Conhece as cidades portuguesas que são Património Mundial? Repletas de história, de monumentos e de tradições para descobrir, estas cidades foram cruciais durante vários episódios da História de Portugal. Estão catalogadas como património da humanidade graças à boa preservação dos seus centros históricos e à abundância de pontos de interesse que albergam.
Nos últimos anos, tem sido feito um esforço para acrescentar mais vilas e cidades à lista de Património Mundial da UNESCO. No entanto, trata-se de uma tarefa difícil e que exige um longo caminho. Lisboa está entre as candidatas, assim como Mértola e Vila Viçosa.
A certificação pela UNESCO obriga a um maior cuidado com a preservação do património mas também atrai mais turistas a estas localidades. Conheça as 5 cidades portuguesas que são Património Mundial.
1. Évora

Esta cidade-museu tem sabido resistir à passagem do tempo, dentro das suas muralhas setecentistas, conservando o seu charme e património rico. Foi distinguida pela UNESCO em 1986. Um título mais do que merecido para aquela que é uma das cidades mais antigas de Portugal.
Passeie pelas suas ruas estreitas, tendo atenção aos pormenores, e deslumbre-se com a Praça do Giraldo, o imponente Templo Romano ou a singular Capela dos Ossos, num conjunto muito bem conservado que cativa os visitantes há séculos.
2. Centro Histórico de Guimarães

Foi aqui, no que era um pequeno aglomerado medieval, protegido por um modesto castelo, que nasceu o nosso primeiro rei, em 1109, estando Guimarães muito ligada à nossa nacionalidade. Ainda hoje se recorda este episódio na celebre inscrição “Aqui nasceu Portugal” que se encontra no Largo do Toural.
Assim, não é de espantar que o seu Centro Histórico seja Património Cultural da Humanidade desde 2001. Não deixe de visitar o Castelo e o Paço dos Duques de Bragança, nem de se deixar enredar na atmosfera única da cidade. O Largo da Oliveira é outro dos pontos obrigatórios, assim como a zona de Couros, que Guimarães pretende incluir na área que é património da humanidade.
3. Centro Histórico do Porto

Algumas das atrações que encontra no Centro Histórico do Porto, que é Património Cultural da Humanidade desde 1996, incluem as casas coloridas que se estendem até ao Douro.
Também a ponte D. Luís I, a Sé, o Palácio da Bolsa, a muralha Fernandina, as caves do vinho do Porto, os barcos rabelos, a Estação de São Bento, ou a Torre dos Clérigos são motivos para visitar a capital do Norte. Assim, este é sem dúvida o ponto de partida para partir à descoberta da Invicta.
4. Angra do Heroísmo

O emaranhado de ruas e ruelas do Centro Histórico de Angra do Heroísmo é um reflexo das influências das gentes e culturas que por ali passaram ao longo dos séculos, a caminho de outras paragens, o que está bem patente na arquitetura dos edifícios, nas praças, monumentos e jardins.
É Património Mundial desde 1983. Não pode deixar de visitar a Fortaleza de São Sebastião, a Sé Catedral ou o Palácio dos capitães-Generais. E como curiosidade histórica: sabia que esta cidade foi capital de Portugal em 2 ocasiões diferentes?
5. Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas

Elvas está situada a poucos quilómetros de Badajoz e foi palco de guerras decisivas na nossa fronteira que se seguiram à Restauração da Independência, em 1640, o que explica as suas muralhas abaluartadas, reconhecíveis pela sua forma em estrela, e que constitui a maior e mais bem conservada fortaleza abaluartada do mundo.
Assim, não é de admirar que seja Património Mundial desde 2012, tanto pela sua história, como pela imponência dos edifícios e o charme do Centro Histórico no interior das muralhas.