Aninhada numa curva em “U” no rio Ádige, Verona é uma das cidades mais importantes da região de Veneto (Itália), sendo famosa pelo belo centro histórico e uma infinidade de edifícios e arquitectura impressionantes. Verona é a segunda maior cidade da região atrás de Veneza e tem uma população de 269 000 habitantes.
Em 89 a.C., Verona tornou-se um assentamento romano e ocupou uma posição significativa no norte de Itália. Presentemente, Verona atrai um grande número de turistas graças à sua rica história e miríade de edifícios antigos, como a Arena e a Ponte di Castel Vecchio.
Mas grande parte desses turistas chega a Verona por uma razão muito especial: foi nesta cidade onde se desenrolou aquela que é, talvez, a mais famosa história de amor de todos os tempos: Romeu e Julieta. O turismo de Verona soube aproveitar esta história de forma muito eficaz mas a verdade é que esta cidade italiana tem muito mais para ver e visitar. Estes são os melhores locais para visitar em Verona.
1. Arena de Verona
Esqueça o Coliseu de Roma; Verona tem a sua própria versão que é tão espectacular e, quiçá, melhor preservada. Este marco nacional trata-se de um triunfo da engenharia romana e é absolutamente formidável. Construída em 30 d.C., é notável que esta estrutura esteja em tão boa condição após já terem passados tantos anos desde que nasceu.
2. Castel Vecchio
Este castelo foi a maior conquista da engenharia para a dinastia Scaligeri. A imponente portaria da frente da fortaleza apresenta uma série de ameias crenuladas e duas torres de vigia. No interior do Castel Vecchio há um museu dedicado à história do castelo, onde existe uma infinidade de artefactos e exposições factuais.
3. Ponte di Castel Vecchio
Na altura da sua construção, a ponte era a mais longa do género no mundo. Conectada ao Castel Vecchio, a ponte é decorada no mesmo estilo das paredes do castelo. Tal como acontece com a maioria dos edifícios históricos de Verona criados durante esta época, a ponte é feita de tijolo vermelho.
4. Casa di Giulietta
Verona está ligada a William Shakespeare; várias peças do poeta e dramaturgo inglês têm lugar em Verona, entre elas o épico Romeu e Julieta. Situada na Via Cappello, a Casa di Giulietta é o edifício da mítica cena da peça de Shakespeare onde Julieta fala com Romeu a partir da varanda. A Casa di Giulietta é, indubitavelmente, um lugar incrível para visitar.
5. Catedral de Verona
Esta catedral italiana – dedicada à Virgem Maria – é um dos edifícios religiosos mais antigos de Verona. No altar há um impressionante afresco cuja finalidade é a representação da vida religiosa. Cada afresco renascentista que existe na Catedral de Verona é esplêndido. Refira-se, igualmente, que os vitrais desta catedral são fantásticos.
6. Basílica de São Zeno
A Basílica de São Zeno é um dos edifícios religiosos mais importantes de Verona: pela arquitectura impressionante, mas também porque era o local do casamento de Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Situada no lado oeste do rio Ádige, a basílica, que fica no final da Praça São Zeno, tem uma esplendorosa fachada: há uma grande janela circular central e uma bela porta de madeira ornamentada.
7. Piazza Bra
A Piazza Bra proporciona, indubitavelmente, excelentes oportunidades fotográficas. A principal atracção desta esplendorosa praça é, inquestionavelmente, a colossal Arena de Verona. Outro sítio deveras fascinante na Piazza Bra é o Palazzo della Gran Guardia. A Piazza Bra é, pois, um dos melhores lugares para começar a sua viagem por Verona.
8. Torre dei Lamberti
É a torre mais alta de Verona, com 84 metros de altura. A construção começou originalmente em 1100; contudo, a Torre dei Lamberti ficou em estado de abandono e não teve lugar antes do século XV esta torre italiana ser ampliada e revestida. Um admirável mostrador de relógio adorna a parede que dá para a praça e a torre é encimada por uma cúpula octogonal.
9. Piazza delle Erbe
Verona tem uma quantidade espantosa de praças encantadoras e a Piazza delle Erbe é um dos melhores exemplos. Existem vários sítios importantes nesta praça, designadamente a Torre dei Lamberti, o Palazzo Maffeia e a Case dei Giudici. A arquitectura, as fachadas e o carácter desta bela praça são incríveis.
10. Castel San Pietro
Situado numa posição estratégica na margem oriental do Ádige, o Castel San Pietro fica numa colina ligeiramente elevada. Originalmente, uma igreja dedicada a São Pedro esteve onde hoje existe o Castel San Pietro. Embora o castelo não esteja mais aberto ao público, ainda pode dar passeios pelos jardins, admirar a incrível arquitectura e apreciar a vista fantástica do centro histórico de Verona.
11. Túmulos dos Scaligeri
Situados ao lado da Piazza dei Signori, os túmulos dos Scaligeri tratam-se de monumentos funerários góticos dedicados à influente família Scaligeri. Fechados numa série de grades de ferro ornamentadas, estes túmulos (alusivos a Cangrande I, Mastino II, Cansignorio, Alberto II e Giovanni) têm um design gótico e apresentam uma estrutura arqueada central com decoração esculpida em pedra.
12. Arco dei Gavi
Construído durante o primeiro século d.C. A inscrição original do frontão do arco dizia “Lucius Vitruvius Libertus”. Durante a era napoleónica, o arco foi demolido e não foi devidamente reconstruído até ao século XX. Refira-se, ainda, que, à noite, o Arco dei Gavi, que fica perto do Castel Vecchio, encontra-se maravilhosamente iluminado.
13. Giardino Giusti
O Giardino Giusti fica nos terrenos de um incrível palácio, na margem oriental do rio Ádige. Tal palácio é uma estrutura neoclássica e os jardins podem ser encontrados na parte de trás do edifício. Projectado em estilo renascentista italiano, o Giardino Giusti possui uma beleza extraordinária: é visível o cuidado e atenção colocados em tão sublime jardim.
14. Lago de Garda
Há muitos lagos espectaculares em Itália, mas nenhum é tão impressionante como o poderoso lago de Garda. Trata-se de um dos maiores lagos italianos e é deveras apreciado porque há clima favorável, estupendas paisagens e uma incrível quantidade de atracções disponíveis. É, efectivamente, um sítio com uma extraordinária beleza natural.
15. Piazza dei Signori
Fica perto da Piazza delle Erbe. Palazzo del Capitano, Loggia del Consiglio e Case della Pieta são três sublimes sítios que encontrará na Piazza dei Signori. Aluda-se, também, às fantásticas performances musicais que ocorrem na Piazza dei Signori. Mencione-se, por último, que esta encantadora praça tem esplendorosos cafés e restaurantes que dispõem de mesas ao ar livre.