Até há poucos anos, a maioria dos turistas visitava a serra apenas em busca da neve, sem sequer imaginar que existe muito mais para descobrir. Um bom exemplo disso são as inúmeras lagoas e cascatas, algumas praticamente desconhecidas, que aqui existem. E agora há também um novo e deslumbrante passadiço para descobrir.
Os novos passadiços do Mondego estendem-se ao longo de 12 quilómetros e preparam-se para ser a nova sensação turística da Serra da Estrela. Quanto às cascatas e às lagoas, essas permanecem quase secretas, conhecidas apenas pelos habitantes da região e pelos mais aventureiros.
Por tudo isto, há muito que este deixou de ser apenas um destino de Inverno e se transformou num local que tem muito para oferecer durante todo o ano. Descubra algumas das mais secretas lagoas e cascatas da Serra da Estrela e também os novíssimos passadiços do Mondego.
1. Passadiços do Mondego
São os passadiços mais recentes de Portugal e localizam-se em plena Serra da Estrela. numa área reconhecida pela UNESCO como Geopark. O percurso tem 12 quilómetros e desenvolve-se ao longo do rio Mondego, que nasce nas redondezas. O trajeto é de uma beleza sublime e inclui pontes suspensas e paisagens de cortar a respiração.
Passa ainda por algumas das mais típicas e tradicionais aldeias da Serra da Estrela, como Videmonte, Vila Soeiro e Trinta. A Barragem do Caldeirão é outro dos grandes atrativos. Por tudo isto, temos a certeza que os passadiços do Mondego irão ser a nova sensação turística da Serra da Estrela.
2. Cortes do Meio
Cortes do Meio é uma pequena aldeia perto de Tortosendo, no concelho da Covilhã. É conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”. E o apelido é totalmente merecido! Afinal de contas, são 12 as piscinas naturais que aqui pode encontrar, todas localizadas no leito da ribeira de Cortes.
É no início da Primavera que estas cascatas da Serra da Estrela se tornam mais exuberantes, muito por causa das chuvas e do degelo da neve caída durante o Inverno. No entanto, é no Verão que elas são mais procuradas pelos banhistas, que aqui acorrem em busca de um banho refrescante no meio da natureza.
3. Poço do Inferno
Situa-se na Ribeira de Leandres e é um ponto alto com 1100 metros. O Poço do Inferno é um dos ex-libris da Serra e é rodeado pela mãe-natureza que é a causa de toda aquela beleza paisagística.
A linha de água da cascata mantém contacto com o granito das rochas e, no Inverno, são várias as vezes que a água congela e isso cria (ainda mais) encantos a este paraíso natural com 10 metros de altura.
4. Poço da Broca de Aguincho
Tal como o nome indica, localiza-se perto da aldeia de Aguincho, localizada entre Vide e Vasco Esteves. É uma das lagoas da serra da Estrela de mais fácil acesso, bastando conduzir pela EM518. Aliás, ao longo desta estrada é também possível encontrar o Poço da Broca de Barriosa, talvez o mais famoso de todos os poços.
5. Poço do Lagar
O Poço do Lagar é uma pequena lagoa situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. São as águas límpidas e cristalinas da ribeira de Alvoco, um afluente do rio Alva, que o alimentam. A zona possui uma pequena praia fluvial que atrai muitos visitantes das redondezas durante os meses quentes de Verão.
6. Poço da Broca de Barriosa
Aqui se encontra uma cascata muito conhecida, mas a praia fluvial merece também uma visita. O conjunto está situado na Ribeira de Alvôco, na Aldeia de Barriosa, em Vide, Serra da Estrela. O local é rico em biodiversidade, podendo encontrar aqui lontras, guarda-rios, garças e melros-peixeiros. O Poço da Broca situa-se no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela.