O enoturismo no Alentejo encontra-se em desenvolvimento, explorando o imenso potencial desta região e apresentando aos visitantes alternativas de alojamento e de experiências que lhes vão permitir conhecer uma faceta diferente desta zona do nosso país. Tudo isto conjugado com uma elevada qualidade no acolhimento e complementado com a excelente gastronomia alentejana.
Ao contrário do que aconteceu noutros locais de Portugal, no Alentejo a produção de vinho foi historicamente relegada para segundo plano, mas o cenário alterou-se desde 1988, com a demarcação da região, e, hoje, o Alentejo dá cada vez mais cartas no mundo dos vinhos, em todas as suas vertentes.
Assim, se quer fugir à confusão da cidade e ter umas férias ou escapadinha relaxadas, estes alojamentos são para si. Descubra alguns dos melhores destinos de enoturismo para visitar no Alentejo.
1. Convento do Espinheiro (Évora)
Este edifício do século XV é considerado um monumento nacional, deslumbrando os visitantes com o seu charme, luxo e história. O espaço foi alvo de obras de remodelação e, hoje, conta com uma série de comodidades de lazer imperdíveis, assim como com uma adega gótica, onde se encontram os melhores vinhos do Alentejo.
O local conta com comodidades como o SPA, um centro de fitness totalmente equipado, um campo de ténis, e piscinas interiores e exteriores. Nas ofertas disponibilizadas pelo espaço, inclui-se uma visita guiada ao local, onde poderá aprender mais sobre a história deste monumento, e uma prova de vinhos, para conhecer o que de melhor se produz nesta região.
2. Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz)
Se procura conhecer as vinhas, hortas e o Campo Ampelográfico, esta opção é perfeita para si. Aqui poderá provar alguns dos melhores produtos da região e conhecer alguns dos segredos de produção dos vinhos, numa visita às Adegas que lhe ficará certamente na memória por muito tempo, de tantas iguarias que vai provar.
Para além de conhecer a Adega, terá também a oportunidade de visitar o Lagar de Azeite, permitindo-lhe conhecer toda a riqueza e variedade da cultura do olival alentejano, que é responsável por nos trazer sabores tão deliciosos e que é cada vez mais reconhecido pela sua excelente qualidade.
3. Herdade do Freixo (Redondo)
Esta herdade optou por centrar a sua atividade vitivinícola em castas com um elevado potencial adaptativo ao solo e clima do local, tendo como resultado vinhos com muito caráter. Neste espaço de mais de 300 hectares de puro Alentejo, que se encontra entre a Serra d’Ossa e Évora, existe muito para ver.
Por exemplo, poderá visitar uma adega inovadora e única na Europa, que é totalmente subterrânea e que não se avista na paisagem, não interferindo assim com o equilíbrio do ecossistema. Assim, o objetivo da propriedade é criar um projeto de referência ao nível do enoturismo e da produção vinícola, mantendo ao mesmo tempo a centenária autenticidade do local.
4. Torre da Palma Wine Hotel (Monforte)
Apesar de os seus primórdios remontarem a 1338, o Torre da Palma Wine Hotel foi criado em 2014, tendo-se inspirado no modo de vida tradicional alentejano, transportando os visitantes para um passado que ainda hoje teima em se manter vivo nesta região do nosso país. Para isso, esta unidade de alojamento tem uma arquitetura típica alentejana.
O hotel conta igualmente com uma piscina exterior e interior, um SPA, um restaurante e um bar, assim como comodidades como uma capela, um picadeiro, uma sala de cinema, uma horta biológica, um pomar, uma vinha, um bosque pequeno, um olival e até uma loja de produtos regionais. Como vê, não lhe faltará entretenimento.
5. Quinta das Argamassas (Campo Maior)
Esta propriedade rodeada de vinhas pertence ao Grupo Nabeiro e é o espaço ideal para a celebração de todo o tipo de eventos. Por lá encontrará também a Adega Mayor, com traça de Siza Vieira, e que é fruto da visão do Comendador Rui Nabeiro e da sua paixão pelos vinhos e pela sua terra, Campo Maior.
Na quinta, encontrará espaços maravilhosos e jardins amplos, assim como um serviço de catering de excelência (ou não fosse o local usado para eventos). Mas os amantes de vinhos irão mesmo delirar com a sua envolvente de vinhas e com a Adega, que alberga alguns dos melhores vinhos desta região de Portugal.