O inverno em Portugal não é tão rigoroso como noutros locais do norte da Europa e, quando a neve cai, ela não dura muito tempo e derrete rapidamente ao fim de poucos dias. No entanto, existem sítios onde podemos ver neve durante mais tempo, especialmente nas zonas altas. Falamos da Serra da Estrela, do Gerês, da Serra do Larouco ou da Serra da Lousã, por exemplo
Nem todos os anos são bons para nevar em Portugal mas, quando isso acontece, as famílias fazem autênticas romarias às serras, para mostrar a neve aos mais pequenos. Os mantos brancos fazem as delícias de miúdos e graúdos e cria uma paisagem mágica e deslumbrante. E, apesar de durar pouco tempo e derreter rapidamente, fica certamente na memória de quem a contempla.
Se está à procura de um pouco de diversão, fique a conhecer alguns dos melhores locais para ver neve em Portugal. Como é óbvio, deve ter os cuidados necessários que esta situação exige e seguir sempre os conselhos das autoridades.
1. Vale do Rossim
Em pleno coração da Serra da Estrela, poderá encontrar o maior vale glaciar da Europa, o Vale do Rossim. Encontra-se inserido na Reserva Biogenética do Parque Natural da Serra da Estrela e, durante o verão, recebe vários turistas, devido à sua praia fluvial.
Este local com uma beleza única permite a realização de atividades como rappel, canoagem e passeios pedestres. É também um dos melhores locais para observar a neve durante o inverno.
2. Castro Laboreiro
Castro Laboreiro uma das mais bonitas e famosas aldeias do Gerês, sendo um local perfeito para quem gosta de natureza, história e cultura. Situada a mais de mil metros de altitude, esta aldeia era por tradição muito isolada, sofrendo com invernos frios e rigorosos.
Foi por isso que se começaram a construir as inverneiras, segundas casas no vale onde a população podia passar o inverno mais protegida. Ainda hoje, a população reúne os seus pertences quando chega o frio e migra para os vales.
3. Bragança
Esta cidade, situada no extremo nordeste de Portugal, tem frequentemente nevões, que cobrem toda a sua paisagem de branco. O local conseguiu manter as suas tradições e costumes ao longo dos séculos, muito graças à dificuldade de acesso e por se localizar numa região bastante isolada.
Caso visite esta cidade durante um nevão, não deixe de apreciar a paisagem coberta de neve a partir da Torre de Menagem do castelo. A vista é sublime e terá muitas oportunidades para tirar umas fotos como recordação.
4. Montalegre
É uma simpática vila do distrito de Vila Real que se encontra na região das terras altas de Barroso, sendo que uma parte deste concelho se encontra inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O célebre frio que aqui se sente ficou imortalizado no livro “Terra Fria”, do escritor Ferreira de Castro, cimentando a imagem de Montalegre coberta de neve nas nossas mentes. Qualquer ponto deste concelho é perfeito para observar a neve, mas recomendamos a visita a Pitões das Júnias.
5. Covão da Ametade
É um dos locais mais simbólicos da zona da Serra da Estrela, e trata-se de uma depressão de origem glaciar com uma atraente vegetação envolvente. Este é o sítio ideal para encontrar alguns momentos de paz e tranquilidade no meio da natureza, seja em que época for.
Durante o inverno, a zona cobre-se com frequência com neve, tornando-se num local perfeito para observar a paisagem coberta de branco em família. Para os mais pequenos, a diversão é garantida.
6. Torre
Este é não só o ponto com maior altitude da Serra da Estrela, como também de Portugal Continental. Trata-se de um local bastante atrativo, graças aos magníficos lençóis de neve que aqui se formam no inverno, e que permitem a prática de diversos desportos.
No entanto, se as condições climatéricas forem muito más, o acesso à Torre será cortado. Durante o verão, é possível avistar a partir daqui a paisagem até ao mar da Figueira da Foz.
7. Loriga
Encontra-se no concelho de Seia, em plena Serra da Estrela, e é um dos locais mais carismáticos da região. No inverno, o local costuma cobrir-se com neve, tornando-se num sítio perfeito para visitar em família.
