A língua portuguesa é uma entidade viva, que se transforma e se adapta às mudanças históricas, culturais e sociais dos falantes. Por isso, muitas palavras que usamos hoje em dia não existiam no passado, ou tinham um significado diferente ou oposto ao atual. Da mesma forma, muitas palavras que eram usadas antigamente na língua portuguesa, hoje em dia estão em desuso ou esquecidas.
Essas palavras podem ter caído em desuso por diversos motivos, como o contato com outras línguas, a influência da tecnologia, a ironia, a metáfora, a analogia, entre outros. Neste artigo, vamos apresentar 20 exemplos de palavras antigas que desapareceram da língua portuguesa e explicar como e por que isso aconteceu. Vamos lá?
1. Fuzarca
Fuzarca era uma palavra utilizada para indicar bagunça, farra, folia, balbúrdia. Era muito usada para se referir a festas populares ou carnavalescas. Exemplo de uso do termo: A fuzarca tomou conta das ruas durante o Carnaval.
2. Chumbrega
Chumbrega era uma palavra usada para descrever algo sem qualidade e que estraga fácil. Era um termo depreciativo e pejorativo. Exemplo de uso do termo: Não compre esse relógio, é uma chumbrega que vai deixar de funcionar em pouco tempo.
3. Sirigaita
Sirigaita era uma palavra usada para se referir a uma mulher atrevida, leviana, namoradeira ou galanteadora. Era um termo que podia ter uma conotação elogiosa ou ofensiva, dependendo do contexto. Exemplo de uso do termo: Aquela sirigaita não me me deixa em paz.
4. Quiprocó
Quiprocó era uma palavra usada para indicar confusão, balbúrdia, desaguisado, mal-entendido, engano. Era muito usada para se referir a situações embaraçosas ou cómicas. Exemplo de uso do termo: Foi um quiprocó tremendo quando ele descobriu que ela era casada.
5. Chapoletada
Chapoletada era uma palavra usada para se referir a um golpe dado com chapéu ou boné na cabeça de alguém. Era um termo usado para expressar desprezo ou zombaria. Exemplo de uso do termo: Ele merecia uma chapoletada por ter sido tão mal-educado.
6. Vitrola
Vitrola era uma palavra usada para se referir a um aparelho antigo que reproduzia discos de vinil. Era um termo muito usado para se referir à música ou ao som produzido por este aparelho. Exemplo de uso do termo: Ele adorava ouvir as suas músicas preferidas na vitrola.
7. Tabefe
Tabefe era uma palavra usada para se referir a um tapa, bofetada, sopapo. Era um termo usado para expressar violência ou agressão física. Exemplo de uso do termo: Ele levou um tabefe na cara por ter insultado o professor.
8. Sacripanta
Sacripanta era uma palavra usada para se referir a um patife, velhaco, mau-caráter, desprezível. Era um termo usado para expressar repúdio ou indignação por alguém sem escrúpulos ou moral. Exemplo de uso do termo: Aquele sacripanta roubou todo o dinheiro da empresa.
9. Basbaque
Basbaque era uma palavra usada para se referir a uma pessoa ingénua, palerma, simplório, parvo, tolo. Era um termo usado para expressar ironia ou sarcasmo por alguém sem inteligência ou esperteza. Exemplo de uso do termo: Ele é tão basbaque que acredita em tudo o que lhe dizem.
10. Petiz
Petiz era uma palavra usada para se referir a uma criança, menino, garoto. Era um termo usado para expressar carinho ou ternura por alguém jovem ou pequeno. Exemplo de uso do termo: O meu petiz já sabe ler e escrever.
11. Supimpa
Supimpa era uma palavra usada para expressar aprovação, admiração ou satisfação por algo ou alguém. Era um termo usado para elogiar algo ou alguém excelente, muito bom, ótimo. Exemplo de uso do termo: O seu trabalho ficou supimpa!
12. Alpendre
Alpendre era uma palavra usada para se referir a uma varanda coberta. Era um termo usado para descrever um espaço externo da casa, onde se podia descansar ou apreciar a vista. Exemplo de uso do termo: Do alpendre da minha casa ainda consigo ver o rio.
13. Janota
Janota era uma palavra usada para se referir a uma pessoa que se veste com esmero, com elegância. Era um termo usado para elogiar alguém que tem bom gosto ou estilo. Exemplo de uso do termo: Aquele rapaz que ali vai é todo janota.
14. Gorar
Gorar era uma palavra usada para se referir a frustrar, não dar certo, debelar. Era um termo usado para descrever algo que não aconteceu como o esperado ou planeado. Exemplo de uso do termo: Todos os meus planos para o fim de semana saíram gorados.
15. Cacareco
Cacareco era uma palavra usada para se referir a algo velho, inútil, sem valor. Era um termo usado para descrever algo que não serve mais ou que está estragado. Exemplo de uso do termo: Não quero mais esse cacareco na minha casa.
16. Botica
Botica era uma palavra usada para se referir a uma farmácia, drogaria, loja de medicamentos. Era um termo usado para descrever um estabelecimento onde se vendiam ou preparavam remédios. Exemplo de uso do termo: Preciso ir à botica comprar uns comprimidos.
17. Brunir
Brunir era uma palavra usada para se referir a polir, lustrar, dar brilho. Era um termo usado para descrever a ação de tornar algo mais brilhante ou lustroso. Exemplo de uso do termo: Ele brunia os seus sapatos todos os dias.
18. Garçon
Garçon era uma palavra usada para se referir a um empregado de mesa, garçom, criado. Era um termo usado para descrever alguém que servia os clientes em restaurantes, cafés ou hotéis. Exemplo de uso do termo: Chamei o garçon para pedir a conta.
19. Jorna
Jorna era uma palavra usada para se referir a um dia de trabalho, jornada, turno. Era um termo usado para descrever o período de tempo em que alguém trabalhava ou recebia pelo seu trabalho. Exemplo de uso do termo: Ele fazia jorna de oito horas por dia.
20. Ladroa
Ladroa era uma palavra usada para se referir a uma ladra, gatuna, roubadora. Era um termo usado para descrever uma mulher que roubava ou furtava coisas alheias. Exemplo de uso do termo: A ladroa foi presa em flagrante pela polícia.
Estou a ficar velho – ainda conheço e uso mais de metade destas palavras…