Para muitas pessoas, ter uma cozinha em tons de branco é reconfortante, sendo uma escolha decorativa natural. Assim, este acaba por ser o estilo de cozinha mais presente nas casas portuguesas, embora com materiais mais contemporâneos. Se quer uma cozinha branca, mas não sabe bem como a decorar, deixamos-lhe algumas sugestões a não perder.
Ter uma cozinha branca tem vantagens
Quando opta por uma cozinha branca, conseguirá um ambiente agradável, que ajuda a refletir a luz e deixa o espaço mais amplo visualmente, e com uma sensação de limpeza e tranquilidade. Ao mesmo tempo, consegue uma poupança de energia, já que a luminosidade do branco lhe permitirá um uso mais reduzido de lâmpadas na sua cozinha.
Outra grande vantagem é a possibilidade de combinação com outras cores sem dificuldades, seja através de pequenos toques decorativos, seja com peças maiores. Por fim, outra vantagem é a sua atemporalidade, sendo que o branco nunca sai de moda e fica sempre bem com todo o tipo de estilos decorativos.
Desvantagens de uma cozinha branca
É claro que nem tudo são rosas, e ter uma cozinha branca traz também algumas dificuldades associadas. Por exemplo, para manter os brancos sempre bonitos, é necessário dedicar mais tempo à sua limpeza. Pode contornar um pouco a questão usando materiais fáceis de limpar, que lhe permitirão poupar algum tempo na limpeza.
Depois, outra desvantagem é a monotonia de uma cozinha totalmente branca, que pode parecer despersonalizada e sem caráter, até porque muitos dos eletrodomésticos hoje em dia também são brancos. No entanto, pode contornar a questão recorrendo a toques de outras cores ou a materiais como a madeira.
1. Que chão escolher para uma cozinha branca?
Um piso com uma cor clara é um detalhe constante em cozinhas brancas, já que ajuda a trazer mais luminosidade ao espaço e o torna visualmente maior. Se deseja um chão claro, mas com algum contraste de cor, um piso num tom de madeira clara pode ser uma boa opção, assim como azulejos a imitar este material.
2. Um toque de modernidade
Para um aspeto mais moderno, combine o branco com elementos de outras cores, de maneira a criar um contraste ligeiro no ambiente. Por exemplo, pode ter os móveis e a bancada brancos e optar por puxadores dourados. Depois, use elementos decorativos em madeiras e cores metálicas, para uma combinação perfeita.
3. Recorra a madeira escura
A madeira é um material muito resistente e com diversas variantes, o que lhe vai permitir criar diversas decorações. Como atualmente existem diferentes e acabamentos neste material, poderá sempre optar por usar mesmo a madeira mais escura na sua cozinha, sem recear que esta se estrague com o uso do dia-a-dia.
4. Cozinha branca e madeira clara
A madeira de cores claras, como é o caso do pinho, cerejeira e carvalho, ajuda a tornar a sua casa mais acolhedora e vibrante. Além disso, conseguirá esse efeito sem que, para isso, tenha que gastar muito dinheiro, optando por toques decorativos neste material, ou mesmo por uma parede de destaque em madeira clara.
5. O branco e preto não sai de moda
Se há dupla que não sai de moda, é a combinação de branco e preto, autêntico clássico da decoração. Por vezes, um pequeno toque de preto é tudo o que é necessário para criar um contraste sofisticado e intemporal com uma cozinha em tons brancos, enobrecendo qualquer espaço sem grandes trabalhos.