A Serra da Estrela costuma ser associada à neve, aos bosques, cascatas e lagoas, assim como às suas praias fluviais, onde se poderá refrescar nos dias mais quentes do verão. No entanto, nos últimos anos, as suas aldeias típicas têm ganho cada vez mais destaque entre os pontos de interesse que a Serra tem para oferecer aos visitantes.
Para uma experiência ainda mais genuína, não deixe também de provar a gastronomia típica destas aldeias, que continua a ser preparada segundo as tradições mais antigas. No final do repasto, para gastar as calorias, nada como se aventurar por um dos vários trilhos oficiais e conhecer um pouco mais da beleza única da Serra da Estrela.
Nestes locais, encontrará o que de mais típico e genuíno Portugal tem para mostrar, longe do turismo de massas e num ambiente natural, único e sereno. Assim, deixamos-lhe algumas das mais pitorescas aldeias a conhecer na Serra da Estrela.
1. Linhares da Beira
Esta localidade é um sítio onde as tradições ainda se mantêm vivas e continuam a fazer parte da vida dos habitantes. Por exemplo, ainda poderá ver as senhoras a levar a roupa suja até às margens do rio, para a lavarem.
Esta aldeia medieval foi fundada no século XII e conta com um património arquitetónico muito rico, no qual se destaca o seu castelo, a partir do qual temos uma vista incrível para o rio Mondego.
2. Alvoco da Serra
Esta aldeia encontra-se situada no fértil vale da ribeira do Alvoco, a 680 metros de altitude. À volta da localidade, podemos encontrar socalcos, construídos para moldar a paisagem às necessidades do Homem e aumentar assim o espaço de cultivo.
Alvoco da Serra é também chamado de “aldeia granito”, por esta rocha dominar a paisagem e a aldeia em si. Não deixe de conhecer a Casa do Barão e a capela medieval de São Pedro.
3. Cabeça
Nesta localidade, o xisto é rei e senhor, encontrando-se muito presente nas suas casas. Esta é uma localidade com tradições ligadas ao cultivo dos campos em socalcos e à atividade pastoril.
Cabeça é também conhecida como “aldeia Natal” já que, durante estas festividades, as ruas são enfeitadas com materiais naturais, como giestas, varas de Videira e musgo, assim como com leds, que dão mais brilho e alegria à quadra natalícia.
4. Folgosinho
Esta localidade da Serra da Estrela é conhecida por ser uma das mais belas da região, mas também por ser uma das mais carismáticas e pitorescas. A povoação esteve sujeita ao isolamento durante séculos, o que acabou por mudar a sua vivência.
Assim, e apesar de hoje já aqui ter chegado a modernidade, ainda se continuam a ver os rebanhos a ir para os pastos e as mulheres a ir buscar água às diversas fontes da aldeia.
5. Cortes do Meio
Esta pequena aldeia é conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”, até porque nela encontramos 14 piscinas naturais, todas elas no leito da ribeira de Cortes.
As cascatas tornam-se particularmente exuberantes no início da primavera, devido às chuvas e ao degelo. No verão, são muito procuradas pelos banhistas, por permitirem que se refresque em contato próximo com a natureza.
6. Vide
Esta é uma aldeia especial, porque faz a transição entre a Serra da Estrela e a Serra do Açor, mundos diferentes que se refletem nesta pequena aldeia, onde as ruas e casas de xisto andam lado a lado com a dureza do granito. Antigamente, toda a aldeia era construída inteiramente em xisto.
No entanto, com a emigração dos anos 50 do século XX, a população de Vide conseguiu reunir mais recursos e começou a pintar as suas casas de branco. Apesar disso, nos últimos anos, diversas casas foram recuperadas por forma a manter a sua traça original em xisto.