Nos arredores da magnífica Serra da Estrela, podemos encontrar belíssimas aldeias, guardiãs das memórias e tradições seculares dos nossos antepassados. Estas podem ser aldeias de montanha, aldeias de xisto e aldeias históricas, mas todas elas contam com o seu próprio encanto e particularidades, que cativam os visitantes.
É óbvio que existem aldeias belíssimas dentro dos limites da própria Serra da Estrela. No entanto, se quiser prolongar a sua estadia nesta região e descobrir uma das regiões mais bonitas e pitorescas de Portugal, então nada como visitar algumas das muitas aldeias que rodeiam a serra. E não faltam pequenos segredos para desvendar, grande parte delas ainda desconhecidas pela maioria dos portugueses.
Assim, para além de visitar as magníficas aldeias que se encontram dentro do Parque Natural da Serra da Estrela, recomendamos-lhe também que conheça estas aldeias nos seus arredores. Podem ser aldeias históricas ou de xisto, mas cada uma delas tem o seu próprio encanto e merece uma visita com tempo e calma.
1. Sortelha
É conhecida por ser uma das aldeias históricas mais bem conservadas do nosso país, mantendo intactos os traços medievais das suas casas de granito, e encontrando-se coroada por um castelo, que se encontra a 760 metros de altitude.
Para melhor conhecer esta aldeia histórica e o seu vasto património, não deixe de passear calmamente pelas suas ruas, reparando em cada pequeno detalhe que vai encontrar durante a caminhada.
2. Alpedrinha
A localidade encontra-se a cerca de 500 metros de altitude, numa encosta da Serra da Gardunha, sendo conhecida como “Sintra das Beiras”. Nos seus tempos áureos, chegou a ter mais de 7 mil habitantes, apesar de ter hoje pouco mais de mil.
Alpedrinha foi sede de concelho até ao século XIX, o que ajuda a explicar a grande quantidade de solares e casas senhoriais que vai encontrar ao passear pelas suas ruas.
3. Castelo Novo
Esta aldeia medieval, de ruas estreitas e labirínticas, conta com um castelo com mais de 800 anos, existindo relatos que admitem que a aldeia em si é bem mais antiga.
A localidade cresceu em torno das suas muralhas, que definiram uma estrutura magnífica, e conta com bonitas paisagens para a Serra da Gardunha, o que contribui para que aqui se sinta uma grande calma e uma conexão mais próxima com a natureza.
4. Sobral de São Miguel
Esta aldeia, situada na Serra do Açor, é um dos maiores aglomerados de casas construídas em xisto no nosso país, o que lhe valeu o nome de “coração do xisto”.
Faz parte da rede das Aldeias do Xisto e é uma das suas “aldeias brancas”, já que as fachadas feitas em xisto se encontram rebocadas e pintadas desta cor, criando um contraste com a paisagem envolvente que ajuda a cativar ainda mais os visitantes.
5. Castelo Mendo
É uma das mais pitorescas Aldeias Históricas de Portugal, assim como uma das mais ricas em património. Esta é uma aldeia tipicamente medieval, que se encontra na fronteira com Espanha, e que foi testemunha de aguerridas batalhas pela defesa do território nacional.
Para além do seu castelo, igrejas e fontes, não podemos deixar de destacar as diversas casas manuelinas e filipinas que encontrará ao passear pelas ruas da localidade.
6. Aldeia das Dez
É conhecida como “aldeia miradouro”, já que quase todos os seus pontos se assemelham a um miradouro, dando-nos uma vista incomparável sobre a Serra que a rodeia. Isto porque esta bela localidade se encontra a cerca de 460 metros de altitude.
Não deixe de visitar a aldeia com calma, até porque aqui se encontram presentes diversos elementos históricos, que perduraram ao longo dos séculos nesta povoação.