Não existem muitas tartes que sejam tão populares como esta. Além disso, é bastante fácil de fazer e não existe grande experiência na cozinha. A tarte de amêndoa, em todas as suas variantes, é ideal para acompanhar um chá, para surpreender os seus amigos ou mesmo para mimar os mais pequenos.
Existem diversas formas de a confeccionar mas todas elas, se forem feitas com carinho, garantem um resultado delicioso. Ponha as mãos na massa e descubra 5 fantásticas receitas de tarte de amêndoa.
1. Tarte de amêndoa fofinha
Nada como o sabor da amêndoa numa tarte delicada, esponjosa e fofa. Ideal como acompanhamento para um chá ou para sobremesa, esta tarte de amêndoa fofinha fará sucesso entre os seus amigos ou as delícias dos mais pequenos. O truque para tornar esta tarte mais fofa está na quantidade de leite. Por isso mesmo, pode aumentar ou diminuir este ingrediente consoante a consistência que deseje obter. Aprenda a fazer uma deliciosa tarte de amêndoa fofinha!
Tarte de amêndoa fofinha
Ingredientes
- 200 g farinha
- 170 g amêndoa em palitos
- 0,5 dl leite
- 3 ovos
- 270 g açúcar
- 150 g manteiga
- 1 limão (raspa)
- 1 colher de chá de fermento
Preparação
- Coloque as amêndoas num tabuleiro e leve ao forno a 180ºC. Deixe durante alguns minutos até torrar as amêndoas.
- Junte 75 g da manteiga com 150 g de açúcar. Adicione os ovos e a raspa de limão e mexa muito bem até ficar um creme homogéneo.
- Peneire o fermento e a farinha e adicione, aos poucos, ao preparado anterior. Vá misturando tudo muito bem.
- Unte uma tarteira com manteiga. Verta nela o preparado anterior e leve ao forno durante 15 minutos.
- Num tacho pequeno, junte a restante manteiga, o leite e o restante açúcar. Coloque no lume e mexa até ficar em calda. Junte as amêndoas e mexa mais um pouco.
- Retire o preparado que colocou no forno. Coloque o preparado de amêndoa por cima e leve novamente ao forno até que a amêndoa fique corada.
- Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva.
Dicas
- Para que esta receita de tarte de amêndoa saia mais ou menos fofinha, o segredo está na quantidade de leite que adiciona e também no fermento. Pode diminuir estes 2 ingredientes mas a tarte não ficará tão fofa. :)
- Se quiser alterar um pouco o aroma da tarte, pode substituir a raspa de limão por raspa de laranja. Também pode adicionar um pouco de canela.
- Esta tarte de amêndoa é deliciosa quando preparada de forma simples mas pode decorá-la com açúcar em pó, por exemplo, caso prefira que seja mais doce.
- Tenha em atenção que uma das partes mais importantes na confecção desta receita é a primeira parte, em que se torra a amêndoa. Se não quiser arriscar em torrá-la demasiado, pode sempre optar por comprar amêndoa já torrada e utilizá-la em vez da normal.
Dados Nutricionais
2. Tarte de amêndoa caramelizada
Conhece o sabor daquela tarte de amêndoa crocante em que a cobertura proporciona um aroma a caramelo que se derrete na boca? :) Se é isso que pretende, é esta a receita que deve seguir!
O truque para obter a amêndoa caramelizada é simples e consiste apenas em levar a tarte 2 vezes ao forno. Aprenda a fazer uma deliciosa tarte de amêndoa caramelizada.
Tarte de amêndoa caramelizada
Ingredientes
Para a massa:
- 3 ovos
- 100 g açúcar
- 100 g margarina
- 1 colher de chá de fermento em pó
Para a cobertura:
- 100 g açúcar
- 100 g farinha
- 100 g margarina
- 100 g amêndoa laminada
- 100 ml leite (7 colheres de sopa)
Preparação
Para a massa:
- Pré aqueça o forno a 180ºC.
