No Norte de Portugal é possível encontrar paisagens belíssimas, por entre as suas zonas de vegetação densa e até por entre a região vinícola mais famosa do país, o Douro. Para melhor apreciar essa paisagem, foram construídos diversos baloiços, com o objetivo de aumentar o interesse dos turistas e dos portugueses pelo nosso país, iniciativa que partiu das Associações Culturais e do Ministério do Turismo.
O primeiro baloiço panorâmico português foi o baloiço no Alto do Trevim (que se encontra nesta lista), mas, hoje, existem muitos mais locais a descobrir, por isso deixamos-lhe as nossas sugestões dos melhores baloiços para visitar no Norte de Portugal.
1. Baloiço Alto do Trevim (Lousã)
É um dos mais visitados e um dos mais famosos no mundo das redes sociais, encontrando-se instalado no ponto mais alto da Serra da Lousã, a cerca de 1200 metros de altitude.
No início do percurso, pode parecer fútil fazer tantos quilómetros para conhecer um baloiço, mas a verdade é que, quando lá chegar, vai esquecer tudo e apreciar ao máximo a paisagem.
2. Baloiço do Mezio (Arcos de Valdevez)
Este baloiço tem mais de 7 metros de altura e tem uma vista panorâmica para o Parque Nacional da Peneda-Gerês. É um ponto de passagem obrigatório da serra do Soajo e do nosso Parque Nacional, que foi considerado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. O baloiço situa-se num local elevado, de onde terá incríveis vistas sobre a paisagem envolvente.
3. Baloiço do Cervo (Vila Nova de Cerveira)
Este baloiço dispõe de um ponto de vista incrível e panorâmico sobre o rio que separa o Minho da Galiza. É também neste monte que se encontra a famosa obra”O Cervo”, escultura em ferro de José Rodrigues que homenageia o símbolo da vila, onde antigamente abundavam veados. Este baloiço conta com dois lugares e uma vista belíssima.
4. Baloiço da Boneca (Penafiel)
O Baloiço da Boneca situa-se no miradouro com o mesmo nome e parece saído de um conto de fadas. Este local proporciona a todos os visitantes uma vista idílica sobre o rio Douro, e pode ser acedido através de um percurso pedestre com cerca de 1 km. O percurso pode ser considerado um pouco difícil, mas é completamente seguro para todos, até porque se encontram instaladas cordas de segurança.
5. Baloiço Sentir Boelhe (Penafiel)
Ao passar pela magnífica ponte Duarte Pacheco, não deixe de descer e apreciar esta instalação, inaugurada em 1941. No rio Tâmega podemos encontrar um pequeno ponto de terra, que de península fluvial por vezes se transforma em ilhota. É aí que podemos encontrar este baloiço, com uma vista única para o rio e para o Parque Fluvial das Famílias.
6. Baloiço de Esporões (Braga)
Encontra-se a 561 metros de altitude, no monte de Santa Marta das Cortiças, e tem uma vista privilegiada sobre o concelho de Braga. Poderá ver a cidade de Braga e Guimarães, os vales do Cávado, do Ave e do Este e, em dias de céu limpo, pode até ver o mar e as serras do Gerês, da Cabreira, Amarela, Arga e Soajo.
7. Baloiços de Vila Praia de Âncora (Caminha)
Encontram-se instalados na Praia fluvial de Vila Praia de Âncora, uma região que oferece diferentes atividades para todas as idades. O modo ideal de conhecer a região é andando de bicicleta, seguindo os seus inúmeros trilhos. Pode aproveitar e descansar neste baloiço, com uma vista revigorante sobre o rio Âncora e sobre a praia fluvial.
8. Baloiço d’Assaia (Barcelos)
Este baloiço panorâmico encontra-se no monte de Fralães e tem uma vista para Famalicão e as suas áreas circundantes. A instalação e realização deste projeto foi promovida pela Casa do Povo – BiaTodos Team, por forma a dinamizar o monte d’Assaia e a sua zona envolvente. O local tem um só assento, sendo destinado para ser usado como miradouro.
