Lisboa é uma cidade com muita história e cultura, que se encontra bem patente nos muitos museus que pode visitar na nossa capital, cada um com o seu tema e o seu espólio que nos convida a viajar no tempo e a conhecer mais sobre o mundo que nos rodeia.
Mas sabia que existem alguns museus peculiares em Lisboa, que são menos conhecidos pelos habitantes e turistas, mas que são muito interessantes e merecem definitivamente uma visita? Para que comece a planear a sua ida ao museu, deixamos-lhe 5 sugestões a não perder.
1. Museu da Dermatologia

Este museu tem em exposição mais de 250 máscaras de cera, que nos mostram de uma forma bem explícita os efeitos que algumas doenças têm na pele, como a sífilis ou a tuberculose cutânea.
O realismo dos moldes, que se encontram no Salão Nobre do Hospital dos Capuchos, deve-se ao facto de estes terem sido obtidos diretamente dos rostos dos doentes, com os cabelos, pelos e pestanas a serem naturais. O espaço está aberto ao público às quartas-feiras, entre as 14h e as 17h.
2. Museu Faraday

Este museu é dedicado à eletrónica e eletrotecnia e herdou o apelido do inglês Michael Faraday, cientista do século XIX que é considerado um dos maiores experimentalistas nessas áreas.
O museu encontra-se no Instituto Superior Técnico e tem cerca de 600 objetos antigos, entre um telefone do século XIX ou o primeiro transístor de potência fabricado no nosso país. As visitas são gratuitas, mas carecem de marcação antecipada.
3. Museu Miguel Bombarda

Apesar de o primeiro hospital psiquiátrico do nosso país ter sido desativado há muitos anos, poderá visitar ainda as antigas instalações e conhecer locais como o Pavilhão de Segurança, onde ficavam os doentes vindos das prisões, o Balneário d. Maria II e o Edifício Principal.
O local guarda milhares de fotografias, material clínico e imensos trabalhos artísticos criados pelos antigos pacientes. As visitas guiadas gratuitas acontecem às quartas-feiras, das 11h30 às 13h, e aos sábados, das 14h às 18h.
4. Casa dos Gessos

Este local guarda alguns dos moldes usados para as estátuas de Lisboa, encontrando-se junto ao Panteão Nacional. Um dos moldes mais imponentes é o da estátua de D. José, que tem cerca de 6 metros e cuja versão em bronze pode ser vista na Praça do Comércio.
Mas aqui encontrará outros moldes, como da estátua do dr. Sousa Martins ou a de Afonso de Albuquerque. A entrada no espaço é gratuita, estando o local aberto para visitas às quartas-feiras, das 10h às 13h, e às quintas-feiras, das 14h às 17h.
5. Museu da Polícia Judiciária (Loures)

Este museu encontra-se na Escola da Polícia Judiciária, na Quinta do Bom Sucesso, em Loures, e alberga seis mil objetos, entre equipamento policial antigo e material que foi apreendido ao longo dos anos.
Um dos exemplares mais notáveis é a faca suada na tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1982, mas encontrará também obras de arte falsificadas e outros objetos de interesse. O museu está aberto a visitas, mas é necessária marcação prévia.