Quando pensamos em praias na zona de Lisboa, pensamos em locais como Cascais e a Costa da Caparica. Mas a verdade é que também podemos encontrar praias fluviais de grande beleza no Tejo, muitas a uma curta distância de Lisboa, que são mais sossegadas e onde pode estender a toalha sem sentir que está a ocupar o espaço das outras pessoas.
Os últimos anos têm assistido a uma procura cada vez maior por estas praias fluviais perto de Lisboa. Seja pela experiência diferente ou pelo maior recato e sossego, a verdade é que estes espaços atraem cada vez mais pessoas. E para isso contribuiu também as muitas obras de beneficiação que as autarquias fizeram nestas zonas.
Hoje em dia, estas praias fluviais já não são apenas espaços quase selvagens onde se pode refrescar. São áreas cuidadas e com equipamentos de qualidade ao seu dispor. Descubra algumas das melhores praias fluviais perto de Lisboa.
1. Praia fluvial dos Moinhos
Situa-se em Alcochete, a 45 minutos de Lisboa, e é conhecida pelos seus três moinhos de vento, bem como pelo seu extenso areal. Aqui, o Tejo tem águas pouco profundas e tranquilas, perfeitas para um dia de banhos. Esta praia é também muito frequentada por praticantes de desportos como o kitesurf e o paddlesurf, e é frequente ver-se lançamentos de papagaios de papel.
2. Praia fluvial de Alburrica
Na Margem Sul, a cerca de 4o minutos de Lisboa, vai encontrar esta praia, um dos sítios mais frequentados no verão, na zona do Barreiro. A pequena península é banhada pelas águas do Tejo e, aqui, os mergulhos, apesar de não serem proibidos, são fortemente desaconselhados.
Apesar disso, a praia é muito limpa e conta com um circuito de manutenção, chuveiros, bar com esplanada, campo de voleibol e uma zona para os mais pequenos brincarem.
3. Praia Doce
Apesar de ser uma hora de caminho, vale bem a pena a viagem até Salvaterra de Magos, para conhecer a Praia Doce, perto da aldeia piscatória de Escaroupim. Para além da belíssima paisagem, poderá aqui encontrar um parque de merendas com churrasco e instalações sanitárias. A zona balnear tem pé, mesmo com a maré alta, e aos fins de semana os Bombeiros Voluntários têm uma equipa de vigilância na praia.
4. Praia fluvial do Rosário
Encontra-se a três quartos de hora de Lisboa, na Moita, e é a última praia fluvial banhada eplo Tejo, contando com um extenso areal. A praia apenas é boa para mergulhos na maré alta, já que, durante a maré baixa, a água é muito pouca.
A zona balnear conta com diversas infraestruturas, como postos de socorro e vigilância, sanitários, café, restaurante, chuveiros, biblioteca estival, parque infantil e parques de merenda com bastante sombra.
5. Praia da Ponta dos Corvos
O acesso a esta praia não é propriamente fácil, pelo que deverá ter isso em conta antes de planear a sua visita. Encontra-se no distrito de Setúbal, perto de Corroios, e a 35 minutos da nossa capital.
Para além da praia fluvial e da zona de pesca, existe igualmente um parque de merendas com grelhador. Apesar de não existir vigilância no local, a praia é considerada um excelente local para a prática de kitesurf e windsurf.