A belíssima Parma é uma das maiores cidades da região de Emilia-Romagna (norte de Itália) e é particularmente famosa pelo seu presunto e queijo. Possui uma população de 192.000 habitantes e, ao longo dos tempos, tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de Itália. Devido à sua longa história e influência de várias culturas e impérios dominantes, Parma tem uma infinidade de sítios históricos e fantásticos edifícios religiosos.
Da bela Catedral de Parma e do magnífico Teatro Regio, ao interessante Museu Glauco Lombardi e à Galeria Nacional, há algo para agradar aos gostos e interesses de todos.
Além da extraordinária variedade de atracções, Parma tem, igualmente, uma série de incríveis restaurantes e cafés, com comida de renome mundial. Estes são os melhores locais para visitar em Parma, na Itália.
1. Catedral de Parma
Dedicada à Virgem Maria, a Catedral de Parma é considerada um dos melhores exemplos de uma catedral românica em Itália, sendo particularmente conhecida pelos fantásticos afrescos interiores. Localizada na Piazza del Duomo, a catedral ocupa um lugar importante na cidade.
A fachada frontal apresenta uma série de grandes arcos ornamentados. No que se refere ao interior, a catedral tem uma infinidade de belas decorações, sendo que a peça central é o deslumbrante afresco da cúpula principal. Pintado por Correggio, o mencionado afresco é visto como um belo exemplo da arte renascentista.
2. Baptistério de Parma
Fica ao lado da Catedral de Parma. Elevando-se sobre os edifícios circundantes, o baptistério apresenta arcos exteriores fantásticos. Enquanto o exterior é fantástico por direito próprio, o interior é simplesmente deslumbrante e está coberto por frescos detalhados e estátuas de mármore. Cada um dos painéis de parede octogonais contém um afresco separado que foi pintado nos séculos XIII e XIV.
3. Piazza Garibaldi
Parma tem praças encantadoras. A mais notável é a Piazza Giuseppe Garibaldi, situada no centro histórico da cidade. Esta praça é cercada por estruturas importantes, incluindo o monumental Palazzo del Governatore e a Igreja de São Paulo. Em frente ao Palazzo del Governatore fica uma estátua de bronze de Giuseppe Garibaldi, que foi fundamental na união de Itália.
4. Teatro Farnese
Trata-se de um dos exemplos mais famosos de um teatro de madeira que se encontra em funcionamento nos dias de hoje. Embora extremamente danificado durante a Segunda Guerra Mundial, o teatro já foi restaurado, sendo no presente possível admirar o incrível detalhe dos assentos de madeira.
5. Igreja de São João Evangelista
Criada durante o Renascimento. A fachada tem um estilo românico e mostra várias esculturas altamente detalhadas. No interior, a Igreja de São João Evangelista apresenta uma grande quantidade de primorosos objectos religiosos e mais obras do renomado artista Correggio. Além disso, há, igualmente, um mosteiro adjacente que fornece “insight” sobre história religiosa através de uma série de manuscritos e códices.
6. Palazzo della Pilotta
Este enorme complexo é um dos maiores em Parma. Construído em fins do século XVI, serviu já mais do que uma função (um palácio real e um tribunal). Partes da estrutura ficaram inacabadas. Dentro do complexo encontrará a Galeria Nacional, a Biblioteca Palatina e o magnífico Teatro Farnese.
7. Parco Ducale
Parma possui vários belos parques, mas nenhum tão exuberante como o vasto Parco Ducale. Fica do outro lado do rio adjacente ao Palazzo della Pilotta, é facilmente acessível e trata-se de um dos lugares centrais de recreação em Parma. Ao longo do parque encontrará bastantes árvores e plantas, bem como a fantástica Fontana del Trianon. Se gosta de sítios que proporcionem relaxamento, o Parco Ducale é um excelente refúgio.
8. Palazzo del Governatore
Grande construção governamental projectada nos estilos barroco e neo-clássico. Este imenso edifício fica na Piazza Garibaldi e abrange toda a largura da praça. Dentro da estrutura encontrará o maravilhoso Museu de Arte Moderna e Contemporânea, que fornece uma fantástica gama de criações modernas.
9. Museu Arqueológico Nacional de Parma
Fundado no longínquo ano de 1790, tem acolhido um conjunto fantástico de artefactos e relíquias antigas desde essa altura. Hoje, a extensa colecção inclui uma colossal cabeça do deus grego Zeus, artefactos de escavações no monte Palatino, vários achados egípcios antigos e, também, uma colecção de cerâmica helénica. Além disso, há, igualmente, uma maravilhosa mostra de achados da Idade do Bronze e da Idade do Ferro que foram conseguidos na região de Emilia-Romagna.
10. Torrechiara
Trata-se de um local rural situado no sul de Parma. A principal atracção é o incrível Castello di Torrechiara, construído em 1400. Ergue-se orgulhosamente sobre uma pequena colina, proporcionando-lhe uma vista panorâmica da região circundante. A arquitectura do castelo permanece em brilhantes condições e o interior encontra-se bem preservado, apresentando várias salas elegantemente decoradas, incluindo a famosa Camera d’Oro.
11. Galeria Nacional de Parma
Esta galeria de arte imensamente impressionante fica dentro dos limites do Palazzo della Pilotta, no centro histórico da cidade. Esta colecção foi construída ao longo do tempo e algumas das obras foram acumuladas desde o período renascentista. Leonardo da Vinci, Anthony Van Dyck, Correggio e Canaletto são alguns dos notáveis artistas incluídos nas exposições.
12. Teatro Regio
Localizado ao lado do Palazzo della Pilotta, o Teatro Regio é outro teatro impressionante e ainda em funcionamento no presente. Embora o exterior deste equipamento cultural possa parecer simples, o interior deste local é simplesmente sublime e é um dos melhores teatros italianos. Com capacidade para 1.400 pessoas, o Teatro Regio tem uma atmosfera intimista e o público encontra-se próximo da acção.
13. La Citadella
La Cittadella é uma fortaleza militar na forma de um pentágono com muralhas e fosso. Foi construído no final do século XVI por Alessandro Farnese, um grande capitão, governador da Flandres (1578-1592).
A Cidadela, desenhada pessoalmente por Alessandro Farnese, inspirou-se, até os mínimos detalhes, na de Antuérpia projetada por Francesco Paciotto. Atualmente, a área é utilizada como parque público.
14. Santuário de Santa Maria della Steccata
Outra bela igreja no centro de Parma, o Santuário de Santa Maria della Steccata apresenta um design renascentista e é um edifício verdadeiramente bonito. Enquanto a arquitectura exterior é simétrica e possui várias torres arredondadas, o interior é bastante impressionante e tem uma grande quantidade de frescos coloridos e decoração ornamentada.
Cada uma das quatro torres circulares contém um teto coberto com decoração dourada, mas a cúpula central é a principal atracção. Pintado em cores brilhantes com uma abundância de azul, o fresco principal apresenta uma cena da Assunção e foi parcialmente pintado pelo notável artista de Parma, Bernardino Gatti.
15. Museu Glauco Lombardi
Este museu proporciona uma visão única sobre o mundo de Napoleão Bonaparte. Aqui encontrará uma brilhante seleção de fotografias, artefatos e cartas alusivos à vida pessoal de Bonaparte.