A região do rio Douro é rica em encantos e maravilhas naturais, onde a agitação da vida quotidiana dá lugar a momentos de paz e tranquilidade, que nos ajudam a recuperar energias. Para isso, muito contribuem os excelentes alojamentos que podemos encontrar nesta região, que têm todos os confortos que necessitamos para uns dias muito bem passados. Se está à procura de (re)visitar o Douro, deixamos-lhe alguns alojamentos que servirão de base perfeita para a sua escapadinha.
1. Six Senses Douro Valley (Lamego)
Local de vistas esplêndidas para o Douro, este é um dos hotéis mais procurados da região, especialmente por quem procura por uma boa massagem. Este hotel está integrado numa mansão do século XIX, que conta com todas as comodidades atuais.
Seja qual for a altura do ano em que visite o hotel, terá sempre diversas atividades por onde escolher, sempre com uma forte preocupação com a sustentabilidade. Afinal, não é por acaso que o hotel tem uma floresta comunitária e patrocina o Refúgio de Burros da APEGA, onde os últimos burros de Miranda (que estão em extinção) são bem cuidados e tratados.
2. Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (Covas do Douro)
Este é um lugar único, que conta com 41 parcelas de vinha, que vão dar origem a extraordinários vinhos, que combinam a elegância e a harmonia. Esta foi a primeira quinta de vinho no Douro a abrir a vertente de enoturismo e, por isso, não é de admirar que seja uma referência em Portugal nesse setor. Assim, ficar alojado nesta casa senhorial vai-lhe permitir ter uma experiência única e imperdível.
A casa é datada de 1764 e tem um enquadramento único, encontrando-se rodeada dos históricos socalcos, repletos de vinhas e de pequenos edifícios, como a pequena capela. Na quinta encontrará também o restaurante Conceitus, com um atendimento de excelência.
3. The Vintage House (Pinhão)
Este alojamento encontra-se num local idílico, à beira-rio, sendo um daqueles locais que respira a essência deste vale que é a mais antiga região demarcada de vinhos do mundo, assim como Património Mundial da UNESCO.
O hotel encontra-se instalado numa adega antiga, que foi adaptada ao efeito e conta com interiores confortáveis e com um toque sofisticado, assim como uma vista incrível sobre o rio (e que está presente em todos os quartos). Não deixe de passar algum tempo na piscina, no court de ténis, a passear pelos jardins ou a fazer um dos vários cursos e provas de vinho que o alojamento oferece.
4. Quinta do Casaldronho Wine Hotel (Lamego)
Este hotel é conhecido pela combinação dos interiores minimalistas com a autenticidade dos elementos típicos desta região, fortemente associados à produção vinícola. Este hotel tem apenas 20 quartos (dois quais duas suites), sendo um espaço acolhedor e muito agradável, onde poderá usufruir da natureza em todo o seu esplendor.
Destaque também para a sua piscina ao ar livre, que conta com uma arquitetura irreverente que a posiciona num lugar único. E, sendo este um wine hotel, é um local perfeito para aprender mais sobre o cativante mundo dos vinhos durante as suas férias ou escapadinha.
5. Douro Palace Hotel Resort & SPA (Baião)
Encontra-se na Quinta de S. João, na encosta norte do rio Douro, em frente das Caldas de Aregos, o que lhe dá uma vista panorâmica simplesmente imperdível. Aqui encontrará um ambiente acolhedor e com um toque histórico, apesar de os 60 quartos serem todos contemporâneos (e voltados para o rio).
Além disso, a partir da piscina exterior terá uma vista magnífica sobre os socalcos do Douro, pelo que aconselhamos a visita. Aproveite também o facto de o hotel se encontrar próximo da estação de caminhos-de-ferro de Aregos (que faz parte da linha do Douro), para descobrir ainda melhor a região.