O que visitar no distrito de Braga? O distrito de Braga é considerado como sendo um dos mais jovens de toda a Europa no que diz respeito à faixa etária da população. É, por isso mesmo, uma região animada e dinâmica.
Um dos principais motivos para atrair os turistas para esta região é a sua riqueza em tradições populares, não fosse Braga o coração do Minho, uma das regiões mais típicas e genuínas de Portugal.
No distrito de Braga, as grandes atracções turísticas são a capital de distrito, Braga, mas também Guimarães, o berço da nacionalidade e o Parque Nacional Peneda Gerês (parte dele integra este distrito, especialmente no concelho de Terras do Bouro. Além disso, podemos ainda contar com as fantásticas praias da região de Esposende. Estes são os melhores locais para visitar no distrito de Braga.
1. Braga
Apesar de ser uma das mais antigas cidades do país, Braga é uma localidade cheia de vida e de jovens que para aqui vêm estudar. Braga foi construída há mais de 2000 anos, tendo sido fundada por Augusto (daí o nome “Bracara Augusta”). Era uma das principais vias romanas da Península Ibérica, sendo sede administrativa do Império. Mas a sua importância histórica não se ficou pelos romanos.
A diocese de Braga é a mais antiga de Portugal, e chegou a rivalizar com Santiago de Compostela em poder e importância. Por aqui passava um dos Caminhos de Santiago na altura em que este culto começou a ter maior expressão, com a reconquista cristã e a fundação de Portugal.
2. Guimarães
Aqui encontra o santuário do Bom Jesus do Monte, conhecido pela sua escadaria e por ser um dos melhores miradouros da zona. Mas, se não quiser subir a escadaria, pode sempre usar o antigo elevador movido a água. Outro ponto de interesse, já na cidade, é a Sé de Braga, a mais antiga de Portugal, com oito séculos de história.
E claro, tem de visitar o Santuário do Sameiro, ou o Miradouro de Santa Maria das Cortiças, de onde pode ver Braga, Guimarães e Barcelos. Visite também a Praça da República e prove as tíbias e biscaínhos, doces típicos imperdíveis. E se procura animação noturna, não pode perder a Rua do Souto, ponto de encontro da cidade.
3. Adaúfe
Localizada na margem do rio Cávado e num local de grande beleza, possui uma praia com cerca de 200 metros, com zona de areia e zona relvada, recortada por percursos pedonais acessíveis. Aqui pode praticar diversas atividades, como vólei, canoagem e até desportos radicais.
Tem igualmente diversas estruturas de apoio, como prancha de saltos, praia de fitness e parque de merendas com mesas e churrasqueiras. Pode encontrar no local um moinho antigo e um engenho de elevação de água para a rega dos campos adjacentes. A praia é vigiada durante a época balnear.
4. Barcelos
Muito para além dos galos que se espalham pela cidade, poderá visitar o Paço dos Condes de Barcelos, do século XV, que está hoje em ruínas, o edifício da Câmara Municipal, antigo e nobre, ou o largo mais antigo da cidade, o Largo do Apoio. Passeie também pela Rua Direita e aproveite o comércio tradicional, aproveitando para contemplar os bonitos edifícios.
No final da rua, encontra o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, o Jardim das Barrocas, o Passeio dos Assentos e diversos miradouros, como a Ponte de Barcelos, com vista para o rio, praia fluvial e para a Casa da Azenha.
5. Cascata do Arado
Esta é uma daquelas cascatas de visita obrigatória no Gerês, sendo uma das mais conhecidas e visitadas graças aos seus bons acessos. A cascata localiza-se a 900 metros de altitude, num curso de água de alta montanha, em que o desnível do terreno é vencido por uma sucessão de cascatas, com término num lago de águas límpidas. O local encontra-se perto da aldeia da Ermida, a leste das Termas do Gerês.
6. Cascata da Portela do Homem
O nome oficial é Cascata de São Miguel, embora também seja conhecida por Cascata do Rio Homem. Mas quase todos lhe chamam Cascata da Portela do Homem. É uma das mais visitadas do Parque Nacional Peneda Gerês e o motivo é simples: o seu fácil acesso atrai muitos curiosos.
