Esta província do norte de Espanha tem sítios verdadeiramente incríveis. Verá montanhas de tirar o fôlego, praias como as que surgem no cinema, falésias dignas de uma prolongada contemplação, povoações congeladas no tempo, localidades piscatórias repletas de cor e muito mais. Vai perder-se de amores por esta região do país vizinho.
Os pontos de interesse das Astúrias são variados e incluem aldeias de montanha, percursos pedestres, cidades repletas de cultura e monumentos milenares. Descubra os melhores locais para visitar nas Astúrias, em Espanha.
1. Cudillero
Cudillero é uma das localidades mais bonitas das Astúrias e em toda a Espanha. Situa-se numa encosta montanhosa junto ao oceano. As casas são todas construídas em ladeiras. Esta maravilhosa povoação de pescadores é deveras colorida: as habitações encontram-se pintadas em diversas cores vivas.
2. Oviedo
Ficará fascinado com a catedral de San Salvador e as igrejas de Santa María del Naranco e San Miguel de Lillo. A magnífica sidra da capital das Astúrias também encanta. Visite as belas casas ovetenses de vinho de maçã. A cidade de Oviedo – que é pequena mas grande ao mesmo tempo – vale muito a pena e não decepciona.
3. Taramundi
Taramundi trata-se de um pedaço da história rural asturiana que se manteve praticamente intacta. As vistas de tirar o fôlego fazem desta localidade um pequeno paraíso. Vai sentir-se como se tivesse voltado atrás no tempo nos passeios que aqui efetuar entre casas em pedra e com telhados de ardósia.
4. Gijón
Visite a Universidad Laboral (sítio que hoje abriga um Centro de Arte e Criação Industrial) e a Faculdade de Comércio, Turismo e Estudos Sociais da Universidade de Oviedo. Se estiver um dia de sol, faça uma bela caminhada junto à praia de San Lorenzo. Gijón tem, também, incríveis cafetarias.
5. Senda del Oso
Este caminho de quase 22,5 km começa em Tuñón e termina em Entrago. Passa por paisagens naturais de tirar o fôlego. Cruza rios selvagens e atravessa túneis antigos. Perto da marca de 6,5 km há um recinto onde vivem três ursas: Paca, Tola e Molina. Foram resgatadas quando eram filhotes.
6. Luarca
Luarca é mágica e tem uma aura intemporal. O biólogo nuclear Severo Ochoa é o mais filho mais ilustre desta zona piscatória de casas brancas e aromas salgados. Encontrará sítios absolutamente cativantes, designadamente a Casa Guatemala e o Palácio de los Marqueses de Ferrera.
7. Lagos de Covadonga e La Santina
Uma viagem às Astúrias não fica completa sem visitar La Santina e os Picos da Europa. Os asturianos são extremamente devotos à Virgem de Covadonga, embora não seja de admirar, pois as paisagens em torno do seu santuário são espetaculares. Os lagos de Covadonga são esplêndidos. As vistas do Mirador de la Reina são inestimáveis.
8. Llanes
Llanes é, provavelmente, a cidade mais turística das Astúrias e, durante o Verão, está lotada, mas não deixe que isso o assuste. Ainda tem a sua graça natural e é um belo local para passar o dia. A praia mais pequena do mundo, Gulpiyuri, foi declarada Monumento Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.
9. Cangas de Onís
Uma ponte romana perfeitamente preservada sobre o rio Sella é o destaque principal do pitoresco município de Cangas de Onís. A ermida Santa Cruz é um dos templos mais antigos de Espanha e, no interior, pode ver um dólmen pré-histórico. A praça do mercado está, geralmente, repleta de atividade e o Palácio Pinto é muito bonito.
10. Candás
Candás é uma fantástica vila espanhola. Trata-se de um sítio espectacular no Principado das Astúrias. Tem uma tradição marítima que perdura até hoje. O mar aqui é a personagem principal. Se estiver com fome em Candás, experimente algumas das conservas gourmet produzidas localmente. São fenomenais.
11. Ruta del Cares
A Ruta del Cares fica no Parque Nacional dos Picos da Europa e, provavelmente, é uma das mais incríveis caminhadas que realizará nas Astúrias. O caminho vai de Caín a Poncebos e atravessa o desfiladeiro (11,3 km de comprimento) que segue o rio Cares ao longo das magníficas paisagens.
12. Ribadesella
Ribadesella é conhecida pela grande festa que acontece em torno de uma corrida de canoas (Descenso del Sella). Com excepção a esse dia, este município piscatório é bastante tranquilo. Além da bela foz do rio Sella, passe pelas fabulosas cavernas Tito Bustillo, uma verdadeira maravilha da arte pré-histórica.
13. Parque Natural de Somiedo
O Parque Natural de Somiedo é tão incrível que se não for vê-lo, arrepender-se-á. Estaria a perder uma das melhores coisas asturianas. Está situado na Cordilheira Cantábrica e é coberto por florestas, pradarias e vários lagos e lagoas, sendo que, nos dias sem nuvens, é possível observar o reflexo da paisagem.
14. Lastres
Faça uma visita a Lastres, uma povoação muito popular entre os fãs da série televisiva espanhola “Doctor Mateo”. Está situada entre ladeiras, pastos verdejantes e mar. É calma, tranquila e relaxante. Admire a paisagem. Observe as esplendorosas casas de Lastres. Deixe-se encantar por este magnífico sítio asturiano.
15. Cabo Peñas
O Cabo Peñas é o ponto mais a norte das Astúrias, mas, mesmo que não o fosse, continuaria a valer muito a pena visitá-lo. O mais importante e poderoso farol das Astúrias está aqui. Uma boa ideia: levar alguma comida e fazer um piquenique no Cabo Peñas (se o tempo deixar, é claro).
16. Centro Niemeyer de Avilés
Ergue-se sobre o estuário de Avilés, dá à cidade um toque futurista e fica gravado na memória como uma das coisas mais originais de se ver nas Astúrias. Trata-se de um projecto de um dos arquitectos mais importantes do século XX, o carioca Oscar Niemeyer. O Centro Niemeyer de Avilés acolhe feiras, concertos e conferências.