O nosso país tem uma grande diversidade de paisagens, tradições e culturas, e, de Norte a Sul, existe muito para descobrir e explorar. Uma das regiões mais fascinantes de Portugal é Trás-os-Montes, que se encontra no extremo nordeste do país, junto da fronteira com Espanha.
Esta é uma região de grande beleza natural, conhecida pela sua riqueza histórica e cultural e pela sua gastronomia. Aqui encontrará montanhas, planaltos, rios, florestas e parques naturais, assim como aldeias pitorescas que conservam as suas tradições com muito orgulho. E para que possa explorar tudo com as devidas condições, existem trilhos e percursos pedestres devidamente sinalizados.
Para que fique a conhecer melhor esta região do nosso país, deixamos-lhe algumas aldeias que tem mesmo de visitar. São algumas das mais pitorescas e tradicionais e nelas ainda é possível vivenciar muitas tradições com séculos de existência.
1. Montesinho
Esta aldeia faz parte do Parque Natural de Montesinho, que é um dos maiores e mais bem preservados parques naturais do nosso país. Aqui encontra uma belíssima paisagem, onde poderá fazer caminhadas por diversos trilhos que lhe permitirão conhecer melhor a flora e fauna locais.
A aldeia conta também com um património cultural e arquitetónico interessante, como as suas casas típicas em granito, o Núcleo Interpretativo de Montesinho e o Museu local.
2. Rio de Onor
Esta singular aldeia é metade portuguesa e metade espanhola, sendo dividida pelo rio que dá o nome à aldeia. Esta é uma localidade comunitária, onde os habitantes partilham terras, rebanhos e decisões que afetam a aldeia.
O local tem até um dialeto próprio, o rionorês, que mistura português e castelhano. Não deixe de apreciar a praia fluvial, assim como a paisagem de campos agrícolas bem cuidados, carvalhais e bosques ajardinados.
3. Gimonde
Esta aldeia do concelho de Bragança encontra-se perto de Espanha e tem uma história antiga e que remonta à época romana, como o comprova o Castro de Gimonde e a Ponte de Gimonde.
Esta é também uma localidade conhecida pela sua gastronomia deliciosa, sendo famosa pelo fumeiro e pelas compotas. Durante a sua visita a esta localidade, não deixe de admirar a paisagem do rio Igrejas e da Serra da Coroa.
4. Pitões das Júnias
Esta aldeia faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, sendo um sítio de grande tranquilidade e beleza e com uma grande diversidade de flora e fauna. É conhecido pelo seu fumeiro de qualidade e por ser muito fria no inverno.
A aldeia tem um património rico e interessante, de onde se destacam as suas casas em granito e as suas tradições seculares, mantidas pelos habitantes. Não deixe de partir à descoberta da Cascata de Pitões das Júnias e do Mosteiro de Santa Maria das Júnias.
5. São Xisto
Encontra-se na margem sul do Douro, em São João da Pesqueira e faz parte da região classificada pela UNESCO como Património Mundial, onde se faz o famoso vinho do Porto.
A partir da localidade terá uma vista deslumbrante sobre o rio e os vinhedos, que contrastam com o granito da margem oposta. Não deixe de conhecer locais como a Capela de São Xisto, o Mirante Anjo arrependido, a Fonte Centenária e as típicas casas de xisto.
O rionorês não mistura português com castelhano – é um dialeto do asturo-leonês…
Exactamente!