Umas férias mais prolongadas sabem sempre bem, mas, enquanto elas não chegam, pode sempre aproveitar os feriados e fins de semana para conhecer um pouco melhor o nosso país, que tem muito para descobrir. Afinal de contas, poucos são os países que possuem tanta diversidade em tão pouco espaço como Portugal.
Uma escapadinha de fim de semana é ideal para recarregar baterias e é também uma ótima desculpa para levar a família a passear e quebrar um pouco a rotina. Ou, quem sabe, visitar um local mais romântico com a sua cara metade e desfrutar de um passeio a dois.
São muitos os locais perfeitos para conhecer numa escapadinha mais breve, mas, nesta lista, deixamos-lhe 5 cidades que tem mesmo que conhecer e que são perfeitas para o acolher tanto numa estadia mais curta como numas férias prolongadas. Comece a planear a sua viagem!
1. Aveiro
A cidade é conhecida pela Ria e pelos moliceiros que nela navegam, permitindo a muitos visitantes conhecer Aveiro de uma perspetiva diferente.
Mas, para além de um passeio na Ria, existem muitos monumentos e pontos de interesse a descobrir na cidade ou bem perto dela. E, para terminar em grande a visita, não deixe de provar os famosos ovos moles ou as tripas de Aveiro, que lhe conquistarão o paladar.
2. Lamego
Esta cidade é conhecida pela sua importância militar e religiosa, assim como pela sua localização nas margens do rio Douro.
Hoje, Lamego é uma cidade moderna e com excelentes acessos, sendo muito visitada pelo Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que tem uma escadaria de 686 degraus que o levam do centro da cidade ao santuário. Na gastronomia, não deixe de provar a Bola de Lamego, e o famoso Biscoito da Teixeira.
3. Tavira
Este é um local tranquilo e perfeito para uma escapadinha relaxante, encontrando-se numa zona de grande beleza natural. Para além de poder conhecer o Parque Natural da Ria Formosa, terá a oportunidades de descobrir as praias quase desertas da Ilha de Tavira.
No que toca às refeições, encontrará diversos restaurantes onde se pode deliciar com pratos de peixe e marisco que o irão surpreender.
4. Nazaré
Quando falamos da Nazaré, é impossível não falar de praia, especialmente se é fã de desportos aquáticos como o surf.
Para além de ter a oportunidade de praticar esta modalidade (ou aprendê-la numa escola), não deixe de percorrer com calma as ruas do Bairro dos Pescadores, onde poderá apreciar tradições como as varinas das sete saias e até pescadores vestidos de xadrez e com o seu gorro ao ombro.
5. Estremoz
É conhecida como “a cidade branca do Alentejo”, devido à cor das suas casas, que se espalham pelas colinas protegidas pela muralha, e por ser zona de mármore.
O seu ponto de destaque é a imponente Torre de Menagem, mas a cidade tem um património cultural e arqueológico rico e vasto, por entre igrejas e o castelo, tendo sido casa de diversos reis e rainhas de Portugal. Por isso, não deixe de partir à descoberta das suas maravilhas com calma, apreciando os detalhes.