Lisboa é uma cidade vibrante e rica em história, cultura e gastronomia, contando com diversos monumentos e museus interessantes, assim como bairros típicos e jardins e parques maravilhosos. A criação de espaços verdes urbanos tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior no planeamento das nossas cidades e a sua existência é também associada a uma maior qualidade de vida.
Os parques de Lisboa são a opção perfeita para um piquenique, caminhada, corrida, ou simplesmente para fugir um pouco da agitação da cidade e estar mais próximo da natureza, permitindo-lhe relaxar um pouco enquanto ouve o som dos pássaros e se recosta em encostas relvadas que parecem quase saídas de um postal.
Assim, para que possa descobrir um lado mais verde de Lisboa, deixamos-lhe cinco parques a não perder. Escolha o seu preferido, convide a sua família e leve-os a passear no meio da Natureza em plena zona central da cidade. E, já agora, aproveite e faça um piquenique (os mais pequenos vão adorar). Bons passeios!
Parque Eduardo VII
Encontra-se no topo da Avenida da Liberdade, no centro de Lisboa, e conta com vistas panorâmicas sobre a cidade e o Tejo.
O local tem 26 hectares de extensão e é famoso pelo seu imponente monumento ao Marquês de Pombal, pelo seu jardim geométrico e pelo seu enorme mastro com a bandeira portuguesa. Para além disso, pode sempre visitar as duas estufas de plantas exóticas, admirar esculturas contemporâneas, ou visitar o pavilhão desportivo.
Parque das Nações
Este parque, de 340 hectares, encontra-se junto ao Tejo e foi criado na zona onde se realizou a Expo 98.
O espaço é conhecido pelo seu Oceanário, um dos melhores do mundo, mas poderá também conhecer o Jardim Garcia da Orta, visitar o Pavilhão do Conhecimento, andar de teleférico, divertir-se com as crianças no Parque Infantil do Gil, ou simplesmente apreciar a maravilhosa paisagem sobre a água e a ponte Vasco da Gama.
Parque da Bela Vista
Encontra-se na Bela Vista, freguesia de Marvila, e conta com 85 hectares de área. O local resultou da reconversão de uma antiga quinta de cariz agrícola, e é famoso pelos seus três miradouros, com uma vista soberba sobre Lisboa e o rio Tejo.
Poderá também desfrutar de espaços como o pomar, que tem diversas árvores de fruto, do parque de merendas, e do jardim mediterrânico, que tem diversas ervas aromáticas.
Parque Florestal de Monsanto
Autêntico oásis natural no meio do cimento, o “pulmão verde” da cidade de Lisboa tem uma área de cerca de 900 hectares e é um dos maiores parques urbanos da Europa.
Aqui poderá realizar diversas atividades, como caminhadas, corridas e piqueniques, e desfrutar de espaços como os parques infantis ou o centro de escalada. O parque tem também bonitas vistas sobre a cidade e o Tejo, que cativam os visitantes.
Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases
Este parque nasceu da recuperação de duas quintas do século XVI, e é hoje a terceira maior mancha verde da capital portuguesa. O espaço divide-se em três zonas, cada uma com as suas caraterísticas: A Nave Central da Quinta das Conchas, a Mata, e a Quinta dos Lilases.
O local está densamente arborizado, o que o torna numa visita particularmente interessante naqueles dias em que procuramos fugir do calor.