Portugal é um país rico em património cultural e artístico, que se reflete na variedade de monumentos e museus que pode encontrar de norte a sul. Desde edifícios históricos a coleções de arte contemporânea, há opções para todos os gostos e idades. Mas sabia que pode visitar muitos destes locais sem pagar entrada? É verdade, desde julho de 2022 que os monumentos e museus sob a tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) são gratuitos aos domingos e feriados até às 14h, para todos os cidadãos residentes em território nacional.
Além disso, há outros museus que também têm dias ou horários com entrada gratuita, como o Museu de Serralves, o Museu Calouste Gulbenkian ou o Museu Berardo. Assim, pode aproveitar os domingos para fazer um programa cultural e divertido com a sua família ou amigos, sem gastar dinheiro.
Neste artigo, vamos apresentar-lhe 15 monumentos e museus gratuitos aos domingos em Portugal, que valem a pena conhecer. Vamos dividir as sugestões por regiões, para facilitar a sua escolha. Vamos começar?
Museu de Serralves, Porto
É o mais importante museu de arte contemporânea em Portugal e está situado no incrível espaço da Fundação de Serralves. Com exposições permanentes da sua coleção e temporárias, a Fundação de Serralves também conta com um parque, uma biblioteca e um espaço de restauração.
A entrada é gratuita no 1º domingo de cada mês, das 10h às 13h. Nos demais domingos aplica-se o tarifário em vigor.
Museu do Douro, Peso da Régua
É um museu dedicado à história e à cultura da região do Douro, classificada como Património Mundial pela UNESCO. Aqui pode ficar a saber mais sobre a produção do vinho do Porto, a paisagem, a biodiversidade e as tradições locais.
A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Paço dos Duques de Bragança, Guimarães
Trata-se de um palácio do século XV que foi residência dos duques de Bragança e que hoje funciona como museu. No seu interior pode admirar o mobiliário, as tapeçarias, as pinturas e as armas que pertenceram à nobreza portuguesa.
A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Mosteiro da Batalha, Batalha
O Mosteiro da Batalha é um dos mais belos exemplos da arquitetura gótica em Portugal e um monumento Património Mundial pela UNESCO. Foi mandado construir por D. João I para celebrar a vitória na Batalha de Aljubarrota, em 1385.
Aqui pode visitar a igreja, os claustros, o panteão dos Avis e o famoso Capítulo Inacabado. A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra
É um dos mais importantes museus de arte em Portugal e está instalado no antigo Paço Episcopal de Coimbra. Nele pode encontrar uma coleção de escultura, pintura, cerâmica, ourivesaria e têxteis, desde a Antiguidade até ao século XX.
A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Museu Nacional Grão Vasco, Viseu
Trata-se de um museu dedicado à obra do pintor português Vasco Fernandes, mais conhecido como Grão Vasco, que viveu no século XVI.
Aqui pode apreciar as suas famosas pinturas religiosas, bem como outras obras de arte dos séculos XIV ao XIX. A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Convento de Cristo, Tomar
O Convento de Cristo é um conjunto monumental que inclui o castelo dos Templários, a charola, o convento e a mata. Foi fundado em 1160 pelos cavaleiros da Ordem do Templo e ampliado nos séculos seguintes pelos sucessores da Ordem de Cristo.
Aqui pode admirar a influência dos vários estilos arquitetónicos, desde o românico ao manuelino, e a riqueza decorativa dos espaços. A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Museu Nacional dos Coches, Lisboa
É um dos museus portugueses mais visitados e tem uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos séculos XVI ao XIX. A maioria destas viaturas provém da Casa Real Portuguesa, havendo outras provenientes da Igreja e de coleções particulares.
O museu está situado num novo edifício, inaugurado em 2015. A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa
O Museu Calouste Gulbenkian é um dos mais prestigiados museus de arte em Portugal e alberga uma coleção de obras desde a Antiguidade até ao século XX. Aqui pode encontrar peças de arte egípcia, greco-romana, islâmica, oriental e europeia, bem como pinturas de mestres como Rembrandt, Rubens, Monet ou Renoir.
O museu está situado num dos mais emblemáticos jardins de Lisboa e tem também exposições temporárias durante todo o ano. A entrada é gratuita todos os domingos, a partir das 14h.
Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa
O Mosteiro dos Jerónimos é um dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa e um Património Mundial pela UNESCO. Foi mandado construir por D. Manuel I no século XVI e é considerado uma obra-prima do estilo manuelino.
Aqui pode visitar a igreja, onde estão sepultados Vasco da Gama e Luís de Camões, e os claustros, que são um exemplo de beleza e harmonia arquitetónica. A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Évora
Trata-se de um museu de arte e arqueologia que está instalado no antigo Palácio Episcopal de Évora. Aqui pode encontrar uma coleção de pintura, escultura, ourivesaria, azulejaria e mobiliário, desde a Idade Média até ao século XIX.
O museu tem também uma biblioteca pública e um arquivo histórico. A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Museu Regional de Beja, Beja
Localizado em Beja, é um museu que ocupa o antigo Convento da Conceição, fundado no século XV. Aqui pode ver uma coleção de arte sacra, pintura, escultura, cerâmica e arqueologia, que testemunham a história e a cultura da região de Beja.
O museu tem também uma igreja, uma capela e um claustro renascentista. A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Forte de Sagres, Sagres
O Forte de Sagres é um monumento histórico que se situa no Algarve, onde se acredita que o Infante D. Henrique instalou a sua escola de navegação.
Aqui pode ver as muralhas, a torre, a igreja e a famosa Rosa-dos-Ventos, um círculo de pedra com 43 metros de diâmetro. A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Museu Municipal de Faro, Faro
Trata-se de um museu de arte e arqueologia que está instalado no antigo Convento de Nossa Senhora da Assunção, fundado no século XVI. Nele pode encontrar uma coleção de objetos que ilustram a história de Faro e do Algarve, desde a Pré-História até à atualidade.
O museu tem também uma exposição permanente dedicada à arte sacra. A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.
Museu Municipal de Tavira, Tavira
Ocupa vários edifícios históricos na cidade de Tavira, como o Palácio da Galeria, a Igreja da Misericórdia e o Núcleo Islâmico. Aqui pode ver uma coleção de arte e arqueologia que mostra a evolução de Tavira ao longo dos séculos, com destaque para o período islâmico.
O museu tem também exposições temporárias e atividades culturais. A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h, para residentes em território nacional.