A Serra da Lousã é um local deslumbrante, rico em socalcos, montanhas e ribeiros que parecem quase saídos de um conto de fadas. Aqui poderá encontrar diversas aldeias de xisto, pedaços de um Portugal profundo parados no tempo, que têm sido recuperadas a um bom ritmo nos últimos anos, e que têm recebido cada vez mais visitantes graças às suas particularidades e autenticidade.
As aldeias de xisto ganharam uma nova vida com a chegada, primeiro, de compradores estrangeiros em busca de um local sossegado e onde pudessem viver em contato com a natureza. Seguiram-se os portugueses, que também compraram e renovaram algumas casas. E com os novos moradores vieram outros motivos de interesse: criaram-se trilhos e percursos pedestres, dinamizaram-se eventos culturais e as praias fluviais voltaram a ter gente nos dias quentes do Verão.
Por tudo isto e muito mais, estas pequenas localidades merecem uma visita de vários dias para que as possa descobrir com calma e vivenciar algumas das tradições seculares que ainda são praticadas nestes becos e ruelas. Caso queira começar a planear a sua visita, deixamos-lhe seis aldeias de xisto a não perder na Serra da Lousã.
1. Talasnal
É das aldeias de xisto mais conhecidas, muito graças à disposição das casas e aos projetos de recuperação que lhe trouxeram uma nova vida. Não podemos deixar de destacar detalhes como a fonte, o tanque e as videiras que decoram as casas.
Na floresta que circunda a aldeia, poderá encontrar javalis, corços, veados e muitas outras espécies. Perto da localidade, encontra também outras aldeias de xisto a explorar.
2. Cerdeira
Esta aldeia, anteriormente abandonada, soube-se reinventar de uma forma brilhante, e é hoje um centro dedicado às artes, com algumas das suas casas a terem sido recuperadas para o turismo rural.
O cenário é perfeitamente encantador, com uma pequena ponte a dar acesso à povoação, e com as ruas de ardósia a serpentear por volta das casas, construídas na encosta. Cerdeira é também um bom ponto de partida para explorar as restantes aldeias.
3. Candal
Esta localidade encontra-se aninhada numa encosta, nas margens da ribeira de São João, e é uma das mais visitadas da região, por se encontrar muito bem servida de acessos, junto à estrada que liga Lousã a Castanheira de Pera.
No Candal, poderá encontrar atrações como o chafariz, o lagar de azeite, os moinhos de água, a represa, a antiga escola primária e um miradouro com uma vista incrível sobre a região envolvente.
4. Gondramaz
Embora tenha apenas 7 habitantes permanentes, esta aldeia tem atraído cada vez mais visitantes, até porque foi inteiramente renovada de modo a respeitar as construções originais, mantendo o seu encanto muito particular.
A localidade tem uma rua principal, a partir da qual nascem diversas ruelas estreitas que escondem detalhes encantadores. Nas redondezas, encontrará diversos percursos pedestres que pode percorrer.
5. Pena
É das aldeias de xisto mais isoladas da Serra da Lousã, mas é também uma das que se encontra mais bem preservadas.
Devido ao seu isolamento, recebe ainda poucos visitantes, até porque não é muito fácil chegar aqui, com a aldeia a encontrar-se rodeada de encostas altas e de vegetação densa. Mesmo assim, recomendamos a visita, porque as suas casas foram recuperadas com muito bom gosto e as suas ruas são muito convidativas.
6. Casal de São Simão
Nesta pequena aldeia poderá encontrar uma única rua, uma encantadora fonte e um caminho, que o levará até às Fragas de São Simão, onde pode dar um mergulho nos dias mais quentes.
Nos últimos anos, esta aldeia ganhou uma nova vida, com algumas das casas de xisto a serem recuperadas de forma a manter a sua traça original. Na localidade encontra também um restaurante, onde pode apreciar pratos típicos da zona, e uma pequena loja.