Quando neva em Portugal, um dos locais onde ela se faz sentir com mais intensidade é em Trás-os-Montes, até porque é neste território que se encontram algumas das montanhas mais altas do território continental português. Alguns dos locais mais afetados pela queda de neve são as serras de Montesinho, do Alvão e do Marão, sem esquecer a Serra do Larouco e a parte transmontana do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
É uma ótima oportunidade de levar os mais pequenos a ver a neve e a apreciar toda a beleza da paisagem. Com um pouco de sorte, pode encontrar um local onde seja possível improvisar uma espécie de estância de ski e aproveitar toda a diversão que a neve proporciona. Mas claro, não se esqueça de se agasalhar, de tomar as devidas precauções de segurança e de respeitar os conselhos das autoridades.
Apesar de poder cair neve em qualquer mês de inverno, é nos meses de dezembro e janeiro que é mais provável isso acontecer, nevando a partir dos 1000 metros de altitude. Se está à procura de locais para apreciar a neve, deixamos-lhe as nossas sugestões em Trás-os-Montes.
1. Pitões das Júnias
Pitões das Júnias é a segunda aldeia mais alta de Portugal, encontrando-se a cerca de 1200 metros de altitude. Situa-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês e pertence ao concelho de Montalegre, sendo a porta de entrada no Gerês transmontano.
Por aqui vai encontrar um Gerês diferente daquilo a que está habituado, com as suas peculiares e antigas tradições e o seu modo de vida ainda muito ligado à terra. É frequente ver a aldeia pintada de branco durante os meses de Inverno, quando a neve cai com intensidade.
2. Bragança
Situada no extremo nordeste de Portugal, Bragança tem nevões bastante frequentes, cobrindo a sua paisagem de branco. Esta histórica e antiga cidade conseguiu manter as suas tradições e costumes ao longo dos séculos, maioritariamente pelas dificuldades de acesso.
Caso venha visitar esta linda cidade durante os períodos de neve, não deixe de apreciar a paisagem coberta de branco a partir do topo da Torre de Menagem do seu castelo.
3. Montesinho
Esta típica aldeia transmontana encontra-se na Serra com o mesmo nome, a cerca de 1000 metros de altitude. Para além de poder ver neve, poderá também ver espécies como o lobo-ibérico, o veado ou a corça, embora seja mais fácil ver neve que estes animais.
Além disso, em Montesinho poderá encontrar o Núcleo Interpretativo e Museu, onde poderá aprender mais sobre a Serra e sobre os modos de vida tradicionais desta localidade.
4. Montalegre
Esta simpática vila encontra-se inserida na região das Terras Altas de Barroso, que inclui locais como as serras do Larouco, do Gerês e do Barroso. Uma parte deste concelho encontra-se inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Os nevões são bastante frequentes em todo o concelho, pelo que qualquer uma das suas freguesias é perfeita para apreciar uma paisagem intocada e pintada de branco no inverno.
5. Serra do Alvão
Bem perto de Vila Real, pode encontrar o Parque Natural do Alvão, que deslumbra os visitantes durante todo o ano, graças à sua beleza. O seu principal curso de água é o rio Olo, moldando a paisagem por entre cascatas e lagoas.
Durante o inverno, a neve costuma aqui cair acima dos 1000 metros de altitude. Um bom local para a observar é na típica aldeia de Lamas de Olo, que se encontra bem no topo da Serra.
6. Serra do Marão
O seu ponto mais alto tem 1400 metros de altitude, sendo que a neve aqui cai várias vezes durante o inverno. As paisagens desta serra são, por si só, deslumbrantes, seja qual for a estação do ano, mas quando tudo fica pintado de branco, o cenário torna-se mágico.
Uma das melhores formas de observar a neve nesta serra é fazendo um desvio pela N101, até chegar ao incrível miradouro de Nossa Senhora do Marão.