A língua portuguesa é uma das mais ricas e complexas do mundo, mas também uma das mais desafiantes. Há palavras que nos deixam confusos, que nos fazem tropeçar na fala ou que nos obrigam a consultar o dicionário. Neste artigo, vamos apresentar-lhe 30 palavras super difíceis da língua portuguesa e os seus significados.
Algumas delas são estrangeirismos, outras são arcaísmos, outras são termos técnicos ou científicos. Mas todas elas têm algo em comum: são palavras que poucas pessoas usam ou conhecem. Será que é capaz de acertar o significado de todas elas? Vamos descobrir!
1. Anacoluto
Um anacoluto é uma figura de estilo que consiste em interromper a construção lógica de uma frase e retomá-la de forma diferente, criando um desvio sintático. Por exemplo: “O João, coitado, nunca teve sorte na vida.”
2. Basbaque
Basbaque é um adjetivo que qualifica alguém que fica admirado ou espantado com alguma coisa, mostrando ingenuidade ou credulidade. Por exemplo: “Ela ficou basbaque com a beleza do pôr-do-sol.”
3. Cacofonia
Cacofonia é um som desagradável que resulta da combinação de algumas sílabas ou palavras. Por exemplo: “Ela viu a rua vazia.” (viu-a)
4. Dístico
Dístico é um conjunto de dois versos que rimam entre si ou que formam uma unidade de sentido. Por exemplo: “Amor é fogo que arde sem se ver; / É ferida que dói e não se sente.”
5. Esdrúxulo
Esdrúxulo é um adjetivo que se aplica a algo ou alguém que é extravagante, ridículo ou bizarro. Por exemplo: “Ele usava um chapéu esdrúxulo.” Esdrúxulo também é um termo gramatical que se refere a uma palavra cuja sílaba tónica é a antepenúltima. Por exemplo: “lâmpada”.
6. Desasnado
Desasnado é um adjetivo que significa que deixou de ser asno, burro ou ignorante; que se tornou instruído, esclarecido ou sensato. Por exemplo: “Ele era um aluno desasnado e aplicado.”
7. Genuflexório
Genuflexório é um substantivo masculino que designa um móvel usado nas igrejas para os fiéis se ajoelharem durante as orações. Por exemplo: “Ele colocou-se de joelhos no genuflexório.”
8. Heteróclito
Heteróclito é um adjetivo que indica algo ou alguém que é irregular, anormal ou fora do comum. Por exemplo: “Ele tinha um estilo heteróclito de vestir.” Heteróclito também é um termo gramatical que se refere a uma palavra cuja flexão não segue as regras gerais. Por exemplo: “cônsul”.
9. Inexorável
Inexorável é um adjetivo que descreve algo ou alguém que não se pode evitar, impedir ou alterar; ou que não cede, não perdoa ou não se comove. Por exemplo: “O destino é inexorável.”
10. Jactância
Jactância é um substantivo feminino que significa o ato ou o efeito de se gabar, de se vangloriar ou de se exibir. Por exemplo: “Ele falava com jactância dos seus feitos.”
11. Kafkiano
Kafkiano é um adjetivo que se refere a algo que é absurdo, ilógico, angustiante ou opressivo, como as obras do escritor tcheco Franz Kafka. Por exemplo: “Ele viveu uma situação kafkiana no tribunal.”
12. Lauto
Lauto é um adjetivo que significa abundante, farto, rico ou magnífico. Por exemplo: “Eles serviram um lauto banquete aos convidados.”
13. Mesóclise
Mesóclise é um termo gramatical que consiste em colocar o pronome pessoal átono no meio do verbo, quando este está no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Por exemplo: “Dir-te-ei a verdade.”
14. Néscio
Néscio é um adjetivo que qualifica alguém que é ignorante, estúpido ou insensato. Por exemplo: “Não sejas néscio e ouve os conselhos dos mais velhos.”
15. Óbice
Óbice é um substantivo masculino que significa obstáculo, impedimento ou dificuldade. Por exemplo: “Não há óbice para a realização do projeto.”
16. Pleonasmo
Pleonasmo é uma figura de linguagem que consiste em usar palavras redundantes ou desnecessárias para reforçar a ideia. Por exemplo: “Subir para cima”, “entrar para dentro”, “sair para fora”.
17. Quimera
Quimera é um substantivo feminino que significa um sonho irrealizável, uma fantasia, uma ilusão ou uma utopia. Por exemplo: “Ele persegue uma quimera.” Quimera também é o nome de um monstro mitológico que tinha cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de dragão.
18. Rútilo
Rútilo é um adjetivo que indica algo que brilha, que reluz ou que tem cor vermelha. Por exemplo: “O céu estava rútilo ao anoitecer.”
19. Sempiterno
Sempiterno é um adjetivo que significa eterno, perpétuo, imortal ou infinito. Por exemplo: “Deus é sempiterno.”
20. Taciturno
Taciturno é um adjetivo que caracteriza alguém que é calado, silencioso, reservado ou triste. Por exemplo: “Ele era um homem taciturno e solitário.”
Ok, aqui está a última parte do artigo.
21. Ufanismo
Ufanismo é um substantivo masculino que significa o sentimento de orgulho exagerado ou de vaidade nacionalista. Por exemplo: “Ele manifestava um ufanismo patriótico.”
22. Vexame
Vexame é um substantivo masculino que significa uma situação humilhante, constrangedora ou vergonhosa. Por exemplo: “Ele passou um vexame na frente de todos.”
23. Cuntatório
Cuntatório é um adjetivo que se refere a algo que é demorado, lento, vagaroso ou que envolve delonga ou adiamento. Por exemplo: “Ele tinha um jeito cuntatório de falar.”
24. Zénite
Zénite é um substantivo masculino que significa o ponto mais alto do céu em relação a um observador na superfície da Terra. Por exemplo: “O sol estava no zênite ao meio-dia.” Zênite também pode significar o auge, o apogeu ou o clímax de algo ou alguém. Por exemplo: “Ele atingiu o zénite da sua carreira.”
25. Anuência
Anuência é um substantivo feminino que significa o ato ou o efeito de anuir, ou seja, de consentir, de concordar ou de aprovar algo. Por exemplo: “Ele obteve a anuência dos pais para viajar.”
26. Filaucioso
Filaucioso é um adjetivo que significa que tem filáucia, ou seja, que tem amor próprio exagerado, vaidade ou presunção. Por exemplo: “Ele era um homem filaucioso e arrogante.”
27. Conspurcar
Conspurcar é um verbo que significa sujar, manchar, macular ou poluir algo ou alguém. Por exemplo: “Ele conspurcou a sua honra com mentiras.”
28. Dendrícola
Dendrícola é um adjetivo que se refere a algo ou alguém que vive nas árvores ou que se alimenta delas. Por exemplo: “O macaco é um animal dendrícola.”
29. Efémero
Efémero é um adjetivo que indica algo que dura pouco tempo, que é passageiro, transitório ou fugaz. Por exemplo: “A vida é efémera.”
30. Frugal
Frugal é um adjetivo que significa algo que é simples, modesto, sóbrio ou parco. Por exemplo: “Ele levava uma vida frugal.”
Cuntatório e heteróclito foram as únicas palavras que desconhecia. Talvez a idade confira alguma experiência mas, seja como for, não era assim tão difícil hehehe
Talvez para quem não tenha o hábito de ler seja mais difícil.
É sempre bom poder conferir como estão os nossos conhecimentos. Obrigado