Em Loriga poderá conhecer um vasto património, que vale a pena explorar com calma, como os seus numerosos fontanários, as suas igrejas e capelas, o seu pelourinho, a ponte romana sobre a Ribeira das Naves e um troço de calçada romana.
8. Montesinho
Encontra-se a cerca de 1000 metros de altitude e está situada na Serra com o mesmo nome. Para além da neve, poderá ver espécies como o lobo-ibérico, o veado e a corça, apesar de as nevadas serem mais fáceis de avistar.
Ao visitar esta aldeia típica transmontana, não deixe de conhecer o seu Núcleo Interpretativo e Museu, local onde poderá aprender mais sobre a Serra em si e sobre os modos de vida tradicionais nesta aldeia.
9. Soajo
Pertence ao concelho de Arcos de Valdevez e está inserida numa das vertentes da serra da Peneda, no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Até há cerca de um século, esta povoação viveu em regime comunitário, tendo as suas próprias leis e atividades.
Um dos grandes atrativos do Soajo é o conjunto de 24 espigueiros, todos em pedra e assentes num afloramento de granito, sendo que o mais antigo é datado de 1782. Durante o Inverno, a queda de neve é habitual, tanto na povoação como nas montanhas dos arredores.
10. Pitões das Júnias
A pitoresca Pitões das Júnias encontra-se a cerca de 1200 metros de altitude e está totalmente inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Faz parte do concelho de Montalegre e é a porta de entrada para o Gerês transmontano, sendo um dos cartões de visita desta belíssima região.
Não deixe de passear pelas suas ruas, becos e ruelas, apreciando todos os detalhes, as suas antigas tradições e o seu modo de vida, que ainda hoje está profundamente ligado à terra.
11. Lindoso
Esta bonita aldeia minhota, que faz parte do concelho de Ponte da Barca, está localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Lindoso é composta por casas antigas de granito e por algumas instalações agrícolas com a típica cobertura de colmo.
Não deixe de visitar o imponente castelo de Lindoso, classificado como Monumento Nacional, a partir do qual terá uma vista incrível, que se torna particularmente bela durante as nevadas.
12. Penhas da Saúde
Esta é uma aldeia do concelho da Covilhã, localizada a 1500 metros de altitude, em pleno coração da Serra da Estrela. Penhas da Saúde foi construída de raiz em finais do século XIX, para servir de refúgio para o tratamento da tuberculose.
Desde então, a localidade foi ampliada, até porque não existia aqui nada antes da construção do sanatório. Hoje, é um dos melhores locais para se observar a neve na Serra, embora seja muito agradável durante todo o ano.
13. Penhas Douradas
Apenas foram descobertas em finais do século XIX, durante uma expedição científica que tinha a intenção de descobrir as melhores condições para o tratamento da tuberculose. Por consequência, aqui foram construídos chalés e estâncias termais.
Encontra-se a mais de 1500 metros de altitude e é um dos locais mais frios do nosso país, sendo que a neve é aqui uma presença frequente. A paisagem circundante ajuda a tornar toda a experiência ainda mais mágica.
14. Serra do Alvão
Encontra-se bem próxima de Vila Real, sendo que o Parque Natural do Alvão deslumbra os visitantes com a sua beleza seja em que época do ano for. O seu principal curso de água é o rio Olo, moldando a paisagem por entre lagoas e cascatas.
Aqui costuma cair neve no inverno, acima dos 1000 metros de altitude, sendo um dos melhores locais para a observar é na aldeia típica de Lamas de Olo, que se encontra no topo da serra.
15. Serra do Marão
O seu ponto mais alto encontra-se a 1400 metros de altitude, sendo que a neve aqui cai várias vezes por ano, durante a estação do inverno. Por si só, as paisagens desta serra são deslumbrantes, mas o cenário torna-se ainda mais mágico quando tudo fica pintado de branco.
Um dos melhores locais para observar a paisagem da região, especialmente durante uma nevada, é no miradouro de Nossa Senhora do Marão.