As aldeias históricas de Portugal encontra-se no centro do país, perto da fronteira com Espanha, e são um grupo de 12 povoações que têm características e história em comum, assim como uma malha urbana bem preservada e com traços medievais. Muitas destas localidades encontram-se muito bem conservadas e são famosas por manter ainda vivas algumas tradições seculares, em áreas como o artesanato, a gastronomia ou a música.
Quando faz uma visita a qualquer uma destas aldeias está também a conhecer o lado mais genuíno e pitoresco de Portugal. Passear pelos becos e ruelas destas povoações é fazer uma verdadeira viagem ao passado, já que aqui ainda são mantidas muitas tradições seculares. Esta atmosfera, aliada à boa preservação das mesmas, cria nestas aldeias um ambiente único que merece ser vivenciado.
Nos últimos anos, estas localidades têm recebido cada vez mais visitantes, muito graças à sua beleza e à sua riquíssima história e património, e, ao mesmo tempo, devido à sua cativante simplicidade. Assim, deixamos-lhe 6 aldeias históricas de Portugal que parecem saídas de um conto de fadas, e que deve mesmo conhecer.
1. Castelo Rodrigo
Foi em tempos sede de concelho, e dessa altura resta ainda um vasto património, no qual se destacam a cisterna medieval, a Igreja Matriz, as velhas muralhas, as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura e o pelourinho quinhentista.
Passeando pela aldeia, poderá também encontrar vestígios da presença de cristãos-novos, assim como encontrar elementos manuelinos e até casas que apresentam motivos de origem árabe.
2. Castelo Novo
Esta aldeia histórica, de ruas estreitas e labirínticas, faz-nos viajar no tempo, contando com um castelo com mais de 800 anos, e existindo registos de que a aldeia é ainda mais antiga que isso.
Para além de contar com um vasto e interessante património, esta localidade conta também com uma magnífica paisagem para a Serra da Gardunha, o que permite que aqui se sinta uma grande conexão com a natureza envolvente.
3. Monsanto
Nesta peculiar aldeia da Beira Baixa, poderá ver telhados de casas que parecem totalmente esmagadas por enormes pedras, ou até tomar um café tendo como base uma das muitas e peculiares rochas que existem nesta localidade.
Esta belíssima aldeia foi criada num sítio com enormes pedras, que acabaram por ser aproveitadas na construção das casas, criando assim uma povoação singular e muito cativante.
4. Castelo Mendo
Esta aldeia, com menos de 90 habitantes, é a mais pequena aldeia histórica do nosso país, mas, apesar do seu tamanho, é um autêntico museu a céu aberto, fazendo-nos viajar no tempo graças ao seu património.
Esta localidade encontra-se dividida pelas muralhas da Cidadela, sendo que a Cidadela corresponde à cidade velha, que foi erguida por ordem de D. Sancho II. Não pode deixar de visitar a igreja de São Vicente e as ruínas da igreja de Santa Maria do Castelo.
5. Linhares da Beira
Se há povoação que mantém vivas as suas tradições e as incorpora no seu dia-a-dia, essa povoação é Linhares da Beira. Aqui, os estabelecimentos comerciais ainda se passam de pais para filhos, e as senhoras ainda levam a roupa suja para lavar nas margens do rio.
Para além da tradição, esta aldeia medieval, fundada no século XII, tem também um riquíssimo património arquitetónico, do qual se destaca o seu castelo com vista para o Mondego.
6. Sortelha
É uma das aldeias medievais mais bem conservadas de Portugal, sendo considerada também uma das mais bonitas. Toda a povoação se encontra dentro das muralhas circulares do castelo, e quase tudo na localidade se encontra igual aos tempos medievais do século XIII.
As suas ruas e casas estão recuperadas, existindo aqui alojamentos, cafés e restaurantes onde pode descobrir a maravilhosa gastronomia da zona.