A aletria é, sem dúvida, um dos doces de Natal preferido dos portugueses. Está presente em todas as mesas de Natal de norte a sul do país (e ilhas, claro). Existem muitas formas de a confeccionar e, normalmente, os segredos são passados de mães para filhas.
Em algumas famílias, a receita tem já várias décadas e foi criada pelas avós ou bisavós. Há quem prefira a aletria de forma tradicional, que se corta com a faca, e há quem prefira a aletria cremosa.
Tal como as receitas de rabanadas e as receitas de filhoses (ou filhós), as receitas de aletria são muito simples mas, no entanto, possuem algumas pequenas diferenças de região para região ou de família para família. Descubra 5 fantásticas receitas tradicionais portuguesas de aletria para provar neste Natal.
1. Aletria Tradicional
Aletria tradicional
Ingredientes
- 150 g de manteiga
- 200 g de aletria
- 300 g de açúcar
- 5 gemas
- 750 ml de leite
- 1 casca de limão
Preparação
- Ferva a aletria com o leite, o açúcar, a casca de limão e a manteiga.
- Mantenha no lume até que a aletria tenha absorvido todo o leite.
- Junte as gemas bem batidas, mexendo até estarem cozidas.
- Retire a casca do limão e ponha a aletria numa travessa.
- Polvilhe com canela em pó ou faça adornos com ela.
Dicas
- A melhor forma de decorar e consumir a aletria tradicional é com canela em pó. Mesmo assim, se pretender inovar (na receita ou na decoração) aqui ficam algumas sugestões:
- Aletria com pinhões e mirtilos? É possível e, já agora, delicioso. Basta adicionar uma chávena de mirtilos e 3 colheres de sopa de pinhões. O resto da receita é igual.
- Quer um doce de Natal mais radical? Aletria com leite de soja e gengibre! Basta substituir o leite de vaca pelo leite de soja e adicionar 50 gramas de gengibre fresco.
- Descobriu as virtudes da dieta vegan e não quer pecar, mesmo no Natal? Substitua o leite por uma bebida vegetal ao seu gosto, troque o açúcar normal por açúcar de coco e adicione 1 colher de sopa de açafrão. Vai parecer um Natal com sabor a Bombaim, mas talvez seja igualmente saboroso. ;)
- Quer uma aletria mais cremosa? Fácil: diminua a quantidade de leite e adicione água. A proporção fica ao seu critério e depende da cremosidade que pretende na aletria. No limite, pode até fazê-la apenas com água.
Dados Nutricionais
2. Aletria à portuguesa
Ingredientes:
- 200 g de açúcar (10 colheres)
- 150 g de massa aletria
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 6 gemas
- 1 litro de leite
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- canela em pó para polvilhar
Preparação:
Coza a aletria cerca de 5 minutos num tacho com agua e escorra.Junte num tacho o leite,a casca de limão,o pau de canela e o açúcar.
Leve a lume,adicione a aletria e deixe cozer num lume brando mexendo sempre até a massa cozer e absorver quase todo o leite.
Bata ligeiramente as gemas, adicione-lhes um pouco de aletria mexendo sempre para não talhar, junte ao tacho e leve ao lume brando mexendo constantemente, só para cozer as gemas.
Retire do lume, rejeite a casca de limão e o pau de canela, deite o doce numa taça e deixe arrefecer. Polvilhe com a canela em pó e sirva
3. Aletria caseira
Ingredientes:
- 6 dcl de água
- 150 gramas de aletria
- 0.5 l de leite
- 125 gramas de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 gemas
- 1 pitada de sal
- 2 tiras de casca de limão
Preparação:
Para preparar a aletria caseira comece por levar ao lume a água, a casca de limão e o sal numa panela. Deixar ferver e reduzir para lume brando.
Uma vez que esteja a ferver juntar a aletria, e deixar cozer 4-5 minutos mexendo de quando em vez.
Adicionar o leite e continuar a cozer mais 5-6 minutos.
Juntar o açúcar e a manteiga e deixar cozer mais 2-3 minutos. Apagar o lume.
Juntar um pouco da mistura da aletria às gemas e mexa bem para elas amornarem. De seguida adicione as gemas à panelas, acenda o lume novamente, brando, e deixar cozer 1-2 minutos, mexendo sempre.
Aqui deve provar a aletria para ver se está a seu gosto. Verter a aletria caseira para uma travessa grande e decorar com canela.
4. Aletria doce
Ingredientes:
- 150 g de Aletria
- 5 dl de leite
- 50 g de manteiga
- 200 g de açúcar
- 4 gemas de ovos
- 1 casca de limão
- canela em pó q.b.
- 1 pitada de sal
Preparação:
Coza a Aletria em água temperada com um pouco de sal. Escorra a água.
À parte, aqueça o leite com uma casca fina de limão e depois junte-o aos poucos à aletria, mantendo o lume brando e mexendo sempre.
Acrescente a manteiga e depois o açúcar. Bata as gemas e misture um pouco de leite.
Retire a Aletria do lume, juntando-lhe as gemas cuidadosamente.
Leve de novo ao lume por um ou dois minutos sem deixar ferver.
Deite a Aletria ainda quente numa travessa. Deixe arrefecer um pouco e decore com canela a seu gosto.
5. Aletria cremosa
Igredientes:
- 125 g Aletria Milaneza
- 1/2l. Água
- 2 col. chá Sal
- 300 g Açúcar
- 2 Paus de Canela
- 5 Gemas
- 1 Casca de Limão
- q.b. Vinho do Porto
- 2 col. sopa Manteiga
- q.b. Canela em pó
Preparação:
Comece por colocar a água, o açúcar, a casca de limão, o sal e o pau de canela numa panela a ferver.
Enquanto a água levanta fervura, parta com as mãos e para uma taça 125gr de Aletria Milaneza. Assim que estiver a ferver, reduza para lume médio, deite a aletria na panela e vá mexendo regularmente durante a cozedura (cerca de 4 minutos).
Entretanto, numa tigela, junte as gemas, o açúcar, o Vinho do Porto e um pouco de água. Misture até obter um preparado homogéneo.
Retire a Aletria do lume e misture com o preparado anterior, adicione a manteiga e leve novamente a lume brando a engrossar.
Por fim, deite a Aletria Cremosa numa travessa, deixe arrefecer e polvilhe com canela em pó a gosto.