As aldeias do Douro são encantadoras e transmitem um encanto muito particular, até porque aqui ainda reside uma verdadeira alma portuguesa, rica em tradições genuínas e amor e respeito pela terra. Foi nos socalcos que circundam estas aldeias que foi criado o famoso vinho do Porto, um dos produtos portugueses mais reconhecidos internacionalmente.
Assim, visitar estas aldeias é fazer uma autêntica viagem ao passado e regressar às origens, sendo que muitas delas foram recuperadas cuidadosamente, e, onde antes havia casas de pedra abandonadas, hoje existe um turismo rural à sua espera, que lhe permitirá descobrir o melhor da região. Tudo isto sempre com o belíssimo rio Douro no horizonte, que espreita em cada esquina e surpreende sempre os turistas com as suas maravilhosas paisagens.
Para que comece a planear a sua visita, deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis. Descubra algumas das aldeias mais pitorescas do vale do rio Douro. Escolha as suas preferidas e parta à descoberta de uma das regiões mais genuínas de Portugal.
1. Provesende
Esta aldeia vinhateira do concelho de Sabrosa conta com vistas incríveis para o rio Pinhão, com as vinhas a dominarem a paisagem. A vida nesta aldeia gira em torno da arte de produzir um dos melhores vinhos do mundo, o vinho do Porto.
Para além de poder dar um passeio pelos vinhedos, poderá descobrir em Provesende diversas casas senhoriais e brasonadas, um antigo pelourinho, uma fonte do século XVIII e uma igreja barroca.
2. São Xisto
Tal como indica o seu nome, o xisto é aqui dominante, em contraste com a margem oposta do Douro que daqui se pode avistar. Esta povoação encontra-se em São João da Pesqueira, em pleno Douro Vinhateiro, num sítio com uma paisagem de cortar a respiração.
Ao lado de São Xisto, encontra o cais fluvial do Douro e a estação de Ferradosa, de onde poderá partir à descoberta desta maravilhosa região.
3. Ucanha
Faz parte do concelho de Tarouca e é muito conhecida pela sua ponte medieval, que, em tempos, serviu como portagem. Quem por ela quisesse passar ou transportar mercadorias teria que pagar uma determinada quantia.
A localidade já teve uma maior importância regional do que tem agora, mas, mesmo assim, encontra-se classificada como Aldeia Vinhateira do Douro, atraindo diversos visitantes devido à sua ponte e à sua praia fluvial.
4. Salzedas
É nesta localidade que podemos encontrar um dos mais importantes e imponentes mosteiros do nosso país, construído no século XII. Os seus monges impulsionaram e desenvolveram a agricultura nesta região, cultivando os terrenos em redor do mosteiro.
Não podemos deixar de destacar também a pequena ponte românica que atravessa o rio Varosa, a Capela do Desterro (projetada por Nicolau Nasoni) e os famosos biscoitos de Salzedas.
5. Barcos
Esta é uma das mais típicas aldeias vinhateiras da região, contando com diversas quintas, solares e casas senhoriais, e, em muitas delas, poderá participar nas vindimas, entre setembro e outubro de cada ano.
Para descobrir melhor as redondezas, poderá seguir um dos dois percursos pedestres que passam pela aldeia: “Socalcos do Douro” e “História e Natureza”. No final, recupera as suas energias com a gastronomia típica desta região.