O Norte de Portugal é uma zona com uma grande diversidade natural, histórica e cultural, sendo aqui que encontramos alguns dos mais belos parques naturais, monumentos, reservas biológicas e aldeias do nosso país. É também a zona do país com maior percentagem de área protegida e onde se encontra o único parque nacional de Portugal, o Peneda Gerês.
Uma boa forma de explorar todos estes tesouros é percorrendo um dos muitos passadiços que por aqui encontramos, estruturas de metal ou madeira que lhe permitirão caminhar por entre terrenos irregulares ou íngremes sem causar impacto ambiental, e oferecendo uma vista privilegiada sobre incríveis paisagens naturais.
Assim, apresentamos-lhe 5 passadiços do Norte de Portugal que não pode mesmo perder. Prepare-se com os devidos cuidados, com roupa confortável e lanche e parta à descoberta das belezas naturais do país.
1. Passadiços do Paiva
São dos passadiços mais conhecidos e premiados no nosso país, acompanhando o rio Paiva ao longo de 8,7 km, por entre as praias fluviais do Areinho e da Espiunca.
É um percurso de dificuldade elevada, uma vez que inclui subidas e descidas acentuadas, mas vale muito a pena. Pelo caminho, pode admirar o rio, as cascatas, as escarpas graníticas, as pontes suspensas e até uma zona geológica única no mundo: a Garganta do Paiva.
2. Passadiços do Sistelo
No concelho de Arcos de Valdevez, poderá percorrer estes passadiços que seguem por 10 km ao longo do vale do rio Vez, entre o lugar do Sistelo e a Ecovia do Vez.
Este é um percurso de dificuldade média-baixa, sendo maioritariamente plano e com poucas subidas. Poderá fazer este percurso nos dois sentidos, conforme a sua preferência, e demorará cerca de 4 horas para percorrer todo o caminho.
3. Passadiços de Pitões das Júnias
São dos passadiços mais remotos e misteriosos do país, encontrando-se no concelho de Montalegre. Percorrem a serra do Gerês ao longo de 4,5 km, entre a aldeia e a cascata de Pitões das Júnias.
É um percurso de dificuldade média, porque inclui alguns troços de terra batida e pedra solta, mas tem também troços de passadiço. Depois de visitar a cascata, não deixe de partir à descoberta do Mosteiro de Santa Maria das Júnias.
4. Passadiços do Corgo
São um dos passadiços mais recentes do país e encontram-se no concelho de Vila Real, acompanhando o rio Corgo ao longo de 2,5 km, entre o Museu do Corgo e o Parque Corgo.
É um percurso com dificuldade média-baixa, sendo maioritariamente plano. Ao longo do caminho, poderá desfrutar de uma paisagem urbana e natural, conhecendo a flora e fauna local e uma parte da história da cidade, como a antiga linha férrea e a central hidroelétrica do Biel.
5. Passadiços de Melgaço
Situados no concelho de Melgaço, percorrem a zona ribeirinha ao longo de 1,5 km, entre o centro histórico de Melgaço e o Parque das Caldas. É um percurso de dificuldade baixa, sendo totalmente plano e contando com muito poucos obstáculos.
É, assim, um percurso perfeito para fazer em família. Poderá fazer o percurso nos dois sentidos, sendo que pode contar com uma duração média de 30 minutos para o percorrer.