A língua portuguesa é uma das mais faladas do mundo, com cerca de 260 milhões de falantes espalhados pelos cinco continentes. Além de ser a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, o português também é falado como língua materna ou segunda língua em países como Macau, Goa, Malaca, Guiné Equatorial e Uruguai.
Mas o português não se limita a esses países. Graças à história dos Descobrimentos e à expansão marítima portuguesa, o português deixou a sua marca em muitas outras línguas e culturas pelo mundo fora. Há palavras da língua portuguesa que foram adotadas por outros idiomas, com ou sem alterações na grafia ou no significado. Essas palavras revelam a influência que Portugal teve no comércio, na ciência, na arte, na religião e na gastronomia de vários povos.
Neste artigo, vamos apresentar 12 palavras da língua portuguesa que são usadas em todo o mundo, em diferentes idiomas e contextos. Vai surpreender-se com a riqueza e a diversidade do nosso idioma.
1. Albino
A palavra albino deriva do latim albus, que significa branco. Surgiu pela primeira vez no português no final do século XVIII, para designar pessoas ou animais de pele e cabelos excessivamente brancos, devido a um distúrbio hereditário que afeta a produção de melanina. Esta palavra é usada da mesma forma em inglês, italiano, alemão, espanhol e outras línguas.
2. Albatroz
A palavra albatroz foi inventada pelos portugueses no século XVII, para nomear uma grande ave marinha que encontraram nos mares do sul. O nome vem do árabe al-qadus, que significa balde ou jarro, provavelmente uma referência ao formato do bico do animal. Esta palavra é escrita de forma semelhante em inglês (albatross), francês (albatros), italiano (albatro), alemão (Albatros) e outras línguas.
3. Banana
A palavra banana tem origem africana, provavelmente do wolof banäna ou do mandinga bananu. Foi trazida pelos portugueses para a Europa no século XVI, depois de terem contato com essa fruta tropical na África Ocidental e nas ilhas atlânticas. A palavra espalhou-se por várias línguas, como inglês (banana), francês (banane), italiano (banana), espanhol (banana) e alemão (Banane).
4. Cachalote
A palavra cachalote vem do francês antigo cachalot, que significa “grande dente”. Foi usada pelos portugueses para designar uma espécie de baleia com dentes na mandíbula inferior, que pode chegar a 20 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas. Esta palavra é usada em inglês (cachalot), francês (cachalot), italiano (capodoglio), espanhol (cachalote) e outras línguas.
5. Cobra
A palavra cobra vem do latim colubra, que significa “serpente”. Foi usada pelos portugueses para se referir a vários tipos de répteis rastejantes e venenosos que encontraram nas suas viagens pelo mundo. Esta palavra é usada em inglês (cobra), francês (cobra), italiano (cobra), espanhol (cobra) e outras línguas.
6. Comando
A palavra comando vem do latim commandare, que significa “ordenar” ou “dirigir”. Foi usada pelos portugueses para se referir a um grupo de soldados ou guerrilheiros que realizavam operações especiais ou secretas. Esta palavra é usada em inglês (commando), francês (commando), italiano (comando), espanhol (comando) e outras línguas.
7. Fetiche
A palavra fetiche vem do português feitiço, que significa “magia” ou “encanto”. Foi usada pelos portugueses para se referir aos objetos sagrados ou amuletos que os povos africanos usavam para adorar os seus deuses ou espíritos. Mais tarde, essa palavra adquiriu o sentido de atração sexual por um objeto ou parte do corpo. Essa palavra é usada em inglês (fetish), francês (fétiche), italiano (feticcio), espanhol (fetiche) e outras línguas.
8. Mosquito
A palavra mosquito vem do português mosca, que significa “inseto voador”. Foi usada pelos portugueses para se referir a um tipo de mosca pequena e irritante, que pica e transmite doenças. Esta palavra é usada em inglês (mosquito), francês (moustique), espanhol (mosquito) e outras línguas.
9. Zebra
A palavra zebra foi inventada pelos portugueses no século XVI, para se referir a um animal exótico que encontraram na África, com listas pretas e brancas no corpo. O nome vem do latim equiferus, que significa “cavalo selvagem”. Esta palavra é usada em inglês (zebra), francês (zèbre), italiano (zebra), espanhol (cebra) e outras línguas.
10. Marmelada
A palavra marmelada vem do português marmelo, que significa “fruto do marmeleiro”. Foi usada pelos portugueses para se referir a uma compota feita com marmelos cozidos e açúcar, que era muito apreciada na Europa. Mais tarde, esta palavra passou a designar qualquer tipo de compota ou geleia de frutas. É usada em inglês (marmalade), francês (marmelade), italiano (marmellata), espanhol (mermelada) e outras línguas.
11. Caramelo
A palavra caramelo vem do português caramelo, que significa “doce de açúcar queimado” ou “cor de açúcar queimado”. Foi usada pelos portugueses para se referir a uma preparação básica da confeitaria elaborada com açúcar branco. Esta palavra é usada em inglês (caramel), francês (caramel), italiano (caramello), espanhol (caramelo) e outras línguas.
12. Brisa
A palavra brisa vem do português brisa, que significa “vento suave” ou “aragem”. Foi usada pelos portugueses para se referir a um vento leve e agradável que sopra do mar para a terra ou de uma região fria para uma quente. É usada em inglês (breeze), francês (brise), italiano (brezza), espanhol (brisa) e outras línguas.