Ao longo dos tempos, a Língua Portuguesa incorporou palavras de outros idiomas. No início, a maioria das palavras tinha origem sobretudo no latim e no grego. Mais tarde, o foi o francês que ganhou preponderância. Nos últimos tempos, foi a língua inglesa a ganhar terreno e a exportar palavras para todos os idiomas, incluindo o português. No entanto, tempos houve em que a Língua Portuguesa incorporou palavras da Língua Russa.
O russo é uma língua eslava, ou seja, faz parte de um grupo de línguas originárias da Europa Oriental e Central. O russo é falado por cerca de 150 milhões de pessoas na Rússia e noutros países que fizeram parte da antiga União Soviética. O alfabeto é diferente do nosso: o idioma russo usa o chamado alfabeto cirílico, que tem 33 letras.
Como o português e o russo se influenciaram?
O português e o russo são línguas muito distantes geográfica e historicamente. No entanto, ao longo dos séculos, houve alguns momentos em que esses idiomas entraram em contacto e trocaram algumas palavras. Por exemplo:
- No século XVIII, a Rússia era uma potência política e cultural na Europa e influenciou outros países com os seus costumes, artes e ciências. Algumas palavras russas entraram no vocabulário de outras línguas nessa época, como czar, samovar e balalaica.
- No século XX, a Revolução Russa de 1917 e a formação da União Soviética trouxeram novos conceitos e ideologias para o mundo. Algumas palavras relacionadas com esses eventos também foram incorporadas por outras línguas, como bolchevique, sputnik e perestroika.
- No século XXI, a globalização e a internet facilitaram o acesso à informação e à cultura de diferentes países. Assim, algumas palavras russas tornaram-se mais conhecidas e usadas por falantes de outras línguas, como vodka, matriosca e tundra.
Quais são as palavras da língua portuguesa com origem russa?
Vodka
Esta é uma das palavras mais famosas do russo. Ela significa “aguinha” e refere-se a uma bebida alcoólica destilada, incolor e quase sem sabor. A vodka é considerada a bebida nacional da Rússia e é muito consumida em festas e ocasiões especiais.
Mamute
Esta palavra refere-se a um animal pré-histórico que se parecia com um elefante gigante e peludo. O nome mamute vem da língua ostíaca, falada por um povo que vive na Sibéria Ocidental. Originalmente, mamute não era o nome do animal, mas dos seus restos mortais encontrados congelados na região.
Tundra
Significa “região montanhosa sem árvores” em russo. Refere-se a um tipo de bioma caracterizado por baixas temperaturas, pouca vegetação e longos períodos de neve. A tundra ocupa grande parte do território da Rússia e de outros países do norte do planeta.
Taiga
Esta palavra também se refere a um tipo de bioma, mas diferente da tundra. A taiga é uma floresta de coníferas (árvores com folhas em forma de agulha) que crescem em regiões de clima frio e continental. A taiga estende-se desde a Finlândia até ao Canadá, passando pela Rússia.
Troika
Significa “três” em russo. Pode ter dois sentidos: um carro puxado por três cavalos ou uma aliança de três pessoas ou entidades para gerir algum projeto ou situação.
Em Portugal, a palavra troika ficou famosa por se referir ao grupo formado pelo Fundo Monetário Internacional, pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu, que interveio na crise financeira do país em 2011.
Bolchevique
Significa “maioria” em russo. Refere-se a um grupo político liderado por Vladimir Lenin, que fez a Revolução Russa de 1917 e implantou o comunismo no país. O nome bolchevique foi usado para contrastar com o grupo rival, chamado de menchevique, que significa “minoria”.
Czar
Significa “imperador” em russo. Era o título dado aos governantes da Rússia desde o século XVI até 1917, quando a monarquia foi derrubada pela Revolução Russa. O último czar da Rússia foi Nicolau II, que foi executado juntamente com a sua família pelos bolcheviques.
Beluga
Esta palavra tem duas acepções: uma espécie de peixe e uma espécie de baleia. Ambas são caracterizadas pela cor branca e pelo tamanho grande. A palavra beluga vem do russo “belyi”, que significa “branco”.
O peixe beluga é conhecido por produzir um tipo de caviar muito apreciado. A baleia beluga é um mamífero marinho que vive nas águas frias do Ártico e do Atlântico Norte.
Matriosca
Refere-se a uma boneca de madeira que se abre e contém outras bonecas menores dentro dela. É um dos símbolos da cultura russa e um dos souvenirs mais procurados pelos turistas. A palavra matriosca vem do russo “matriona”, um nome feminino comum que significa “mãe” ou “senhora”.
Sputnik
Significa “companheiro de viagem” em russo. Tornou-se famosa por ser o nome do primeiro satélite artificial lançado pela União Soviética em 1957, iniciando a corrida espacial entre os Estados Unidos e a Rússia. Depois disso, a palavra sputnik passou a ser usada para designar qualquer objeto que orbita em torno da Terra.
Samovar
Significa “fervedor por si mesmo” em russo. Refere-se a um recipiente metálico usado para ferver água e preparar chá. O samovar é um utensílio tradicional da cultura russa e é usado em ocasiões sociais e familiares. Pode ter diferentes formas, tamanhos e decorações.
Balalaica
Esta palavra tem o mesmo significado em russo e em português. Refere-se a um instrumento musical de cordas com formato triangular. A balalaica é típica da música folclórica russa e pode ter diferentes afinações e sonoridades.
Gulag
Esta palavra é um acrónimo de Glavnoe Upravlenie Laguerei, que significa “Administração Principal dos Campos” em russo. Refere-se ao sistema de campos de trabalho forçado que existiu na União Soviética entre 1930 e 1953.
Os gulags eram usados para reprimir e punir os opositores políticos, os criminosos comuns e os prisioneiros de guerra. Estima-se que milhões de pessoas tenham passado pelos gulags e que muitas delas tenham morrido de fome, doenças ou violência.
Cossaco
Refere-se a um grupo étnico e cultural que vive nas regiões do sul da Rússia e da Ucrânia. Os cossacos eram originalmente guerreiros nómadas que se estabeleceram nas terras fronteiriças do Império Russo no século XVI.
Tinham uma forte tradição militar e uma cultura própria, baseada na liberdade, na lealdade e na religião ortodoxa. Os cossacos serviram ao Império Russo em várias guerras e conflitos, mas também se revoltaram contra ele em algumas ocasiões. Hoje em dia, os cossacos ainda mantêm alguns dos seus costumes e valores.
Cosmonauta
Significa algo como “marinheiro do universo” em russo. Era a designação dada aos astronautas russos. Apesar de ser uma palavra russa, a origem é grega: “kosmos” (“universo”) e “nautes” (“marinheiro”).
A palavra cosmonauta foi usada pela primeira vez em 1957, quando a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial, o Sputnik. O primeiro cosmonauta a ir ao espaço foi Yuri Gagarin, em 1961. Desde então, muitos outros cosmonautas russos fizeram história na exploração espacial.