As plantas sentem as mudanças climáticas, e, portanto, existem alguns cuidados a ter durante o inverno para que as suas plantas se consigam manter saudáveis. Afinal, as temperaturas baixas afetam o seu crescimento, desenvolvimento e reprodução, especialmente nos climas mais frios, onde há a presença de geadas. Além disso, o vento leva a que a temperatura sentida pela planta seja ainda mais baixa, podendo levar a uma quebra ou outras lesões na planta.
A temperatura ideal varia consoante a espécie, mas existem alguns cuidados a ter durante o inverno que o ajudarão a manter as suas plantas saudáveis e felizes. Deixamos-lhe algumas sugestões.
1. Não regue tanto as plantas
Graças às temperaturas mais baixas e à menor intensidade dos raios solares, não precisa de regar as plantas tantas vezes durante o inverno. Isto porque a água irá demorar mais tempo a evaporar-se e a planta ficará molhada por mais tempo.
O excesso de rega pode levar ao apodrecimento das raízes e à perda de toda a planta, pelo que só deverá regar quando a terra estiver seca. Procure regar as suas plantas durante a manhã no tempo frio, para que a água tenha mais hipóteses de evaporar e ser absorvida pelas raízes ao longo do dia.
2. Não faça mudanças radicais
Durante o inverno, apenas terá de manter as plantas limpas e bem cuidadas. Fazer podas bruscas ou mudanças radicais na localização da planta pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento da planta, ou até mesmo matá-la.
Portanto, certifique-se de que apenas tira folhas e galhos secos da planta, de modo a que estes não cubram a terra e impeçam a luz solar de entrar, o que pode levar ao enfraquecimento da planta e causar fungos.
3. As suas plantas precisam de luz e calor
Quando houver dias com mais sol, leve as plantas para junto da janela, num sítio em que haja circulação do ar. Dessa forma, as plantas farão as trocas gasosas com o ambiente e fazer a fotossíntese, garantindo a absorção de água e nutrientes.
No caso de plantas de exterior, pode optar por colocar redes ou mantas térmicas por cima das plantas, especialmente no caso de geadas ou de ventos muito fortes, de modo a conseguir manter o calor no local.
4. Não adube com tanta frequência
Como as plantas repousam durante o inverno e o seu metabolismo fica mais lento, não precisará de as adubar com tanta frequência durante esta altura do ano. Afinal o adubo estimula a brotação da planta, o que a desgasta mais numa altura em que precisa de poupar energia.
Tente adubar um ou dois meses antes de o inverno começar e um mês antes do início da primavera, de modo a que consiga ir estimulando o metabolismo e, dessa forma, conseguir voltar à frequência normal de adubação durante a primavera.
5. Escolha plantas resistentes ao frio
Algumas plantas estão mais adaptadas ao tempo frio, suportando temperaturas mais baixas e a formação de gelo. Estas plantas tanto podem ser colocadas no interior como no exterior, sendo exemplo as camélias, amor-perfeito e boca-de-leão.
Também pode plantar flores como a petúnia, gerbera, dália e margarida africana. Todas estas espécies têm em comum o facto de necessitarem de alguma luminosidade para crescerem, embora não precisem de sol direto.