Esquecido durante muitos anos, o Alentejo é hoje um dos locais mais visitados pelos portugueses, até porque, aqui, podemos encontrar um Portugal típico e cativante, de aldeias bem conservadas e de faixas azuis ou amarelas nas suas casas. Muitas destas aldeias foram recuperadas e contam hoje com diversos atrativos, que cativam os visitantes e atraem cada vez mais pessoas.
É também nestas aldeias que ainda se conservam muitas das mais antigas tradições do Alentejo. Habitadas sobretudo pelas gerações mais velhas, as aldeias alentejanas conseguem ainda manter o charme típico de outras épocas e encantam quem por elas passa. E claro, se parar por aqui, não se esqueça de desfrutar da excelente gastronomia típica da região.
Para que possa planear a sua viagem, deixamos-lhe algumas aldeias alentejanas que tem mesmo de conhecer. Escolha as suas preferidas e parta à descoberta dos locais mais pitorescos do Alentejo, uma região que é sempre capaz de surpreender em cada visita.
1. Messejana
Não se sabe ao certo quem fundou esta aldeia, mas sabemos que já existia no tempo dos mouros. O local foi conquistado em 1235 e anexado ao concelho de Aljustrel, embora tenha sido, em tempos, sede de concelho.
Hoje, é uma típica localidade alentejana, de ruas estreitas e casas caiadas e coloridas. Ao passear pelos seus becos e ruelas, poderá encontrar toda a alma desta povoação típica nos pequenos detalhes, como as flores que enfeitam as casas.
2. Veiros
Encontra-se em Estremoz, na vasta planície alentejana, e cativa pelo seu casario típico e pelo seu altaneiro castelo. O local foi doado à Ordem de Avis, tendo um papel fundamental na defesa do nosso território ao longo dos tempos.
No entanto, com o apaziguamento das relações com Espanha, foi perdendo importância e população. Mesmo assim, ainda existe muito para ver, como as suas igrejas e o seu pelourinho.
3. Brotas
Faz parte do concelho de Mora e é das aldeias mais bonitas e desconhecidas do Alentejo, apesar de ter ganho cada vez mais atenção por ser atravessada pela Estrada Nacional 2 (que se tem tornado, cada vez mais, numa rota turística de renome).
Caminhando pelas suas ruas com calma, descobrirá diversos detalhes encantadores e que nos recordam que estamos no Alentejo tradicional. Um dos principais pontos turísticos da localidade é o Santuário de Nossa Senhora das Brotas.
4. Ouguela
Esta típica aldeia encontra-se no alto de um monte com 270 metros de altura, sendo coroada pelo seu castelo, que olha altivo para a paisagem em redor. À medida que a localidade perdeu a sua importância na defesa do território, perdeu também população, sendo hoje uma relíquia de outros tempos.
As suas casas típicas dividem-se entre o interior e o exterior das muralhas, dando um toque pitoresco a este cantinho do Alentejo.
5. Evoramonte
Encontra-se no alto de uma colina, e parece quase parada no tempo, mantendo as suas caraterísticas medievais intactas. Procure visitar esta localidade a pé, deixando o carro fora das muralhas, e parta à descoberta de locais como o seu castelo.
Pelo caminho, encontrará pequenos detalhes encantadores, como um ornamento diferente, uma porta ou janela pintadas ou uma varanda florida.