Escolher uma paleta de cores para a sua casa é a melhor forma de garantir uma decoração harmoniosa e uniforme, sem que, para isso, tenha de abdicar da personalidade de cada divisão. E o melhor de tudo é que criar uma paleta de cores não é uma tarefa difícil, permitindo-lhe brincar um pouco com as cores até acertar numa combinação que seja do seu agrado. Siga as nossas dicas e escolha as melhores cores para o seu lar.
1. Pense na sensação que quer transmitir
Antes de começar a pensar em cores específicas, pense naquilo que quer transmitir em cada divisão, assim como na casa toda. Normalmente, gostamos que o quarto seja uma zona mais tranquilo, enquanto a sala de estar costuma ser um pouco mais viva.
Com isto em mente, conseguirá escolher algumas cores neutras, a serem usadas em todas as divisões, e que podem ser depois complementadas com cores mais fortes que transmitirão a sensação que pretende em casa espaço.
2. Considere os diferentes estilos decorativos
Os estilos decorativos da sua preferência podem ser uma grande ajuda no que toca a definir uma paleta de cores para a sua casa. Por exemplo, um estilo minimalista convida ao uso de brancos e cinzas, enquanto um estilo mais boho pede tons quentes, como o laranja, amarelo e vermelho.
Assim, ao pensar no estilo decorativo que quer seguir na sua casa, terá mais facilidade em escolher as cores, recorrendo aos tons mais comuns desse estilo.
3. Qual é o tamanho do espaço?
Alguns tons têm a capacidade de ampliar visualmente uma divisão, enquanto outros têm tendência a diminuí-la. Geralmente, as cores claras ampliam e espalham a luz natural, sendo ideais em espaços mais pequenos.
Por sua vez, se quer trazer mais personalidade a uma divisão maior, pode usar cores escuras, já que não corre o risco de a diminuir demasiado em termos visuais. Assim, o tamanho do espaço dar-lhe-á uma ajuda no que toca a escolher as cores certas.
4. Não use demasiadas cores
Embora não exista um limite de cores no que à decoração da casa diz respeito, a verdade é que o melhor é escolher apenas algumas cores, para evitar que a divisão fique demasiado confusa.
Regra geral, os especialistas recomendam que se escolham quatro a cinco cores diferentes que se complementem, de modo a ter uma decoração mais harmoniosa e apelativa.
Pense nas cores desta forma: a primeira cor serve de base à divisão, sendo geralmente neutra; a segunda cor é um complemento da primeira, sendo igualmente neutra e usada em locais como sofás.
A terceira cor é o destaque principal, aparecendo em paredes e coisas como mantas. Por fim, a quarta e quinta cores (se existirem) são pequenos apontamentos contrastantes, como pequenos objetos decorativos.
5. Divirta-se com a escolha das cores
Escolher a paleta de cores para a sua casa não tem de ser uma tarefa aborrecida, até porque lhe permitirá brincar com os diversos tons, até encontrar uma combinação com a qual se identifica.
Para tornar a tarefa mais divertida, pode usar algumas ferramentas online, como é o caso do site Paleta de Cores, Adobe e Canva, que lhe vão permitir testar algumas das suas ideias de combinação de cores antes de as aplicar na decoração.