- Bata os ovos com o açúcar numa taça até obter uma mistura homogénea. Adicione a margarina e bata mais um pouco. Por fim acrescente a farinha e o fermento peneirados e envolva tudo muito bem.
- Unte uma forma redonda com manteiga e forre-a com papel vegetal.
- Coloque o preparado anterior na forma e leve ao forno durante 20 minutos ou até estar cozida.
Para a cobertura:
- Coloque no lume um tacho com o leite e a margarina. Quando a margarina estiver derretida, junte o açúcar sempre mexendo muito bem. Por fim acrescente a amêndoa.
- Continue a mexer e a misturar até ficar com uma cor mais dourada. Retire depois do lume e disponha o preparado da amêndoa sobre a base de bolo ainda na tarteira.
- Leve novamente ao forno por mais 15 minutos ou até estar dourada.
- Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme com cuidado retirando o papel vegetal.
Dicas
- Um dos segredos para fazer esta receita de tarte de amêndoa caramelizada na perfeição é o tamanho da tarteira. Não utilize um demasiado grande ou demasiado pequeno. O tamanho ideal varia entre 22 e 32 centímetros.
- A amêndoa fica caramelizada quando vai ao forno. Depende do seu gosto pessoal se gosta dela muito ou pouco tostada, muito ou pouco caramelizada. O pior mesmo é se ficar totalmente torrada. Por favor, não exagere na cozedura! :)
- Normalmente, qualquer decoração que se faça a esta tarte apenas irá estragá-la. A ideia é que se saboreie a amêndoa caramelizada. Por isso, evite adicionar qualquer tipo de cobertura ou decoração.
Dados Nutricionais
3. Tarte de amêndoa saudável
Se está de dieta mas pretende desfrutar do sabor de uma deliciosa tarte de amêndoa saudável, esta receita é para si! Sem açúcar, sem leite e sem farinha de trigo, esta tarte de amêndoa é apta também para quem não quer ou não pode consumir glúten.
Além disso, pode substituir vários dos ingredientes e adaptar a tarte ao seu gosto pessoal. Aprenda a fazer uma tarte de amêndoa saudável.
Tarte de amêndoa saudável
Ingredientes
Para a base:
- 2 ovos
- 30 g mel
- 100 g iogurte
- 100 g farinha de aveia
- 1 colher de chá de fermento
Para a cobertura:
- 130 g mel
- 60 g manteiga de amendoim
- 50 ml leite (4 colheres de sopa)
- 120 g amêndoa palitada
Preparação
Para a base:
- Bata os ovos até ficarem com uma cor clara (demora 1 ou 2 minutos). Sem parar de bater, juntar o mel e posteriormente o iogurte.
- Envolvendo com uma espátula, adicione a farinha de aveia e o fermento.
- Coloque numa forma antiaderente pequena e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos (ou até estar cozida).
- Retirar a base do forno e aumentar a temperatura para 220ºC (a cobertura tem que cozer a uma temperatura mais elevada).
Para a cobertura:
- Coloque o mel num tacho pequeno e levo-o a lume médio. Deixe fervilhar ligeiramente durante 2 minutos.
- Retire o tacho do fogão e adicione a manteiga de amendoim, mexendo sempre muito bem.
- Devolva ao lume durante mais 2 minutos. Retire, adicione o leite e mexa muito bem.
- Junte as amêndoas, mexa até que a mistura fique homogénea e cubra a base com ela. Leve novamente ao forno até tostar (cerca de 10 minutos).
Dicas
- Esta receita de tarte de amêndoa saudável pode ser alterada de diversas formas consoante o seu gosto pessoal e os ingredientes que tem em casa. Mas isso pode torná-la menos saudável! :)
- Pode substituir a manteiga de amendoim por manteiga normal ou margarina, se preferir.
- Pode utilizar leite de soja em vez de leite normal. Também pode utilizar farinha de trigo em vez da farinha de aveia.
