O Alqueva veio transformar por completo a paisagem do Alentejo. Algumas pessoas ficaram contentes com a mudança, outras nem por isso. Além de proporcionar água para a agricultura, a barragem do Alqueva gerou também as condições ideias para a existência de praias fluviais. Até ao momento, existem 5 praias fluviais no Alqueva (4 em Portugal e 1 em Espanha).
E a verdade é que estas praias fluviais são de elevada qualidade e vieram trazer aos habitantes da região um local para se refrescarem e, aos turistas que visitam as redondezas, mais um motivo para se encantarem e ficarem mais uns dias. Afinal de contas, quem disse que era preciso um oceano para ter uma praia? Basta o maior lago artificial da Europa, o Alqueva.
Estas praias possuem todas as instalações e estruturas necessárias para proporcionarem um ótimo dia para toda a família. Além disso, várias delas possuem também Bandeira Azul. Descubra as melhores praias fluviais do Alqueva.
1. Praia Fluvial de Mourão
Esta praia incrível, com um areal amplo e extenso, encontra-se banhada pelas águas calmas do Alqueva. Inaugurada em julho de 2017, foi a maior praia da região durante muitos anos e um autêntico local de romaria para os habitantes dos arredores.
Possui espaço ajardinado, piscina flutuante, parque de merendas, churrasqueira e um passadiço que serve de acesso aos apoios de praia. É, sem sombra de dúvidas, um autêntico oásis na região e uma das melhores praias fluviais do Alqueva e de todo o Alentejo.
2. Praia Fluvial de Monsaraz
Esta praia fluvial (a primeira do Alqueva), a cerca de 4 km de Monsaraz, é detentora do galardão Bandeira Azul e tem serviço de vigilância durante a época balnear. Tem uma piscina flutuante, posto médico, bar/restaurante, zona de merendas, parque infantil e lugares de estacionamento. A praia encontra-se próxima do Centro Náutico de Monsaraz.
Trata-se, sem sombra de dúvidas, de uma das melhores opções para dar uns mergulhos no Alqueva. Tem ainda a vantagem de ficar perto da belíssima Monsaraz, uma das localidades mais bonitas do Alentejo.
3. Praia Fluvial da Amieira
Esta praia, com uma extensão de cerca de 600 metros, tem um areal muito agradável e convidativo. O local tem também uma zona ajardinada, bar, restaurante, balneários, instalações sanitárias acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, um ancoradouro e um parque de merendas onde pode fazer refeições em família.
Também é possível alugar um barco/casa. Sim, leu bem. Trata-se de um barco onde pode dormir, proporcionando também a oportunidade de passear ao longo de todo o grande lago do Alqueva.
4. Praia Fluvial de Cheles
É uma praia que está já situada do outro lado da fronteira, em Espanha. Para lá chegar, basta seguir as indicações que encontra na fronteira, até à aldeia ribeirinha de Cheles. O local destaca-se pelo espaço ajardinado, pelo parque infantil e pelas diversas zonas de sombra, perfeitas para se fazer um piquenique em família ou a dois.
5. Parque de Merendas de Campinho
Apesar de não ser oficialmente uma praia fluvial mas sim um parque de merendas, é perfeitamente possível dar uns mergulhos refrescantes no Alqueva neste local, desde que o faça com os devidos cuidados já que não possui vigilância.
Por não ser oficial, o Parque de Merendas de Campinho não possui qualquer estrutura de apoio típica de uma praia, mas possui alguma sombra, mesas para piqueniques e até um pequeno cais onde pode estacionar o seu barco (caso o tenha) e partir à descoberta do Alqueva.