Milão tem a área metropolitana mais populosa de Itália com 1,3 milhão de pessoas e 3,2 milhões na área mais ampla que circunda o centro de Milão. Os seus achados arqueológicos remontam a 222 a.C. Com efeito, a determinado ponto, esta cidade transalpina serviu como capital do Império Romano do Ocidente.
Ao longo da antiguidade, da Idade Média, e até mais tarde, Milão prosperou muito devido à sua localização dominante na Itália continental. Embora a cidade tenha sido danificada durante a Segunda Guerra Mundial, recuperou e assistiu a um enorme boom económico que explica o seu grande crescimento e expansão.
Hoje, Milão oferece uma magnífica mistura de arquitectura histórica e modernos arranha-céus. A cidade é particularmente conhecida pela bela Catedral do Duomo e pela abundância de retalhistas de moda de gama alta. Descubra os melhores lugares e monumentos de uma cidade fascinante e aberta ao mundo e que possui algumas das atracções turísticas mais famosas de Itália. Estes são os melhores locais para visitar em Milão, Itália.
1. Catedral de Milão
É famosa pela sua sublime arquitetura e levou mais de 600 anos a ser completa. Localizada no centro de Milão, na Piazza del Duomo, foi construída em 1386, não tendo sido oficialmente finalizada até 1965.
O interior apresenta belos vitrais coloridos; para além disso, entre as colunas centrais, há uma fantástica exibição de obras de arte e detalhadas estátuas. É o coração de Milão.
2. Santa Maria delle Grazie
Criada em 1497, esta igreja localiza-se no Corso Magenta e fica no lado oposto de Milão ao Duomo. Encontrará aqui uma das maiores obras-primas artísticas do mundo: falamos de ”A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, onde se retrata a cena da Última Ceia conforme surge na Bíblia. Venha ver esta fantástica obra de arte e admirar o detalhe e significado desta representação icónica.
3. Galleria Vittorio Emanuele II
É uma área de compras indoor extremamente opulenta e extravagante. Criado em 1877, trata-se de um dos mais antigos centros comerciais do mundo e foi desenhado por Guiseppe Mengoni. Há lojas de designers de gama alta e espere encontrar nomes como Prada, Versace e Louis Vuitton.
4. Castello Sforzesco
Criado em 1370, este castelo do século XV possui uma localização central em Milão. Na frente do castelo fica uma imensa parede de tijolos alinhada com ameias. Reparará, com certeza, nas grandes torres de guarda.
O tamanho do Castello Sforzesco surpreendê-lo-á. Além do próprio castelo, há também uma série de pequenos museus e colecções que contêm uma miríade de interessantes artefactos e informações históricas sobre o castelo e Milão.
5. Igreja de San Bernardino alle Ossa
A Igreja de San Bernardino alle Ossa é diferente das outras porque tem uma decoração feita com ossos humanos, o que a torna bastante macabra. Em 1145, construíram um hospital perto da Igreja de Santo Stefano Maggiore.
O cemitério dessa igreja encheu depressa, então fizeram uma sala para guardar os ossos. Em 1269, construíram a Igreja de San Bernardino alle Ossa ao lado dessa sala.
6. Pinacoteca di Brera
Localizada no Palazzo Brera, a Pinacoteca é uma bela galeria de arte que contém uma grande coleção de arte italiana. Poderá encontrar obras como “Casamento da Virgem” (Raphael), “Pieta” (Bellini), “Última Ceia” (Rubens) e “Adoração dos Magos” (Correggio). Localizada nas proximidades do Castelo Sforzesco e da Piazza del Duomo, a Pinacoteca di Brera é facilmente acessível.
7. Basílica de Santo Ambrósio
É um dos mais antigos edifícios de Milão e foi construído em 379 d.C. por St. Ambrose. Com um simples design românico, a Basílica de Santo Ambrósio não mudou muito desde a sua criação. Uma visita a esta igreja mostrará a sua importância religiosa e proporcionará uma excelente visão da história de Milão.
8. Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci foi um homem genial e muito mais que um artista: era um verdadeiro visionário, inventor e erudito. O Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci contém muitas das obras do pintor transalpino e uma vasta colecção de outras importantes exibições científicas e tecnológicas.
9. Piazza dei Mercanti
Localizado em frente à Piazza dei Duomo e à Piazza Corduiso, fica a curta distância das principais atracções de Milão. Vários edifícios importantes localizam-se na Piazza dei Mercanti, incluindo o Pallaza della Ragione, o Pallaza delle Scuole Palatine e a Loggia degli Osii.