- Pode utilizar iogurte e leite magros, caso prefira. No entanto, a receita poderá não ficar tão saborosa, embora fique certamente mais saudável. :)
Dados Nutricionais
4. Tarte de amêndoa com leite condensado
Pode não ser a opção mais saudável mas é certamente uma das mais saborosas. O leite condensado proporciona uma consistência húmida à tarte de amêndoa que muitos preferem à sua versão mais seca.
Trata-se de uma receita bastante calórica. Por isso mesmo, se está de dieta, não abuse na quantidade! :) Aprenda a cozinhar uma deliciosa tarte de amêndoa com leite condensado.
Tarte de amêndoa com leite condensado
Ingredientes
- 200 g bolacha Maria
- 60 g manteiga
- 100 g amêndoa pelada e ralada
- 1 lata de leite condensado
- 4 ovos
- 2 dl de natas
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Num tacho, triture as bolachas e misture-as a manteiga amolecida.
- Coloque o preparado anterior numa tarteira. Espalhe bem e pressione de forma a ficar compacto.
- Bata as amêndoas raladas com o leite condensado. Junte os ovos um a um, batendo sempre que adiciona um novo ovo.
- Adicione as natas e bata até ficar uma mistura homogénea.
- Deite este último preparado na base de bolacha e leve ao forno durante 30 minutos.
Dicas
- Esta receita de tarte de amêndoa com leite condensado é feita com bolacha Maria mas pode substituir por outro tipo de bolachas da sua preferência. No entanto, evite utilizar bolachas com sabores ou com demasiado açúcar. Quanto mais simples forem, melhor.
- Pode optar por adicionar um pouco de licor de amêndoa amarga, caso seja do seu agrado.
- Se quiser apurar ainda mais o sabor desta tarte de amêndoa, pode acrescentar raspa de 1 limão na massa ou um pouco de caramelo líquido na cobertura.
Dados Nutricionais
5. Tarte de amêndoa húmida
A tradicional tarte de amêndoa húmida é feita com leite condensado. Mas esta versão, sem leite condensado, torna-se mais saudável e menos calórica e, por isso mesmo, mais apta para quem está de dieta ou para quem não quer abusar das calorias. Além disso, pode adicionar várias compotas consoante o seu gosto pessoal (desde que combinem com o sabor das amêndoas, claro!). Aprenda a fazer uma deliciosa tarte de amêndoa húmida.
Tarte de amêndoa húmida
Ingredientes
Para a massa:
- 1 embalagem de massa quebrada
- 80 g margarina amolecida
- 80 g açúcar
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de farinha
- 100 g miolo de amêndoa moído
- 1 frasco de compota de damasco (ou outra a gosto)
Para a cobertura:
- 50 g miolo de amêndoa laminado
- qb açúcar em pó
Preparação
- Forre um forma de tarte com a massa quebrada,. Pique o fundo com um garfo e coloque no frigorífico.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Num tacho, misture a margarina com o açúcar até obter um creme homogéneo.
- Junte os ovos um a um batendo sempre entre cada adição.
- Junte a farinha e a amêndoa moída e mexa bem.
- Espalhe a compota no fundo da tarte.
- Cubra com o creme e polvilhe com a amêndoa laminada.
- Leve ao forno durante 40 minutos.
- Retire e deixe arrefecer, desenforme e polvilhe com açúcar em pó.
Dicas
- O que torna esta tarte de amêndoa húmida é a mistura de compota com o preparado de amêndoa. O sabor da compota fica ao seu gosto. No entanto, existem compotas de combinam melhor que outras com a amêndoa. A compota de morango, por exemplo, não é uma boa opção.
- Se não quiser utilizar compotas como recheio mas continua a querer uma tarte de amêndoa húmida, pode utilizar um creme feito com natas e ovos onde mistura as amêndoas. Também fica húmida e igualmente deliciosa, embora sem o sabor da compota.
- Pode polvilhar com açúcar em pó ou não. Depende do seu gosto pessoal e se prefere um toque extra de doçura.