As aldeias do Alentejo, com as suas casas caiadas de branco e flores nas portas e janelas, têm um encanto especial, que é difícil de explicar por palavras. Estas são aldeias singelas, que cativam pela sua simplicidade e cores, e que mantêm ainda algumas das tradições mais antigas e típicas desta região. Em cada uma das localidades, não poderá deixar de caminhar pelos seus becos e ruelas, aproveitando para conversar com quem lá vive.
Muitas delas parecem ter parado no tempo, o que talvez lhe dê ainda mais encanto aos olhos de quem as visita (mas nem tanto para as pessoas que ainda lá vivem). Algumas ainda possuem castelos e muralhas, vestígios do tempo em que desempenharam um papel importantíssimo na defesa do território nacional ao longo da raia alentejana.
Visitá-las é fazer uma autêntica viagem ao passado e mergulhar numa das regiões mais bonitas e pitorescas de Portugal. Conheça algumas das aldeias mais bonitas e típicas do Alentejo e comece já a planear a sua visita a estes pequenos segredos.
1. Ouguela
Esta é uma típica e bela aldeia alentejana, uma autêntica relíquia do passado que se encontra relativamente bem conservada e que mantém todos os traços típicos do Alentejo.
As casas dividem-se entre o interior e o exterior das suas muralhas, existindo ainda um castelo, que se encontra no alto de um monte com 270 metros de altitude. Para melhor conhecer esta pacata aldeia alentejana, não deixe de passear calmamente pelas suas ruas.
2. Brotas
Esta aldeia do concelho de Mora tem recebido cada vez mais visitantes, por ser cruzada pela Estrada Nacional 2, ao quilómetro 488. Caminhando pelas suas ruas, poderá descobrir diversos detalhes particulares desta localidade tipicamente alentejana.
O seu principal ponto turístico é o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, mas não pode deixar também de apreciar as suas fontes, largos e casas caiadas de azul e branco.
3. Monsaraz
Esta aldeia medieval conseguiu manter as suas caraterísticas particulares ao longo dos séculos, e assim, visitá-la é fazer uma autêntica viagem no tempo. Este é também um local perfeito para uma escapadinha, já que combina a arquitetura histórica com a paz e tranquilidade típicas do Alentejo.
A beleza da localidade aumentou ainda mais com a conclusão da barragem do Alqueva, já que pode contemplar este lago a partir das muralhas da aldeia.
4. Evoramonte
Nos seus tempos áureos, esta localidade tinha uma elevada relevância militar, vertente que ainda hoje se encontra presente, com as muralhas a proteger os habitantes e a aguardar a entrada dos visitantes.
Esta vila, pequena e cheia de encanto, pode ser perfeitamente conhecida a pé, recomendando-se um passeio com calma, para absorver toda a localidade e encontrar os mais diversos pormenores encantadores.
5. Messejana
As origens desta localidade perderam-se no tempo, não se sabendo ao certo quem a fundou. O que se sabe é que esta vila alentejana existia já no tempo dos mouros, tendo sido conquistada em 1235.
A povoação destaca-se pela suas ruas estreitas e casas caiadas de azul e branco, com a própria igreja a destacar-se da paisagem por causa destas cores. Passeando pelos seus becos e ruelas, poderá encontrar a alma de uma povoação típica do interior alentejano.
6. Veiros
Esta pequena localidade cativa pelo seu casario branco e pelo seu altaneiro castelo. Teve em tempos uma função crucial na defesa do território nacional, mas, com o apaziguamento das relações com Espanha, foi perdendo importância e população.
Mesmo assim, há ainda um vasto património a conhecer, como o seu castelo, as suas igrejas e o seu pelourinho. Não deixe de caminhar pelas ruas e de conversar com os habitantes desta localidade.