Ao longo do tempo, diversos foram os portugueses que foram mais além e deixaram a sua marca no mundo, através das suas explorações e do seu espírito aventureiro, e não apenas na época dos Descobrimentos, mas também nos nossos dias.
Os navegadores são os mais reconhecidos e famosos. Mas a história de Portugal também conheceu diversos exploradores que se aventuraram e cartografaram vastas áreas de continentes até então quase desconhecidos, como a África ou a América do Sul.
Estes corajosos aventureiros contribuíram decisivamente para a compreensão do mundo e do território em que vivemos. Neste artigo, reunimos 17 dos maiores exploradores portugueses de todos os tempos:
1. João Gonçalves Zarco
Este navegador e explorador português descobriu a ilha de Porto Santo em 1418, e a ilha da Madeira em 1419. No ano de 1450, foi escolhido para administrar a Madeira, cargo que lhe foi atribuído pelo infante D. Henrique.
2. Gil Eanes
Este navegador português, natural de Lagos, foi o primeiro a navegar para além do Cabo Bojador, em 1434. Este feito veio acabar com a ideia de que existiam monstros marinhos no local, que afundariam os barcos que por ali passavam.
3. Diogo Gomes
No século XV, Diogo Gomes tornou-se conhecido por explorar o estuário do Gâmbia. No entanto, este navegador alegou ter descoberto a ilha de Santiago, em Cabo Verde, algo que nunca foi comprovado.
4. Fernão Gomes
Este comerciante e explorador ficou conhecido por, entre 1469 e 1475, ter explorado a costa da Guiné e o comércio da pimenta-da-Guiné.
5. Lopo Gonçalves
Navegador e explorador do século XV, explorou a costa de África, e o Cabo Lopez adotou o seu nome atual (Cabo Lopo Gonçalves) em sua homenagem. Crê-se que foi o primeiro homem a cruzar a linha do Equador e a chegar ao hemisfério Sul.
6. Diogo Cão
Nasceu em Vila Real, embora não se saiba em que data, e, entre 1482 e 1484, explorou o estuário do rio Congo. Ali deixou um padrão de pedra, substituindo as habituais cruzes, e subiu 150 km a montante do rio, até às cataratas de Yellala.
7. Bartolomeu Dias
É um dos navegadores portugueses mais célebres, já que foi o primeiro europeu a navegar para além do Cabo das Tormentas, mais tarde chamado de Cabo da Boa Esperança. Abria-se assim o caminho marítimo para a Índia.
8. Pêro da Covilhã
Pêro da Covilhã foi um diplomata e explorador que viajou por terra em busca do reino de Preste João, na Etiópia, ao qual chegou, e do qual nunca saiu. Tornou-se conselheiro da rainha Helena, que ocupou o trono desse reino.
9. João Fernandes Lavrador
Foi este explorador quem descobriu a parte do Canadá a que hoje se chama Labrador, em sua honra. O descobrimento deu-se durante uma viagem que fez à Gronelândia, na companhia de Pêro de Barcelos.
10. Vasco da Gama
É, provavelmente, o mais célebre navegador e explorador português, tendo comandado a primeira frota que contornou a África e chegou a Calcutá, na Índia, tendo depois regressado a Portugal. A viagem ocorreu entre 1497 e 1499.
11. Gaspar Corte-Real
Foi o descobridor acidental da Gronelândia, em 1500, quando o rei D. Manuel I o enviou à procura de uma passagem noroeste para a Ásia. Por uns tempos, a Gronelândia teve o nome de Terra dos Corte-Real.
12. Pedro Álvares Cabral
Este navegador foi responsável pela descoberta do Brasil, aportando em Porto Seguro em 1500, depois de a sua frota ter sido desviada por ventos fortes quando seguiam caminho para a Índia. Considera-se que foi uma das figuras centrais dos Descobrimentos.
13. Diogo Zeimoto
Este aventureiro foi um dos dois primeiros europeus a chegar ao Japão, em 1542, juntamente com Cristóvão Borralho. Também é atribuída a Zeimoto a introdução das armas de fogo no Japão, que alteraram significativamente a sua história.
14. Francisco José de Lacerda e Almeida
É considerado um dos maiores exploradores portugueses do século XVIII, tendo percorrido grande parte da América do Sul ao longo de 10 anos. Demarcando as fronteiras entre o Brasil e a América espanhola. Também lhe é atribuída a primeira tentativa de travessia da África, tendo chegado a percorrer parte de Moçambique e da Zâmbia.
15. Henrique Augusto Dias de Carvalho
Este explorador do século XIX ficou célebre pela sua viagem a Angola, onde não só fez um levantamento, como também divulgou a geografia e cultura da região. A atual capital de Lunda, Saurimo, chamou-se em tempos Vila Henrique de Carvalho.
16. Sacadura Cabral
Artur de Sacadura Freire Cabral foi um aviador, oficial da marinha e explorador. Juntamente com Gago Coutinho, fez a primeira travessia aérea do Atlântico, viagem que durou de 30 de março de 1922 até 17 de junho de 1923. Acabou por falecer anos mais tarde num desastre aéreo, algures no Mar do Norte.
17. João José Silva Abranches Garcia
Este montanhista português tornou-se o décimo alpinista a subir às 14 montanhas com mais de 8000 metros do planeta, sem recurso a oxigénio artificial e sem carregadores de altitude, a 17 de abril de 2010. Também já subiu os “Seven Summits”, mas a ascensão que lhe trouxe mais fama foi a da escalada ao Monte Evereste, tendo sido o primeiro português a alcançar o seu cume, a 18 de maio de 1999.