Num tempo em que o stress toma cada vez mais conta das nossas vidas, procurar um refúgio num local onde impera a paz e o sossego é uma solução para recarregar as baterias e relaxar um pouco, seja numas férias, seja numa escapadinha de fim de semana.
E pode encontrar isso nas aldeias típicas da Serra da Estrela, com as suas casas de pedra e ruelas estreitas e sinuosas, todas elas perfeitamente enquadradas na paisagem que as rodeia.
A tudo isso, alia-se uma gastronomia de excelência, que pode provar nos restaurantes da região. Portanto, se está a planear uma visita, deixamos-lhe 6 aldeias típicas a descobrir na Serra da Estrela.
1. Linhares da Beira
Esta aldeia medieval foi fundada no século XII e apresenta ainda hoje um património arquitetónico muito rico, no qual podemos destacar o castelo com vista para o Mondego. Não deixe de percorrer as suas ruas íngremes e de apreciar as bem conservadas casas de pedra.
Todo o conjunto urbano de Linhares da Beira é muito harmonioso e cheio de encanto, com as casas simples de granito a conviverem com solares com sinais de nobreza antiga. Na Igreja Matriz, pode encontrar 3 valiosas tábuas, atribuídas ao grande mestre português Grão Vasco.
2. Alvoco da Serra
É a aldeia da serra que está topograficamente mais próxima da Torre, encontrando-se a 700 metros de altitude. A povoação de Alvoco da Serra integra a rede de Aldeias de Montanha e encontra-se num rico enquadramento natural e paisagístico, existindo diversos percursos pedestres nas suas proximidades.
Para além dos vestígios da presença romana, não podemos deixar de destacar a capela medieval de São Pedro, a Casa do Barão e a Casa-Museu. Não deixe de percorrer as ruas estreitas e de se deslumbrar com as magníficas casas em granito.
3. Vide
Esta é uma aldeia especial, porque faz a transição entre a Serra da Estrela e a Serra do Açor, mundos diferentes que se refletem nesta pequena aldeia, onde as ruas e casas de xisto andam lado a lado com a dureza do granito. Antigamente, toda a aldeia era construída inteiramente em xisto.
No entanto, com a emigração dos anos 50 do século XX, a população de Vide conseguiu reunir mais recursos e começou a pintar as suas casas de branco. Apesar disso, nos últimos anos, diversas casas foram recuperadas por forma a manter a sua traça original em xisto.
4. Cabeça
A melhor forma de descobrir esta aldeia é percorrendo as suas ruelas e becos, parando em cada esquina para apreciar todos os detalhes. Irá encontrar facilmente a sua Igreja Matriz e um forno comunitário, locais de destaque de Cabeça.
Caso goste de caminhadas, pode conhecer melhor a região seguindo 2 percursos pedestres, distintos, mas maravilhoso: a Rota dos Socalcos (percurso circular com 3 km de extensão) e a Rota da Ribeira de Loriga (com 16 km e que liga Loriga a Vide, passando por algumas das mais belas paisagens da Serra da Estrela).
5. Folgosinho
Esta é não só uma das mais bonitas aldeias da Serra da Estrela, como é também uma das mais carismáticas e pitorescas. A juntar a isto, o local encontra-se repleto de património e lendas, que vão desde Viriato a Afonso Henriques.
Os séculos de isolamento a que a localidade de Folgosinho esteve sujeita acabaram por moldar tanto a aldeia como a sua população, e hoje, apesar de já aqui ter chegado a modernidade, ainda se podem ver, por vezes, os rebanhos a ir para o pasto ou as mulheres a irem buscar água às fontes da aldeia.
6. Videmonte
Esta pequena aldeia é um recanto quase secreto da serra, mas é um local muito acolhedor e que reflete a tradição. Apesar de ter menos de 1000 habitantes, é uma aldeia repleta de energia e que tem muito para visitar.
Uma das melhores épocas para conhecer Videmonte é durante o Festival Pão Nosso, que se realiza todos os anos. Nesta altura, pode descobrir mais sobre esta pequena aldeia e conhecer as suas tradições, hábitos e costumes, até porque no festival são comuns o teatro, a música e diversas mostras etnográficas.