Com os seus quase 2 mil metros de altura, a Serra da Estrela foi sempre um local um pouco mais isolado do resto do país, com o seu relevo montanhoso a dificultar a comunicação. Este isolamento ajudou a que as suas gentes criassem uma personalidade mais especial e singular, e, por consequência, criaram-se aqui aldeias tão únicas e especiais como as pessoas que nelas habitavam.
O isolamento acabou por chegar ao fim com a construção de boas estradas, mas as tradições mantiveram-se e encontram-se muito bem preservadas. Essas tradições e as paisagens envolventes são apenas alguns dos muitos motivos para visitar a Serra da Estrela. Existem ainda trilhos que pode usar para explorar os arredores e descobrir pequenas cascatas, lagoas ou bosques de mil e uma cores.
Visitar as aldeias da Serra da Estrela é uma experiência única. Para que comece a planear a sua viagem, deixamos-lhe algumas sugestões que não perder. Conheça algumas das mais bonitas e pitorescas.
1. Loriga
Loriga é um local que nos impressiona pelo seu casario branco e pela exuberante natureza que a rodeia, até porque os montes que circundam a aldeia são ricos em paisagens surpreendentes. A água é aqui abundante, trazendo um murmurar constante que traz mais melancolia à paisagem e mais tranquilidade a quem por aqui passa.
Situado a 770 metros de altitude, a localidade é conhecida pelos seus socalcos e pela sua rede de irrigação complexa. Não pode deixar de visitar a ponte e estrada romanas, a Igreja Matriz, o pelourinho e as diversas ruas históricas, como a bem conhecida Rua da Oliveira, que conta com 80 degraus em granito e nos mostra as caraterísticas de uma rua medieval.
2. Cabeça
Nesta aldeia é o xisto quem reina, estando muito presente nas casas, que ajudam a compor a paisagem singular. A localidade tem uma tradição muito ligada ao cultivo dos campos em socalcos, assim como à atividade pastorícia. É também a terra dos lendários Cavaleiros das Esporas de Ouro, tendo-se tornado freguesia em 1800.
Nesta aldeia, poderá encontrar duas igrejas dignas de visita, assim como duas capelas igualmente belas. A localidade é também conhecida como “aldeia Natal”, já que, durante estas festividades, as ruas são enfeitadas com materiais naturais, como o musgo, giestas e varas de videira, e com leds, que ajudam a dar mais brilho e alegria à época.
3. Folgosinho
Esta bela vila, que se situa a 933 metros de altitude, conta com uma vista espetacular para a Serra e para as povoações que a rodeiam. Esta beleza natural acentua-se ainda mais ao admirar a paisagem a partir do pequeno, mas elegante castelo, cujo relógio (que se encontra na torre principal) é visível ao longe, enquanto passeia pela vila.
Folgosinho encontra-se associada à figura de Viriato, e conta também com uma interessante tradição de culto das fontes, bastante presente na tradição oral. Não deixe de passear demoradamente pela localidade, apreciando todos os detalhes com calma. E, claro, não pode ir embora sem visitar as diversas fontes, o castelo, o pelourinho e a igreja.
4. Alvoco da Serra
Em pleno coração do Parque Natural da Serra da Estrela, podemos encontrar esta localidade, rica em tradições e com origens muito antigas, tendo vestígios de ocupação romana. Por aqui, não lhe faltam possibilidades de passeios agradáveis, que lhe vão permitir descobrir as maravilhas da Serra por entre lendas e histórias antigas.
Situada a 680 metros de altitude, esta é a povoação topograficamente mais próxima da Torre. A aldeia oferece aos turistas diversas possibilidades de visita, graças ao seu roteiro dinâmico e às suas paisagens rurais. Não pode deixar de visitar a Casa-Museu, a Igreja Matriz, a ponte romana e as diversas capelas desta freguesia.
5. Linhares da Beira
Situada na vertente ocidental da Serra da Estrela, esta é uma localidade onde casas simples em granito convivem com solares de nobreza antiga, e um olhar atento irá revelar diversas janelas do século XVI. A sua Igreja Matriz é o lar de três valiosas tábuas, que foram atribuídas ao mestre português Vasco Fernandes (Grão Vasco).
Além disso, poderá visitar um exemplar único de um fórum medieval, local onde se anunciavam as decisões comunitárias, assim como um pelourinho quinhentista em granito. Toda a aldeia é encimada por um castelo, que acompanha a morfologia do terreno e se encontra sob um enorme monte rochoso, a partir do qual se tem uma incrível vista panorâmica.
6. Sabugueiro
Situada a 1100 metros de altitude, encontra-se a meio caminho da Torre, sendo um local rico em recursos naturais, dos quais se destacam as suas magníficas quedas de água e a sua vista privilegiada sobre a Serra. Devido a sua localização, é um ponto de partida perfeito para conhecer algumas das atrações da Serra da Estrela, como a cascata da Fervença e a barragem da Lagoa Comprida.
Apesar desta aldeia viver do turismo e do comércio, o seu dia-a-dia é ainda marcado pelos usos e costumes antigos. O local cativa pelas suas paisagens deslumbrantes, assim como pelos moinhos de água e fornos comunitários, vestígios de um passado que não quer ser esquecido e aqui se mantém vivo e presente.