Para além disso, várias estátuas e monumentos importantes poderão ser aqui encontrados, alguns dos quais têm origens romanas. Visite esta praça para admirar a sua fina arquitectura e para ver esta parte antiga de Milão.
10. Museu Arqueológico de Milão
Localiza-se na Chiesa di San Maurizio al Monastero Maggiore. A primeira parte do museu detalha a história do antigo Mediolanum, enquanto uma segunda parte tem uma selecção de obras de arte e esculturas. Incluído na extensa colecção estão vários vestígios arqueológicos, máscaras teatrais, cerâmica e armadura. Este interessante museu abrange muitas idades de Milão, incluindo a Idade Média, influências da civilização etrusca e também dos antigos gregos.
11. Piazza del Duomo
É um imenso espaço público aberto que possui impressionantes arquitecturas e esculturas. Se estiver a visitar Milão, este deve ser o seu ponto de partida. A partir daqui veja o maravilhoso Duomo e os edifícios circundantes.
No centro da praça existe uma gloriosa estátua do primeiro rei da Itália unida, Vittorio Emmanuel. Além disso, há uma série de lojas, restaurantes e bares de alta qualidade para frequentar.
12. Teatro alla Scala
Existem poucos edifícios no mundo que hospedaram tantos artistas como o Teatro alla Scala. Localizado a norte do Duomo e a leste do Castello Sforzesco, esta ópera é uma das melhores do mundo e é conhecida pelas qualidades acústicas e opulência.
No interior do auditório principal, a decoração e a grandeza dos assentos e do palco são fantásticas. Visitas guiadas encontram-se disponíveis, mas considere também a compra de ingressos para ver um espectáculo, pois uma memorável noite estará garantida.
13. Estádio San Siro
Possivelmente um dos estádios mais conhecidos do mundo, o San Siro é desde 1926 um dos principais locais desportivos em Itália. Com capacidade para pouco mais de 80 mil pessoas, é um dos maiores estádios da Europa. O AC Milan e o Inter de Milão jogam neste campo. Não se esqueça de visitar o museu conjunto para conhecer a história destes dois famosos clubes italianos.
14. Parque Sempione
Um dos melhores parques de Milão. Localiza-se atrás do Castelo Sforzesco. Originalmente estabelecido em 1888, cobre 95 hectares e contém uma miríade de trilhas e áreas arborizadas.
Existe também um museu no parque e a Torre Branca, que é uma enorme torre de vigia que oferece vistas panorâmicas da cidade. Se quer um lugar para relaxar da cidade movimentada, o Sempione é a localização perfeita.
15. Bairro de Brera
Este encantador bairro fica localizado a norte do Duomo, entre Borgonuovo e Broletto. Uma atmosfera boémia distinta prevalece aqui e o bairro está repleto de belas academias de arte, galerias, restaurantes e bares.
Tem uma vibração fantástica e poderá desfrutar de uma boa refeição, sair para tomar uma bebida, experimentar uma pequena terapia de retalho de gama alta, ou simplesmente admirar a arquitectura.
16. Naviglio Grande
Construído originalmente em 1177, este canal estende-se desde a Porta Ticinese até ao rio Ticino a cerca de 50 km para oeste. A secção do Naviglio Grande situada dentro do centro da cidade é um lugar fantástico para caminhar: além da variedade de lojas e restaurantes, fica alinhada com edifícios antigos. Passeie por uma secção da via navegável e admire esta parte diferente de Milão que raramente é vista ou incluída em guias turísticos.
17. Basílica de San Lorenzo Maggiore
É uma das igrejas mais antigas de Milão, tendo sido criada em 402. A entrada principal encontra-se enquadrada por uma série de colunas. Uma estátua do imperador Maximiano poderá ser vista no pátio.
O interior tem extrema idade e a coloração é bastante escura; há, no entanto, um fantástico altar e a capela de Santo Aquilino, que apresenta um bonito trabalho a nível de tecto e mosaicos.
18. Torre Branca
Localizada no Parque Sempione, a Torre Branca possui uns colossais 108,6 metros de altura. Construída em 1933, foi projectada por Gio Ponti e originalmente chamada de Torre Littoria. Durante a década de 1970 foi fechada para remodelação, sendo posteriormente reaberta ao público. Em dias claros, é possível ver os Alpes e os Apeninos.