Algo considerado normal e positivo em Portugal, pode ser ofensivo noutros pontos do globo. Há coisas que fazemos todos os dias, que noutros locais nos podem levar à prisão. Para os amantes de viagens, este artigo pode ser extremamente útil caso não pretenda criar conflitos ou mal entendidos com os habitantes do país que pretende visitar. E para os amantes de outras culturas, algumas curiosidades sobre os hábitos e comportamentos de outros povos vão, com certeza, fasciná-lo e aguçar a sua curiosidade em querer descobrir ainda mais. Descubra o que não pode fazer noutros países e mantenha-se longe de problemas.
1. Brindar batendo os copos
Em Budapeste, o acto de brindar batendo os copos relembra a derrota da Hungria, durante a revolução húngara. Quase dois séculos depois e o gesto ainda é considerado ofensivo.
2. Tocar na cabeça dos locais
Na Tailândia ou Myanmar, tocar na cabeça de alguém – mesmo crianças – é algo extremamente desrespeitador.
3. Mascar pastilhas elásticas
Além de ser falta de educação, mascar pastilha elástica em Singapura dá direito a multa. Em 1992 a pastilha elástica foi proibida no país e em 2004 foram autorizados as pastilhas elásticas para usos médicos.
4. Assoar o nariz
Na China, Arábia Saudita, Japão e Turquia assoar o nariz em público é um ato repulsivo.
5. Sentar no banco de trás do táxi
Na Austrália, Nova Zelândia, Holanda, Escócia e partes da Irlanda é considerado arrogante pois deixa claro a desigualdade.
6. Usar a mão esquerda
Em regiões africanas, no Médio Oriente, Índia e Sri Lanka é inaceitável usar a mão esquerda para comer, aceitar presentes ou qualquer outra coisa.
7. Comer em locais que não vendam comida
No Japão ou Ruanda comer fora dos locais que vendem comida é muito ofensivo. Nada de comprar um gelado e sair caminhando por lá…
8. Cumprimentar só com uma mão
Na Coreia do Sul, por exemplo, o costume manda que a mão esquerda apoie o braço direito durante a saudação. Pior do que não usar a mão esquerda, só mesmo deixá-la no bolso durante a saudação.
9. Abrir um presente imediatamente
Em países asiáticos, como a Índia ou a China, é considerado falta de educação e sinal de ganância.
10. Entrar em casa com sapatos
Na Tailândia, no Japão ou na Rússia é considerado ofensivo não retirar os sapatos para entrar em casa de alguém.
11. Mostrar a planta dos pés
Para os muçulmanos, árabes, budistas, hindus entre outros, mostrar a sola dos pés é sinal de desrespeito. Nos templos, o ideal é sentarem-se com os pés para trás, nunca com a planta dos pés para o altar.
12. Apontar com o dedo indicador
No Butão é rude apontar com o dedo indicador.
13. Conversar durante o jantar
Em certas partes da África, Ásia e Finlândia, o silêncio é a norma durante o jantar.
14. Dar gorjeta
No Japão ou na Coreia do Sul dar gorjeta aos funcionários de restaurantes, cafés ou hotéis é considerado um insulto.
15. Dizer a palavra “não”
No Quénia, deve evitar dizer a palavra “não”, mesmo que a resposta seja negativa. É melhor acenar com a cabeça ou dizê-lo por outras palavras.
16. Mostrar os dentes
Rir e mostrar os dentes é algo extremamente rude e descortês no Japão.
17. Recusar comida
Os portugueses têm o hábito de recusar comida para não dar trabalho ao anfitrião mas no Líbano essa atitude é considerada como sendo muito ofensiva.
18. Adicionar temperos à comida
Adicionar sal, pimenta ketchup ou qualquer outro tempero à comida é considerado como sendo ofensivo em países como Espanha, Itália, França ou Japão pois dá a entender que a refeição não está boa.
19. Comer toda a comida do prato
Na China é um acto de respeito deixar alguma comida no prato pois caso contrário poderá dar a sensação que o seu anfitrião não lhe deu comida suficiente.
20. Levantar o polegar
Levantar o polegar em Portugal é sinal de algo positivo mas, no entanto, no Médio Oriente é um acto equivalente a mostrar o dedo do meio.
21. Fazer “ok” juntando o polegar e o indicador
Este gesto, tão comum na sociedade ocidental, é considerado obsceno na Turquia.
22. Chegar atrasado
Na Inglaterra, Alemanha ou na Suiça, chegar atrasado é algo extremamente mal visto. O ideal é chegar uns minutos antes.
23. Chegar a horas
No total oposto do exemplo anterior, na Argentina é considerado indelicado chegar à hora certa. O ideal é chegar alguns minutos depois.
24. Oferecer um relógio de presente
Na China, o relógio simboliza a morte e por isso nunca deve ser oferecido de presente. Em alguns casos pode até ser considerado como sendo uma ameaça.
25. Oferecer cravos vermelhos
Embora tenham um significado muito especial para os portugueses, os cravos vermelhos são considerados símbolos de má sorte em França e portanto nunca deve oferecer estas flores a ninguém.
Autora: Susana Sousa Ribeiro
Falar ao mesmo tempo, interromper os outros quando estão a falar, gesticular quando se está a falar, cruzar os braços, meter as mãos nos bolsos, pedir alguma coisa sem dizer por favor, não agradecer um favor ou alguma informação. Tudo isto é extremamente mal visto no centro e norte da Europa.