9. Baloiço da Penide (Barcelos)
Este baloiço encontra-se instalado no percurso dos trilhos, tendo uma vista sobre o rio Cávado. Encontra-se num local de natureza abundante e foi totalmente construído em madeira, oferecendo um bonito ponto de descanso aos visitantes. O local tem um só assento e é destinado a ser usado como sendo um miradouro.
10. Baloiço de Pinheiro (Vieira do Minho)
Este baloiço, situado em Vieira do Minho, encontra-se instalado no meio do nada, mas conta com uma vista incrível sobre a paisagem envolvente e sobre o rio Cávado, ao fundo. Se procura um sítio para apreciar a típica paisagem portuguesa com toda a tranquilidade do mundo, então este baloiço panorâmico é perfeito para si.
11. Baloiço de Nossa Senhora da Lapa (Vieira do Minho)
Encontra-se instalado junto à capela da Senhora da Lapa, no monte de Penamourinha. Esta capela foi construída em 1694 a mando de João Gonçalves e de sua esposa Margarida da Silva, e destaca-se por ter sido edificada no interior de um penedo. Os visitantes terão a oportunidade de descansar e apreciar a paisagem com calma neste baloiço.
12. Baloiço da Serradela (Vieira do Minho)
Este baloiço tem cerca de 7 metros de altura e encontra-se a 850 metros de altitude, tendo uma vista panorâmica sobre o vale do Turio e sobre a serra da Cabreira. Para muitos, este local tem a melhor vista panorâmica de Vieira do Minho. O espaço tem também uma zona de piqueniques, a cerca de 300 metros de distância, que tem mesas de pedra e churrasqueiras.
13. Baloiço de São Pedro (Amares)
Este magnífico baloiço encontra-se junto ao miradouro do monte de São Pedro de Fins e da capela São Pedro de Fins, proporcionando a todos os visitantes a oportunidade de apreciar com calma a paisagem envolvente. O seu assento destina-se apenas a uma pessoa. O local cativa também pelo seu formato original, em círculo.
14. Baloiço da Azenha do Portela (Trofa)
Este baloiço encontra-se instalado no meio do rio Ave, junto à Azenha do Portela. Foi construído com a intenção de que as pessoas aprendam a valorizar mais a zona ribeirinha e a respeitarem o rio. O próprio baloiço e a paisagem são muito bonitos e cativantes, mas note que o baloiço poderá não estar disponível, dependendo do caudal do rio.
15. Baloiço dos Caretas (Mondim de Basto)
Este magnífico local tem uma vista panorâmica de excelência e, para muitos, conta com uma das melhores vistas sobre a Senhora da Graça e toda a região de Basto. A partir do miradouro e do seu baloiço, pode também usufruir de uma incrível vista para o monte Farinha. O seu assento é destinado apenas a uma pessoa.
16. Baloiço do Oural (Vila Verde)
Este baloiço é acessível pela localidade de Codeceda, existindo indicações a partir da igreja paroquial. Este mega baloiço foi instalado pela junta da União de Freguesias de Vade, no alto do mundo do Oural, com o objetivo de atrair os amantes da natureza a um dos picos mais altos do concelho de Vila Verde. O local tem assento máximo até 2 pessoas.
17. Baloiço de São Silvestre (Mesão Frio)
Encontra-se em pleno coração da Porta do Douro, com a instalação a situar-se junto à capela do orago com o mesmo nome. Tem uma vista panorâmica e encontra-se a 530 metros de altitude. Quem aqui se senta poderá ter como vista os vinhedos e o rio Douro, e ficará ladeado pela serra do Marão, pela serra das Meadas e pela serra de Montemuro.
18. Baloiço de Meda (Paredes)
Situa-se no ponto mais alto de Lordelo, num local onde os visitantes podem apreciar com calma a magnífica paisagem, na qual se inclui uma vista sobre o oceano Atlântico e a serra do Marão. A ideia partiu da junta de freguesia, que pretendia dinamizar mais este espaço. O baloiço tem assento máximo até 2 pessoas.