Em dias mais quentes, é possível refrescar-se nas águas da sua lagoa, límpidas e puras, e deslumbrar-se com a paisagem circundante. Afinal de contas, esta é uma das cascatas mais bonitas do Gerês.
7. Mata da Albergaria
Se há local que parece saído de um conto de fadas, onde quase esperamos encontrar em cada recanto um ser mitológico, esse local é a Mata da Albergaria, no Gerês.
É um local quase mágico, com árvores seculares, ribeiros de águas cristalinas com lagoas e cascatas e até caminhos construídos pelos romanos. É um dos locais mais especiais do Parque Nacional da Peneda Gerês.
8. Ponte da Misarela
Também chamada de Ponte do Diabo, esta ponte está localizada sobre o Rio Rabagão, a cerca de 1 quilómetro da sua foz, no rio Cávado, na freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho. A ponte liga as freguesias de Ruivães à de Ferral, já no concelho de Montalegre.
A Ponte da Misarela encontra-se implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado, assente sobre os penedos, e conta com alguma altitude em relação ao leito do rio, sendo sustentada por um único arco com cerca de 13 metros de vão. A Ponte da Misarela foi erguida na Idade Média e reconstruída no início do século XIX.
9. Geira Romana
Se a sua ideia para melhor conhecer e visitar o Gerês é realizar um percurso pedestre, então a Geira Romana pode ser uma das melhores opções. Como o próprio nome indica, trata-se de um caminho construído pelos romanos e que ligava Braga a Astorga. Hoje em dia, é uma excelente forma de conhecer o Parque Nacional Peneda Gerês.
10. Vilarinho das Furnas
Vilarinho das Furnas (chamada de Vilarinho da Furna por investigadores e pela antiga povoação) era uma aldeia da freguesia de Campo do Gerês, no concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga.
A aldeia ficou totalmente submersa em 1971 pela albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas. No entanto, quando a barragem é esvaziada para limpeza ou o nível da água desce, em períodos de seca, ainda se podem avistar as casas, caminhos e muros da antiga aldeia.
11. São Bento da Porta Aberta
Localizado em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, este santuário teve origem graças à influência dos monges de Santa Maria de Bouro, que praticavam o culto a São Bento.
Terão sido eles a construir a primeira pequena capela, no ano de 1640, cujas portas estavam sempre abertas para quem passasse (daí o nome de São Bento da Porta Aberta). O santuário atual é bem mais recente, tendo sido concluído em 1895. Merecem destaque os seus azulejos, pintados por Querubim Lapa, que retratam a vida de São Bento.
12. Brufe
Há lugares que merecem ser descobertos e valorizados. A Aldeia de Brufe insere-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês e encontra-se situada na encosta da Serra Amarela.
Esta aldeia leva cada visitante a uma viagem no tempo devido às suas casas de granito e a todo o ambiente genuíno envolvido. Para além da viagem no tempo, Brufe oferece uma maravilhosa vista para o vale do Homem.
13. Esposende
Este concelho pertence ao distrito de Braga, e fica na costa atlântica do Norte do nosso país. É conhecido pela sua beleza e por ter algumas das melhores praias de Portugal, o que o torna uma boa escolha para visitar.
Portanto, se aprecia mar e tranquilidade, esta é uma boa escolha para um fim de semana longe da agitação do Porto, tudo isto sem grandes viagens, porque Esposende fica apenas a alguns minutos de distância de Braga.
14. Praia da Apúlia
Tem uma paisagem ímpar, encontrando-se inserida na área da Paisagem Protegida do Litoral de Esposende. A praia é conhecida pela sua paisagem natural e pelos belíssimos moinhos de vento, que se encontram dispostos no cimo das dunas. Esta praia tem bandeira azul e encontra-se bem servida de infraestruturas, nas quais se inclui um amplo parque de estacionamento.
15. Praia de Ofir
Esta praia, rodeada por dunas e pinhais, é um dos mais belos trechos do litoral norte do nosso país. É conhecida pelos rochedos que emergem durante a maré baixa, que pelo seu formato são conhecidos por cavalos de Fão.
É uma praia muito concorrida no verão, com banhistas e surfistas a visitarem-na durante o dia e a animação a continuar noite dentro nos diversos bares, restaurantes e discotecas que rodeiam o areal.