O ponto mais alto de Portugal Continental tem ainda segredos a descobrir pelos turistas que aqui acorrem todos os anos. Afinal, a maioria chega à serra em busca da neve, sem imaginar que toda a região é rica em grande beleza, mesmo noutras épocas do ano. Na serra da Estrela, podemos encontrar todas as condições para uma experiência única, quer seja num pequeno passeio, quer seja numa estadia mais prolongada.
Poderá descobrir aldeias típicas e tradicionais, cascatas, bosques centenários, vales glaciares e muito património histórico e cultural. Portanto, deixamos-lhe aqui algumas sugestões de aldeias na serra da Estrela a não perder:
1. Alvoco da Serra
Este bem guardado segredo da serra da Estrela está situado no fértil vale da ribeira do Alvoco, no concelho de Seia, a 680 metros de altitude. As encostas que rodeiam esta aldeia têm socalcos, que foram construídos de maneira a que se pudesse moldar a paisagem às necessidades humanas, e aumentar assim o espaço de cultivo.
Passeando pelos becos e ruelas de Alvoco da Serra, será fácil perceber porque é conhecida por “aldeia granito”; afinal, esta rocha domina a paisagem, desde as montanhas às casas, ruas e fontes de água. Não podemos deixar de destacar a Casa do Barão e a capela medieval de São Pedro.
2. Melo
É a “aldeia eterna” do célebre escritor português do séc. XX, Vergílio Ferreira, que aqui nasceu e foi sepultado. Melo conta com vários pontos de interesse, como o Roteiro Vergiliano, a praça Vergílio Ferreira (que tem a estátua e o percurso literário do escritor no chão), a Vila Josephine e o Museu Etnográfico.
Mas convém destacar igualmente a capela da Senhora da Conceição, a Misericórdia, a Casa da Câmara, o Convento da Senhora do Couto, o Pelourinho (Monumento Nacional) e o Paço (imóvel classificado, em elevado estado de degradação). Esta diversidade de património deve-se à fundação antiga de Melo e ao importante protagonismo social e político que teve em tempos na região.
3. Lapa dos Dinheiros
Esta pequena aldeia, de nome curioso e muito fácil de fixar, fica a mais de 700 metros de altitude, em plena serra, no concelho de Seia. Integra a rede de Aldeias de Montanha, e é conhecida pelas suas quedas de água, autêntico deleite para os sentidos. Mas, nos arredores, poderá visitar locais como a rocha dos Cornos do Diabo e o Buraco do Sumo, local onde a água da ribeira corre por debaixo de terra.
4. Videmonte
Esta pequena aldeia de montanha, no concelho da Guarda, tem menos de 1000 habitantes, mas é um local cheio de energia e com imensas coisas a visitar. Para melhor conhecer Videmonte, procure caminhar pelas suas ruas, apreciando cada detalhe e aproveitando para conversar com os simpáticos habitantes.
Por entre as casas tipicamente beirãs, em granito, e em perfeita harmonia com a paisagem natural, poderá encontrar facilmente capelas, igrejas, fontanários e até pequenos lagos.
5. Cortes do Meio
Apesar de o turismo na serra de Estrela ter aumentado muito nos últimos anos, as cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio são ainda um segredo desconhecido da maioria dos visitantes. Cortes do Meio, pequena aldeia situada perto de Tortosendo, no concelho da Covilhã, é conhecida por ser a “capital das cascatas e piscinas naturais da serra da Estrela”. E o título é adequado, porque aqui pode encontrar 14 piscinas naturais, todas no leito da ribeira de Cortes.
6. Verdelhos
A aldeia de Verdelhos está em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, e, como o nome indica, o verde é a cor dominante nesta pequena pérola do concelho da Covilhã. Se aprecia turismo de natureza, caminhadas e mergulhos em águas frescas durante o verão, este é o local para si. Para além de duas praias fluviais e de um parque de campismo perto da aldeia, poderá encontrar diversos trilhos pedestres para explorar os arredores.