A rede das Aldeias de Xisto situa-se no centro de Portugal e inclui 27 localidades, com caraterísticas comuns e com uma história semelhante (especialmente na vida comunitária). Estes locais foram cruciais no povoamento do interior do país e contam-nos uma história de séculos, que vale sempre a pena desvendar, até porque caminhar pelas ruas destas aldeias é um regresso ao passado.
Muitas das casas destas localidades foram recuperadas e transformadas em turismo rural, e, por isso, é possível pernoitar por aqui e sentir o chamamento da história ainda mais fortemente. São locais belíssimos e carregados de um misticismo que apenas pode ser transmitido pela história e pelas tradições que carregam.
Não deixe também de provar a deliciosa gastronomia destas aldeias, porque os seus pratos são imperdíveis. E claro, sinta a hospitalidade e a amabilidade dos seus moradores. Descubra 6 aldeias de xisto que parecem saídas de um conto de fadas.
1. Casal de São Simão
Uma aldeia com apenas uma rua. Uma fonte que encanta com o borbulhar das suas águas. Um caminho que nos leva até às Fragas de São Simão, onde podemos dar um mergulho. Assim é a pequena, mas encantadora, aldeia de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos.
Esta é mais uma aldeia que, nos últimos anos, ganhou uma nova vida. Alguns dos seus antigos moradores deitaram mãos à obra e recuperaram as suas casas de xisto. Existe ainda um restaurante onde pode apreciar os pratos típicos da região e uma pequena loja.
2. Talasnal
É uma das mais bonitas e famosas aldeias de xisto da Serra da Lousã. Talasnal cativa pela disposição das suas casas e também pelos muitos projetos de recuperação em curso que, lentamente, começam a dar uma nova vida a uma aldeia outrora quase abandonada.
Uma fonte, um tanque e as videiras que decoram as casas e que proporcionam sombra a quem visita são alguns dos detalhes mais cativantes desta aldeia. Mas o melhor de tudo é mesmo vivenciar a experiência de passar uns dias de paz, em comunhão com a natureza circundante.
3. Candal
Numa colina voltada a Sul, na Serra da Lousã, encontra a aldeia de xisto do Candal, considerada como uma das aldeias serranas mais desenvolvidas e das mais visitadas, podendo por aqui encontrar visitantes de todo o país. Trata-se de um local onde se pode fazer uma autêntica viagem no tempo numa das mais bonitas aldeias de Portugal.
A pequena aldeia, refrescada pela Ribeira do Candal, mostra aos visitantes a tradição das casas em xisto, da fonte, do lavadouro público e a capela, testemunhos da realidade serrana e rural. A melhor forma de a conhecer é passear pelos seus becos e ruelas. Esteja atento a cada detalhe, a cada pormenor e vá conversando com quem aqui vive.
4. Cerdeira
Cerdeira é uma daquelas aldeias abandonadas que se soube reinventar. Fruto da dedicação de alguns entusiastas, esta belíssima aldeia de xisto da Serra da Lousã é hoje um centro dedicado às artes. Algumas das suas casas foram também recuperadas para turismo rural.
Passear pela Cerdeira é uma experiência mágica: logo à entrada somos presenteados com uma pequena ponte que dá acesso à povoação. As suas ruas de ardósia serpenteiam as casas, construídas na encosta de forma a deixar os terrenos planos livres para a agricultura.
5. Piódão
É outra das mais bonitas aldeias de Portugal e dificilmente encontra no país outra como ela. Piódão está classificada como Aldeia Histórica mas é também uma aldeia de xisto. Pertence ao concelho de Arganil e fica na encosta da Serra do Açor. É, talvez, uma das mais famosas aldeias portuguesas.
Passeie pelas suas ruas sinuosas, descubra as suas janelas pintadas de azul e a sua igreja que não se parece com mais nenhuma em Portugal. No final, pare numa das esplanadas de algum dos restaurantes da aldeia e desfrute de um bom petisco da região.
6. Casal Novo
É uma das mais desconhecidas aldeias de xisto da Serra da Lousã e é um verdadeiro tesouro por explorar. Simples e singela, Casal Novo tem apenas uma rua principal, rasgadas por pequenas ruelas transversais.
É uma aldeia pequena mas cativante, onde vale a pena apreciar cada detalhe e deslumbrar-se com a beleza da sua simplicidade. Casal Novo é também um excelente miradouro para a Lousã e o seu castelo.