As nossas casas têm-se tornado, cada vez mais, um espaço polivalente, onde descansamos, trabalhamos, fazemos exercício e desfrutamos da vida junto de quem amamos. E, para conseguir fazer tudo isto sem perder o toque acolhedor do seu lar, torna-se necessário algum equilíbrio nos espaços, que pode ser dado por uma decoração zen.
Afinal, este estilo de decoração é conhecido por promover o bem-estar e o equilíbrio. Portanto, deixamos-lhe algumas dicas para trazer o zen para sua casa.
1. Vantagens da decoração zen
Ao modificarmos um móvel ou a cor de uma parede, conseguimos deixar um espaço mais relaxante, promovendo a harmonia e a calma. Até existe um nome específico para esta relação entre o nosso ambiente e o que sentimos: a neuro-arquitetura, que estuda de que forma o ambiente físico impacta a nossa saúde e bem-estar.
Uma decoração zen tem em consideração essa ligação entre o design de interiores e a saúde mental, promovendo um equilíbrio entre estes fatores, de modo a deixar a nossa vida mais feliz e harmoniosa. Além disso, uma decoração zen traz grande beleza visual a um espaço, o que é sempre uma vantagem!
2. Cores de parede que melhoram o humor
Quando se pensa nas cores das paredes, há muito a considerar. E o ponto principal a ter em conta é que as cores interferem muito com o nosso humor. Assim, uma parede em azul ou verde suaves pode ajudar a acalmar o stress e a ansiedade, enquanto os tons de laranja e amarelo são perfeitos para lhe transmitir mais energia e felicidade.
Estas cores devem ser aplicadas com cuidado, para que não se canse delas e para manter um equilíbrio na decoração, pelo que escolher uma parede de destaque e pintá-la de uma cor diferente pode ser a forma perfeita de trazer mais zen à casa.
3. Plantas nunca são demais
As plantas ajudam a transmitir uma sensação de alegria, sendo essenciais em qualquer lar. Afinal, um toque de natureza fica bem em qualquer divisão, existindo espécies adaptadas a qualquer local, desde a sala de estar à cozinha e à casa de banho.
Uma planta ajuda igualmente a purificar o ar, removendo toxinas desagradáveis das nossas casas. Além disso, os vasos são também um toque decorativo muito interessante.
4. Recorra a padrões geométricos suaves
As formas têm um impacto direto na maneira como absorvemos a informação, sendo que os padrões podem acalmar-nos, estimular-nos ou intrigar-nos. Portanto, para conseguir um espaço tranquilo e harmonioso, aposte em padrões geométricos suaves, em locais como papéis de parede, quadros ou tapetes.
Procure que as cores dos padrões estejam de acordo com as cores que escolheu para decorar o ambiente, para resultados mais eficazes.
5. Escolha móveis claros e lisos
Da mesma forma que os padrões geométricos nos fazem sentir em harmonia, também o uso de móveis claros e lisos nos pode ajudar a tranquilizar.
Assim, se acha que uma certa divisão da sua casa está demasiado escura e sem vida, pode optar por pintar um dos móveis de branco, para trazer mais luminosidade ao espaço e conseguir assim uma divisão mais harmoniosa e até mesmo mais elegante e intemporal.
6. Objetos simples e coloridos
Se procura ter uma decoração zen de forma fácil, escolher objetos que sejam simples, mas com cor é uma excelente aposta. Use jarros em vidro colorido, velas com diferentes tamanhos, ou vasos com diferentes formas.
E, se não quiser investir em novos objetos de decoração para a sua casa, pode sempre aproveitar alguns que já tenha e dar-lhes uma nova vida, recorrendo a materiais como tintas ou apliques.