A gastronomia portuguesa é cada vez mais reconhecida internacionalmente, fruto do trabalho de inúmeros chefs nacionais que têm promovido o que de melhor fazemos no nosso país. Consoante a região de Portugal, encontramos diferentes ingredientes e pratos, mas existem algumas iguarias que são reconhecidas e apreciadas em todo o país.
E quando acompanhadas por um bom vinho e pelo nosso belo azeite, ficam ainda mais irresistíveis. Mas se pensa que a culinária portuguesa é feita apenas de peixe e bacalhau, está enganado. Nela cabem também os doces conventuais, por exemplo. São um exemplo raro no mundo de variedade e criatividade.
Se já ficou com água na boca, deixamos-lhe alguns melhora pratos da gastronomia portuguesa. Quem sabe não se inspire para a próxima refeição ou petisco?
1. Pastéis de bacalhau
Diz-se que existem mais receitas de bacalhau que dias num ano. Uma dessas receitas, muito apreciada, é a de bolinhos de bacalhau, que usa esse ingrediente desfiado. O resultado final é um croquete dourado, de exterior crocante e interior suave, que pode ser servido como entrada ou como prato principal, servidos com arroz.
2. Bacalhau à Brás
Continuando com o bacalhau, outra receita muito popular com este ingrediente é o bacalhau à Brás. Basta saltear bacalhau desfiado com cebola e batata palha e juntar azeitonas e salsa para obter este prato saboroso e muito fácil de se fazer. Como é tão simples, a sua fama não é nenhuma surpresa, incorporando com todo o direito esta lista.
3. Alheira de Mirandela
A alheira foi criada pelos Judeus, de forma a fazer a inquisição portuguesa acreditarem que eram cristãos. Hoje, este chouriço sem carne de porco é um prato clássico da nossa gastronomia, sendo apreciado apenas com pão, na região de onde é originário. Noutras zonas, a alheira é servida com ovo estrelado e batatas fritas.
4. Francesinha
Esta receita, típica do Porto, teve a sua inspiração no croque monsieur francês, sendo provável que o seu nome venha desse facto. Este prato é rico em queijo, fiambre e enchidos, contando com o pão e o bife, tudo numa sanduíche. O fator diferenciador está no saboroso molho, que cobre o prato e lhe dá toda uma nova dimensão.
5. Cozido à portuguesa
Se é um amante de carne, vai adorar este prato que inclui frango, vaca, porco e diversos enchidos. Pelo meio, encontra alguns legumes, como cenoura, couve e feijão. A água usada para cozer estes ingredientes forma um caldo nutritivo, que pode ser bebido ou usado para cozinhar outras refeições, como o arroz.
6. Caldeirada de peixe
A nossa culinária usa muito peixe e marisco, e, assim, não é de admirar que muitos pratos populares usem sabores do mar. Um dos exemplos mais reconhecidos são as caldeiradas, um cozido feito com diversos tipos de peixe e de marisco, coberto com tomates e ervas aromáticas. É a refeição perfeita para apreciar depois de um longo dia de praia.
7. Amêijoas à Bulhão Pato
Neste prato de amêijoas, o que conta não é só o que está dentro da concha, mas também o seu molho divinal, feito à base de azeite, coentros, alho e vinho branco. A melhor forma de rematar esta iguaria é com fatias de pão, que se molham no que sobra e que nos deliciam. Tudo isto acompanhado por uma cerveja fresca.
8. Queijo da Serra
Este queijo, feito com leite de ovelha, com sabor intenso e textura cremosa, varia entre o suave e amanteigado e o mais duro e de sabor mais forte, consoante o tempo de cura. Qualquer apreciador de queijo irá adorar esta iguaria, que incompreensivelmente é pouco conhecida fora do nosso país.
9. Caldo verde
Presença assídua nas mais variadas festas populares, o caldo verde é uma sopa feita à base de batatas, cebola e couve cortada em juliana, servida com rodelas de chouriço. O prato pode ser servido como ceia, ou antes do prato principal.
10. Sardinhas assadas
O sabor do peixe combinado com o aroma da grelha cria este delicioso prato, que tanto pode ser encontrado em restaurantes como em bancas de rua, durante os meses de verão. Podem ser servidas de diversas formas, como em cima de fatias de pão ou com uma salada de pimentos assados a acompanhar.
11. Bolo do caco
Este pão achatado e circular é tradicional da Madeira. O bolo do caco é cozido num forno de lenha artesanal, tendo nos seus ingredientes batata-doce, produto típico do arquipélago. Nos últimos anos, tem ganhado bastante popularidade um pouco por todo o país.
12. Arroz de Pato
Este é um prato de arroz com pato e fatias de chouriço, que vai ao forno e cria uma cobertura estaladiça. O pato é cozido antes de ir ao forno, para garantir que está o mais suave possível quando chega à boca. O prato fica muito bem acompanhado por um copo de vinho tinto.
13. Pastel de Belém
Esta iguaria pode ser comprada junto ao Mosteiro dos Jerónimos, sendo este o único local do país onde podemos provar os resultados de uma receita secreta originalmente criada por freiras. É claro que, por todo o país, encontramos o pastel de nata, mas diz quem prova que os pastéis de Belém são totalmente diferentes…
14. Torta de Azeitão
As sobremesas à base de ovos são muito comuns no nosso país, existindo muitas variedades regionais. Uma das sobremesas mais famosas é a torta de Azeitão, coberta de gema de ovo doce e canela e enrolada na perfeição. Um autêntico festival de sabores, a não perder!
15. Ovos moles de Aveiro
Os ovos moles são gemas de ovo doces, enroladas numa bolacha tão fina como uma folha de papel. A sua origem é conventual, como tantos outros doces do nosso país. O resultado é uma sobremesa leve, mas muito saborosa e apelativa.
16. Pão de ló
Esta é uma sobremesa frequente em épocas de Páscoa e do Natal, sendo vendido na maioria das pastelarias, envolto em papel vegetal. Este bolo suave, simples e volumoso pode ser comido sozinho ou acompanhado com uma bola de gelado.
17. Polvo à Lagareiro
O polvo tem um grande destaque na nossa culinária, e, em algumas regiões, chega a ser servido em épocas especiais, como o Natal. É também servido em muitos restaurantes como uma deliciosa entrada. Já o polvo à lagareiro é um prato de polvo assado, coberto com azeite e alho e servido com batatas assadas.
18. Arroz doce
Esta típica sobremesa portuguesa é uma espécie de pudim feito com arroz cozido com limão e polvilhado em canela. É um daqueles pratos que nos faz lembrar o Natal ou reuniões de família, de tão comum e apreciado que é.
19. Queijadas de Sintra
As queijadas são um pastel de ovo feito com requeijão, sendo um estandarte da belíssima vila de Sintra. Portanto, se estiver pela zona, não pode deixar de visitar uma pastelaria e comprar um pacote de queijadas, polvilhadas com canela.
20. Salame de chocolate
Este doce em forma de salsicha pode ser encontrado em muitos supermercados, embora seja fácil de se fazer. Este doce, que mistura chocolate em pó, manteiga, ovos e pedaços de bolacha, tem a sua origem discutida por diversos países europeus.