Não há como negá-lo: nos últimos anos, o turismo dedicado a explorar o lado mais verdadeiro e genuíno de Portugal cresceu significativamente. São passadiços, trilhos e, sobretudo, pequenas aldeias típicas onde as seculares tradições portuguesas ainda são praticadas e conservadas. E, nos arredores do Porto, existem muitas destas aldeias para descobrir.
Depois de muitos anos esquecidas, grande parte delas acabou por ver os seus moradores partirem para outras paragens em busca de melhores condições de vida. O abandono levou à degradação das casas e nada voltou a ser como antes. Mas, nos últimos tempos, várias destas aldeias foram recuperadas e adaptadas ao turismo.
A sua recuperação, seguindo a traça original do local, começou a atrair cada vez mais visitantes e hoje são muitos os que aqui se deslocam, em passeio, à descoberta do melhor de Portugal. Conheça algumas das mais típicas e tradicionais aldeias para visitar perto do Porto.
1. Quintandona
Uma aldeia típica preservada, com casas de lousa e de xisto, bem próxima do Porto? Sim, é possível! Falamos de Quintandona, em Penafiel. Pequena mas de uma beleza singela e singular, esta é uma aldeia que tem sido recuperada nos últimos anos e que atrai cada vez mais habitantes.
A melhor forma de a descobrir é caminhando pelas suas ruas. Aprecie cada pormenor, cada detalhe e converse com os habitantes locais. O dia-a-dia da população ainda é marcada pelas rotinas ligadas à agricultura, mesmo estando próxima de grandes centros urbanos.
2. Trebilhadouro
Localizada na freguesia de Rôge, em Vale de Cambra, a pequena aldeia de Trebilhadouro este desabitada durante décadas. Mas no final do século passado foi totalmente recuperada para turismo rural, mantendo a sua traça original.
As ruas e as casas são de granito e toda a estrutura da aldeia remete para os hábitos comunitários de outrora. Canastros, eiras, o tanque público e uma fonte… tudo foi nos faz lembrar o dia-a-dia de uma típica aldeia agrícola.
3. Midões e Gondarém
Não é apenas uma, mas sim duas aldeias que merecem destaque ao mesmo tempo: Midões e Gondarém pertecem ambas à freguesia de Raiva, em Castelo de Paiva. São duas aldeias de xisto viradas para o Douro e para a imponente Serra da Boneca.
As ruas são estreitas e sinuosas, típicas de aldeias de montanha. As aldeias possuem algumas casas recuperadas e bem cuidadas mas também outras a precisar de intervenção. É possível observar alguns solares e uma pequena praça.
4. Cabroelo
A aldeia de Cabroelo encontra-se integrada na Serra da Boneca, no vale do ribeiro de Entre Águas (também conhecido como rio Mau). Trata-se de uma ótima ideia para um passeio perto do Porto, especialmente se tiver crianças da família.
Procure passear tranquilamente pelas ruas da aldeia, bem como visitar a capela de São Mateus ou a casa Alves, datada de 1805. A 10 minutos de carro, encontra o Museu da Broa e os diversos moinhos em pedra recuperados.
5. Pias
Localizada no município de Cinfães, Pias é uma belíssima aldeia nas margens do rio Bestança. O rio é, aliás, um dos principais motivos para visitar a aldeia, já que é considerado como um dos menos poluídos da Europa. A partir de Pias é possível explorá-lo seguindo vários percursos pedestres.
Vale também a pena percorrer as ruas estreitas da aldeia. Observe os detalhes das suas casas senhoriais e do quotidiano das suas gentes. Descubra os moinhos (alguns ainda a funcionar) e o centro de interpretação do Bestança. A aldeia possui um carisma especial que merece ser descoberto.
6. Rio de Frades
Percursos pedestres que atravessam antigas minas de Volfrâmio até chegar a um rio com cascatas e lagoas onde pode tomar banho? Sim, é possível ter isto tudo em Rio de Frades. Não se sabe se foi a aldeia que deu o nome ao rio ou vice-versa. O certo é que este pequeno recanto de Arouca é ainda quase desconhecido.
Para chegar até ao ponto mais apetecível deste passeio, deve deixar o seu carro na aldeia de Rio de Frades. A partir daí, siga a pé por um percurso pedestre que o vai levar até ao interior de uma antiga mina. Irá caminhar por 400 metros em total escuridão (leve uma lanterna) e no final encontrará o rio, com pequenas cascatas e lagoas onde se refrescar.