc de la Tête d’Or
Um dos maiores parques urbanos franceses, o Parc de la Tête d’Or tem um jardim zoológico e o principal jardim botânico de França, com mais de 20 mil variedades de plantas e belas estufas do século XIX. O parque é perfeito para famílias com crianças.
5. Hôtel de Ville
A Câmara Municipal de Lyon, localizada na Place de la Comédie, é um dos edifícios mais impressionantes da cidade. Construída em 1646, sofreu várias modificações ao longo dos anos, incluindo uma reconstrução após um incêndio em 1674.
6. Basílica de Notre-Dame de Fourvière
Localizada na parte mais antiga da cidade, a Basílica de Notre-Dame de Fourvière tem interiores extravagantes e um Museu de Arte Sacra. Suba à torre norte para uma das melhores vistas de Lyon. A basílica é o centro da Fête des Lumières, em dezembro.
7. Théâtre antique de Fourvière
Construído há 2000 anos, o Théâtre antique de Fourvière ainda é utilizado para apresentações durante o festival de teatro Nuits de Fourvière, em junho e julho. Nos seus tempos áureos, acomodava dez mil espectadores.
8. Musée Gallo-Romain de Lyon-Fourvière
Parcialmente subterrâneo, este museu exibe relíquias romanas como o Mosaico dos Jogos de Circo e o Calendário Gaulês de Coligny. O edifício está escavado na encosta ao lado do teatro romano.
9. Catedral de Lyon
Construída entre os séculos XII e XV, a Catedral de Lyon é predominantemente gótica, com vitrais originais datados dos anos 1300. O astrolábio, acrescentado em 1600, mostra a posição da terra, do sol e da lua.
10. Institut Lumière
Este museu presta homenagem aos irmãos Lumière, inventores do cinematógrafo. Criado por um descendente de Louis Lumière, exibe mais de mil filmes dos pioneiros do cinema.
11. Musée Gadagne
Com 30 salas e quatro andares, este museu abriga cerca de 80.000 itens que mostram a evolução de Lyon desde os tempos medievais até o século XIX. Inclui o Musée des Marionnettes, com 2000 bonecos antigos.
12. Musée Miniature et Cinéma
Este museu, localizado na Maison des Avocats, tem cinco pisos com cerca de 100 cenas em miniatura hiper-realistas e mais de 300 objetos relacionados com filmes dos últimos 50 anos.
13. Os murais de Lyon
Lyon é conhecida pelos seus murais, com cerca de uma centena de grandes pinturas nas paredes da cidade. O Mural de Canuts é um dos destaques, contando a história do bairro Croix-Rousse e é atualizado a cada dez anos.
14. Presqu’île
Presqu’île é o centro da vida em Lyon, com arquitetura do século XIX, praças amplas, lojas, restaurantes, cafés e bares. A Rue Mercière é famosa pelos seus excelentes restaurantes, e a Rue de la République é ideal para compras.
15. Colline de la Croix-Rousse
Este bairro histórico foi um importante centro de tecelagem no início do século XIX. As traboules, passagens secretas, estão abertas ao público. Passeie pelas ruas sinuosas para descobrir curiosidades arquitetónicas.