As lagoas são pequenos paraísos aquáticos, com os seus próprios ecossistemas e muitas vezes integradas em paisagens de cortar o fôlego. Mas sabia que, bem perto de Lisboa, pode encontrar algumas lagoas para visitar, e até passar um dia em família, entre braçadas e piqueniques? As lagoas são uma boa alternativa para fugir às multidões e ter um agradável passeio em família.
Algumas são bem conhecidas, outras são mais secretas. O certo é que são locais ideais para desfrutar de umas boas horas em comunhão com a natureza envolvente, esteja a lagoa localizada no meio da floresta ou mesmo ao lado do mar. A verdade é que, entre as lagoas que existem perto de Lisboa, existe bastante diversidade.
Mas não se esqueça de um pequeno (grande) detalhe: estas lagoas são muito importantes por causa da sua biodiversidade. Por isso mesmo, respeite o espaço envolvente e, se produzir algum lixo, não se esqueça de o recolher na altura de voltar para casa. Descubra 5 belíssimas lagoas perto de Lisboa para visitar em família ou com amigos.
1. Lagoa Azul
A cerca de 45 minutos de carro, pela A5, encontra-se a lagoa azul, em plena serra de Sintra. Encontra-se num local de fácil acesso, tanto pedestre como rodoviário, e tem espaço de estacionamento. No local, pode-se observar tartarugas, aptos, carpas e percas, entre outras espécies fascinantes. Aproveite para estender a sua toalha e fazer um piquenique, e depois percorra os circuitos BTT existentes na zona, com subidas e descidas desafiantes.
2. Lagoa dos Mosquiteiros
A lagoa dos Mosquiteiros encontra-se a 45 minutos de Lisboa, seguindo pela A5 para Sintra. Apesar de se encontrar perto da lagoa anterior, é menos conhecida, já que o acesso é um pouco mais difícil. Nada que uma boa caminhada ou pedalada não resolva! A partir da barragem do Rio da Mula, siga pelo Trilho das Pontes, até ao Convento dos Capuchos. A lagoa dos Mosquiteiros não fica muito longe, rodeada pelo pinhal, num local perfeito para apreciar o silêncio e a natureza.
3. Lagoa de Albufeira
Seguindo pela A2 para Sesimbra, a 30/35 minutos de viagem, pode chegar à lagoa de Albufeira, a mais funda de Portugal e um sítio Ramsar, estando classificada como local de importância ecológica ao abrigo da Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional. A lagoa é alimentada pelas águas das ribeiras da Apostiça, Ferraria e Aiana, bem como do oceano Atlântico, a partir da primavera.
No local, encontra três lagoas: a Grande, a Pequena e a da Estacada, todas elas rodeadas de pinhal. Aproveite a visita para desfrutar da envolvente e percorrer os vários percursos e observatórios disponíveis, recomendando-se a passagem pelo Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena.
4. Lagoa de Óbidos
Em Óbidos, a 1h/1h30 de Lisboa, seguindo pela A8, encontra este lago com contornos irregulares e instáveis, junto ao mar. Este é o sistema lagunar costeira mais extenso da nossa costa, sendo de uma grande importância ecológica. A lagoa estende-se para oeste pelo Braço do Bom Sucesso e para este pelo Braço da Barrosa.
Aqui pode encontrar uma fauna e flora variada, com destaque para garças, polvos, douradas, camarões e gaivinhas. Para além de praticar desporto no local, pode também alugar gaivotas para percorrer a zona.
5. Lagoa de Santo André
Seguindo 1h45 pela A2, para Santiago do Cacém, poderá chegar a esta lagoa, mesmo ao lado da praia. Apesar do nome singular, pode-se encontrar mais do que uma lagoa no local, conhecido oficialmente como Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha.
Trata-se de dois sistemas lagunares de elevada importância biológica, com mais de duzentas espécies aqui presentes. De novembro a dezembro, o número de aves no local é ainda maior, mas é no verão que se pode desfrutar dos areais e da elevada qualidade da água.